Alex Kipman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alex Kipman (Curitiba, de 1979), é um cientista brasileiro, principal criador das tecnologias Kinect e Hololens, para a Microsoft. Fã de vídeo games desde que tinha cinco anos de idade, quando ganhou seu primeiro Atari 2600, começou a programar aos dez. Kipman conta que sua ideia para o Kinect veio lhe totalmente ao acaso, de forma intuitiva. Kipman conta que certa vez, estando ele na chácara de uma tia, nos arredores de sua cidade natal Curitiba, acordou com uma sensação de como seria não depender de nenhum tipo de dispositivo eletrônico, tais como fios, botões ou controles remotos.

Segundo Kipman, as pessoas se tornaram escravas de qualquer tipo de tecnologia que envolva botões e controles.[1] Já morou em Roma e Miami, antes de se mudar para Nova York em 1996, onde se formou em Engenharia de Softwares pela Rochester Institute of Technology.[2] Desde 2002 na Microsoft, ele já trabalhou na área do Windows e atualmente é o diretor geral de incubação do Xbox. É filho do embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman[3] e da professora de biologia Roseana Aben-Athar Kipman.

De acordo com a Revista Época de 11 de dezembro de 2010, Alex Kipman esteve entre os cem brasileiros que mais influenciaram o país naquele ano.[4]

Em junho de 2022, sites americanos de notícias publicaram que Kipman foi desligado da MIcrosoft após relato de assédio e interagir com conteúdos pornográficos no ambiente de trabalho.

Referências

Ligações externas[1][editar | editar código-fonte]

Passo à frente - Matéria de O Estado de S. Paulo sobre Alex Kipman

  1. «HoloLens lead Alex Kipman leaves Microsoft following allegations of misconduct». Shacknews (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2022