Kinect

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kinect
Kinect logo
Sensor de Movimento "Kinect"
Sensor de movimento "Kinect" (Xbox 360)
compatível com: Xbox 360, Xbox One
Geração Sétima geração, Oitava geração
Data de lançamento
Plataforma Xbox 360, Xbox One
Conectividade USB 2.0 (Universal Serial Bus#USB-A) Para todos os modelos
Resolução 640×480 pixels @ 30 Hz (Câmara RGB)
320×240 pixels @ 30 Hz (Câmara de profundidade)
Antecessor Xbox Live Vision

O Kinect (anteriormente chamado de "Project Natal") é um sensor de movimentos desenvolvido para o Xbox 360 e Xbox One, junto com a empresa Prime Sense. O Kinect criou uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo e Move, da Sony.

Nome de código[editar | editar código-fonte]

O nome "Natal" faz referência a cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte. "Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.[5] [6]

Sensor[editar | editar código-fonte]

O sensor do Kinect tem cerca de 23 cm de comprimento. Ele têm 5 recursos principais:

  • 1º - Câmera RGB (Red, Green, Blue) que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que está em frente do console.
  • 2º - Sensor de profundidade (Infra Vermelho), que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões.
  • 3º - Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas, consegue diferenciar os ruídos externos. Dessa forma, barulhos ao fundo não atrapalham o andamento do Kinect. O microfone também é capaz de detectar várias pessoas diferentes em uma sala (só não se sabe se a precisão é perfeita, já que é comum, por exemplo, irmãos com vozes parecidas).
  • 4º - Próprio processador e software.
  • 5º - Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo, ou seja, possui uma precisão sem precedentes.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro. Ao chegar ao Brasil, o Kinect ainda não tinha reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz) em português, "ele terá de ser atualizado com o tempo", diz a Microsoft Brasil, porém com as atualizações automáticas mais recentes o dispositivo já consegue receber comandos de voz. Veja o vídeo mais recente do Kinect, no E3 clicando aqui.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Um dos primeiros jogos a serem lançados foi o Kinect Adventures que vem junto com o Kinect, e também existem outros com Kinectmals, Dance Central, Sonic Free Riders, Kinect Sports, Kinect Joy Ride, Etc. O Jogo Harry Potter E as Relíquias Da Morte e UFC Undisputed também podem ser jogados utilizando o Kinect.

Xbox One[editar | editar código-fonte]

Aspecto[editar | editar código-fonte]

Também foi anunciado o novo Kinect. Seu aspecto é semelhante ao Kinect do Xbox 360, mas com algumas modificações. Seu formato ficou um pouco mais quadrado.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A tecnologia apresentada no primeiro Kinect recebeu uma grandiosa evolução em todos os sentidos. O detector de movimentos ficou muito mais preciso, identificando facilmente gestos sutis como mover os dedos, girar o pulso ou mesmo suas expressões faciais e até identificar seu batimento cardíaco. É possível até identificar a força empregada em um movimento, como um soco. Seu campo de visão é 60% maior e permite que ele funcione tanto em ambientes mais abertos como mais fechados, exigindo menos distância da câmera que o Kinect original. Essa nova versão pode captar e interpretar os movimentos de até seis pessoas ao mesmo tempo, mesmo com baixa iluminação. O Xbox One será lançado com uma versão atualizada do sensor do Kinect, o novo Kinect usará uma qualidade de 1080p. O novo Kinect tem maior precisão sobre o seu antecessor. O microfone do Kinect permanecerá ativo em todos os momentos para que ele possa receber comandos de voz do usuário, quando necessário, mesmo se o console estiver ausente (para que possa ser acordado de volta com um comando). [7] [8] Os usuários ainda podem fazer as funções do Kinect igual como fazia no seu antecessor, porém, pode-se controla-lo apenas com a voz.

O Kinect virá junto com o Xbox One. Mas poderá ser comprado separadamente[9] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Microsoft to launch xbox kinect console in November (em inglês). The Economic Times (16 de agosto de 2010). Página visitada em 21 de fevereiro de 2012.
  2. Chen, Jason (14 de junho de 2010). Microsoft Xbox 360 Kinect Launches November 4 (em inglês). Gizmodo. Página visitada em 21 de fevereiro de 2012.
  3. Petró, Gustavo (4 de novembro de 2010). Conheça os bastidores do lançamento do Kinect no Brasil (em português). G1. Página visitada em 21 de fevereiro de 2012.
  4. Whitworth, Dan (17 de agosto de 2010). Kinect gets UK release date (em inglês). BBC. Página visitada em 21 de fevereiro de 2012.
  5. Tribuna do Norte - Tecnologia Comentada -. blog.tribunadonorte.com.br. Página visitada em 08 de Março de 2011.
  6. E3 2009 : Microsoft at E3 Several Metric Tons of Press Releaseapalloza. seattlepi.com. Página visitada em 08 de Março de 2011.
  7. Microsoft's new Kinect is official: larger field of view, HD camera, wake with voice
  8. Dave Tach. "Kinect is always listening on Xbox One, but privacy is a 'top priority' for Microsoft", Polygon, 2013-05-21. Página visitada em 2013-05-22.
  9. [http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/05/xbox-one-tire-duvidas-sobre-graficos-bloqueio-de-jogos-hardware-e-mais-nx.html 21/05/2013 17h30 - Atualizado em 21/05/2013 18h34 Xbox One: tire dúvidas sobre gráficos, bloqueio de jogos, hardware e mais]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]