Wii Remote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wii Remote
Wiiリモコン Uī Rimokon
O controle
Fabricante Nintendo
Tipo Gamepad
Geração
Disponível em varejo 19 de novembro de 2006
Energia 2 pilhas AA
Capacidade de armazenamento 16 KiB EEPROM chip (16.3 kilobytes)
Som 1 alto-falante
Entrada
Conectividade Bluetooth, 400kHz I²C (conector de acessório)

O Wii Remote, apelidado também de Wiimote, é o controle principal do Console (consola pt-PT) da Nintendo, o Wii. Outrora chamado apenas como "freehand", o Wii Remote é o coração do Wii; reside nele, todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle (semelhante ao de uma TV) que capta os movimentos do comando quando o jogador o move, através de três acelerômetros embutidos e de um sensor de infra-vermelhos, funcionando como uma espécie de mouse aéreo. Além disso, ele tem um sistema de vibração e um pequeno alto-falante que emite sons mais simples e próximos, como o bater da espada, o som de um tiro ou até raquetes de tênis e é alimentado através de duas pilhas comuns AA.

Visão frontal e traseira do Wii Remote

O comando possui na parte de baixo uma porta de expansão para que sejam ligados alguns periféricos, que incluem o já conhecido Nunchuk e o novo Wii Motion Plus.

Para que o jogador não tenha que ir até o console mudar de jogador (player 1, player 2, player 3 ou player 4), existe também a opção de mudá-lo pelo menu acessado pelo próprio controle. Alguns jogos, como Excite Truck, podem precisar que o controle seja usado horizontalmente.

O Wii Remote tem uma notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de consoles. O conceito já abordado, de revolução no modo de se jogar, pode ser um factor decisivo na briga da nova geração.

Expansões de controles[editar | editar código-fonte]

O Wii Remote também apresenta uma entrada expansível no fundo que permite que várias junções funcionais de adição. A expansabilidade é similar com a entrada do controle do Nintendo 64.

O Nunchunk, que pode ser plugado ao Wii Remote.

Nunchuk[editar | editar código-fonte]

Desenhado para caber perfeitamente na mão do jogador, o Nunchuk é conectado para uma expansão ao Wii Remote e pode ser usado juntamente a ele em alguns certos jogos, como o de boxe, onde as luvas do jogo, são os dois controles ligados um ao outro.

O Nunchuk possui a mesma tecnologia de sensor de movimento, mas inclui também um controle analógico (como o do Nintendo 64 e Nintendo GameCube), e mais dois botões adicionais para auxiliar na execução do movimento da personagem. Em diversos jogos, os jogadores podem usar o controle analógico do Nunchuk para mover suas personagens e o Wii Remote para executar uma ação específica, como por exemplo, se está fazendo um passe no futebol americano ou mirando uma arma para dar o tiro. Junto com o controle analógico, o Nunchuk também contém dois botões posicionados para um fácil acesso na mão do jogador.

Uma vez que o Wii Remote e o Nunchuk são relativamente dependentes um do outro, o jogador está livre para segurá-los na mão que lhe for mais conveniente e apropriada. A natureza ambidestra dos controles do Wii garantem a acessibilidade que raramente é vista em controles de outros modelos.

Wii MotionPlus[editar | editar código-fonte]

Controle com o Motion Plus acoplado embaixo.

Durante a E3 de 2008 foi revelado pela Nintendo o Wii MotionPlus, um acessório que pode ser plugado na parte inferior do Wii Remote, Com o uso deste acessório, os movimentos passam a acontecer em tempo real (1:1), além de uma precisão maior (por exemplo, no jogo Wii Sports Resort há um jogo que você pode dirigir um jet ski como se o acelerasse e freasse "torcendo" o wii remote e o nunchuk. Possui uma saída para conectar os acessorios que seriam ligados diretamente no Wii Remote, como o Nunchuk.', O jogador tem o uso de um giroscópio, além dos acelerômetros já existentes, permitindo assim que jogos tenham movimentos 1:1 (reprodução fiel dos movimentos do jogador na tela ao invés de apenas responder a um certo número de comandos pré-definidos anteriormente). Os jogos que estão confirmados que farão uso deste acessório por enquanto são o Wii Sports Resort, Red Steel 2, The Legend of Zelda: Skyward Sword Grand Slam Tennis e Virtua Tennis 2009. Racquet Sports. The Conduit também usaria o Wii Motion Plus, porém Eric Nofsinger, executivo-chefe de criação da High Voltage Software, confirmou a não utilização do acessório. Foi também recentemente lançado o Wii Remote Plus, que é o Wii Remote já com o Wii Motion Plus incorporado. Apesa disso o tamanho e peso continuam practicamente iguais.

Controle clássico[editar | editar código-fonte]

O controle clássico conectado ao Wii Remote

Durante a E3 2006, Nintendo introduziu o Controle Clássico (modelo número RVL-005), que pluga ao Wii Remote via uma corda em um estilo similar ao do Nunchuk.[1] Ele contém dois direcionais analógicos e dois botões extras no ombro: o botão ZL e os botões ZR, usados para replicar o botão Z encontrado no controle do Nintendo GameCube. A configuração toda é similar ao outros controles dos consoles maiores da sétima geração.

Wii Zapper[editar | editar código-fonte]

Protótipo da Wii Zapper
Wii Zapper com Wii Remote e Nunchuk

Batizada com o mesmo nome da pistola do NES, é uma pistola na qual se encaixa o Wii Remote e o Nunchuk. O protótipo tinha design próximo de uma espingarda, e o final lembra a metralhadora Thompson e o rifle Steyr AUG. Shigeru Miyamoto sugeriu a fabricação do acessório após ver a equipe de The Legend of Zelda: Twilight Princess construir uma "pistola" caseira unindo o Wiimote e o Nunchuk usando arames e elásticos.

Foi lançada em 2007, no Japão junto com Ghost Squad, e nas outras regiões com Link's Crossbow Training, inspirado na série Zelda. Jogos com suporte para o Zapper incluem Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Medal of Honor: Heroes 2, The House of the Dead 2 & 3 Return, Call of Duty: World at War, Wild West Guns e Quantum of Solace.

Wii Wheel[editar | editar código-fonte]

Wii Wheel, frente e verso.

Acessório em forma de volante no qual se encaixa o Wii Remote, é usado em jogos de corrida. No Wii Wheel, o botão B foi redesenhado para ser maior e mais fácil de usar. Acompanha Mario Kart Wii, mas pode ser adquirida separadamente. No Iwata Asks, foi mostrado o Wii Wheel nas cores dourada (só no Japão, no Club Nintendo, e foi feito especialmente por causa do Wii Wheel dourado que aparece na frente do seu nome no Mario Kart Wii quando você é bom em usar o acessório) e preta (provavelmente por causa do lançamento do Wii na cor preta no Japão).

Referências

  1. Wiiの概要 コントローラ (em japanese). Nintendo. Página visitada em 2006-05-09.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wii Remote

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.