Wii MotionPlus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wii Motion Plus anexado ao Wii Remote com a capa protetora Wii Remote Jacket.

O Wii Motion Plus (em japonês, Wiiモーションプラス) é um acessório adicional do controle Wii Remote do console Nintendo Wii. Este periférico, ao ser plugado na parte inferior do controle, aumenta a precisão dos movimentos e melhora a jogabilidade do game, além dos acelerômetros já existentes, permitindo assim que jogos tenham movimentos 1:1 (reprodução fiel dos movimentos do jogador na tela ao invés de apenas responder a um certo número de comandos pré-definidos anteriormente). Pode ser utilizado simultaneamente com outros acessórios, como Nunchuk e Classic Controller, através de um conector de expansões. O Wii Motion Plus é compatível com alguns jogos do Nintendo Wii, sendo o principal deles o Wii Sports Resort.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Wii Motion Plus foi revelado ao público pela Nintendo durante a E3 de 2008. Mas o acessório só viria a ser lançado em junho de 2009.

Em novembro de 2010 no Japão a empresa prometeu lançar uma nova versão do Wiimote com o acessório Wii MotionPlus já embutida (sem data prevista para lançamento americano). O Wiimote manterá seu tamanho original.

Tecnologia e Recursos[editar | editar código-fonte]

O dispositivo incorpora um duplo eixo giroscópio diapasão, e um eixo único giroscópio que pode determinar o movimento de rotação. A informação capturada pelo sensor de velocidade angular pode ser usado para distinguir o movimento linear verdadeiro a partir das leituras do acelerômetro. Isso permite a captura de movimentos mais complexos do que seria possível com o Wii Remote sozinho.

O Wii MotionPlus possui uma passagem de conector para Extensão Externa, permitindo que outras expansões, como o Nunchuk ou Classic Controller sejam usados simultaneamente com o dispositivo. Cada Wii MotionPlus inclui uma versão mais longa do Wii Remote Jacket para acomodar o comprimento acrescentado.

O dispositivo é utilizado apenas por jogos que foram desenvolvidos especificamente para usar sua funcionalidade. Pode permanecer ligado ao Controle Wiimote em jogos que o não suportam sem causar nenhum problema, mas não vai melhorar a jogabilidade. O dispositivo deve ser retirado para se utilizar de outros periféricos, como o Wii Wheel, Wii Zapper ou a guitarra do jogo Guitar Hero.

Wii Remote Plus[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2010, circulavam rumores de um Wii Remote com Wii MotionPlus interno, após vazarem fotos da arte da caixa do jogo intitulado FlingSmash. A empresa japonesa negou qualquer comentário no início, mas depois anunciou o dispositivo em 29 de setembro de 2010 (juntamente com o preço e detalhes de data da Nintendo 3DS) foram confirmadas que se tratava sim de Wii Remote com MotionPlus embutido, que permite aos jogadores usar periféricos como o Wii Zapper ou Wii Wheel sem ter que remover o Wii MotionPlus do Wii Remote. A Nintendo anunciou mais tarde que o controle remoto seria lançado na Austrália em 28 de outubro, antes das outras regiões importantes, e estará disponível em branco, preto, azul e rosa. Foi lançado na Europa em 05 de novembro de 2010 e uma semana depois no Japão em 11 de novembro. Também foi lançado na América do Norte em 7 de novembro como um item separado, e também como parte de um pacote na compra de um console Wii.

Wii Remote Plus Vermelho e Wii Motion Plus acoplado ao Wii Remote Convencional

Títulos que suportam o acessório[editar | editar código-fonte]