Controlador de jogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Controlador de jogo é um dispositivo de entrada usado para controlar um videogame. Um controlador é normalmente conectado a um arcade, console de videogame ou computador pessoal e pode ser um teclado, mouse/rato, gamepad, joystick, paddle ou qualquer dispositivo projetado para jogos que pode receber comandos. Alguns dispositivos especiais como volantes ou pistolas podem ser usados em jogos de corrida ou tiro. Alguns dispositivos como os teclados e mouses/ratos são na verdade dispositivos de entrada genéricos e seu uso não se restringe a jogos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Gamepad[editar | editar código-fonte]

Um gamepad, também conhecido como joypad, é um tipo de controlador de jogo para videogames segurado com as duas mãos, normalmente utilizando os dois polegares para acionar os botões. Geralmente possuem um conjunto de botões de ação acionados com a mão direita (normalmente o polegar) e um direcional comandado pelo polegar esquerdo.

O gamepad é o periférico de entrada mais comum nos consoles de videogame modernos, sendo fornecidos com os aparelhos. Além dos consoles, estão disponíveis também para PCs, apesar da maior popularidade da combinação de mouse e teclado entre os jogos para computadores.

Paddle[editar | editar código-fonte]

Paddle é um controlador que possui uma roda e um ou mais botões de ação. A roda é usada normalmente para controlar o movimento do jogador ou um objeto em um eixo da tela. Paddles foram os primeiros controladores analógicos; mas caíram em desuso quando os jogos passaram a se diversificar do estilo de Pong.

Trackball[editar | editar código-fonte]

Um trackball é basicamente um mouse de cabeça para baixo que é manipulado com a palma da mão ou a ponta dos dedos. Tem a vantagem de não precisar de muito espaço em mesa e possui uma velocidade de controle proporcional à capacidade de rolar a bola, sem se preocupar com espaço.

Um joystick estilizado

Joystick[editar | editar código-fonte]

Joyticks têm duas formas básicas, normalmente de acordo com o seu uso. Podem adotar o formato original de manche, como nos aviões, com respostas analógicas, acrescentando funções de controle de visão (POV), aceleração e outros recursos voltados para o uso com simuladores de voo. Pode ainda ser um direcional simples para quatro ou oito direções com um stick simples como os usados em arcades de luta.

Volante[editar | editar código-fonte]

Um volante ou direção é usado para simuladores de corrida como Gran Turismo, Forza Motorsport, e Live for Speed (não confundir com a série Need for Speed, que tem apenas alguns jogos com suporte a esse tipo de controlador, e somente as versões para PC/Windows[1] [carece de fontes?]). Muitos possuem um motor que simula as forças contrárias e de resposta ao movimento (force feedback), mas nem sempre o efeito é real. Algumas indústrias oferecem modelos com um conjunto de pedais para controlar a aceleração, freio e eventualmente embreagem, e para estes modelos uma alavanca de câmbio. Finalmente, para os últimos, junto com a alavanca, alguns já trazem as "borboletas" de mudança de marchas atrás do volante.

Teclado e rato/mouse[editar | editar código-fonte]

Teclados e mouses (ratos, em Portugal) são dispositivos tradicionais em computadores pessoais e são ainda os principais meios de controle para os jogos nessa plataforma, sendo que alguns consoles de videogame aceitam com teclados e mouses (como o Super NES Mouse para Super Nintendo) - geralmente pela porta USB. O teclado para computador possui a mesma disposição de teclas de uma máquina de escrever e foi projetado para a digitação de textos. Um mouse é um dispositivo apontador usado em conjunto com o teclado. Nos jogos, o teclado normalmente controla o movimento da personagem enquanto o mouse é usado para controlar a câmera ou a mira.

O teclado numérico nos computadores também é usado para controlar jogos e pode ser encontrados em outros dispositivos, principalmente os consoles mais antigos, aos quais era conectado através de um joystick, gamepad ou paddle, como nos casos do Intellivision e Atari Jaguar.

Controlador musical[editar | editar código-fonte]

Guitarra usada em Guitar Hero 3.

Controlador que simula um instrumento musical como guitarra elétrica (Guitar Hero, Rock Band), instrumentos de percussão (bateria em DrumMania, bongos em Donkey Konga, maracas em Samba de Amigo), toca-disco (DJ Hero) e microfones para canto (SingStar, Lips).

Pistola[editar | editar código-fonte]

Pistolas eletrônicas sem munição, feitas exclusivamente para jogos eletrônicos. Normalmente ligadas por cabo ao console ou arcade, têm ótima precisão e capacidade de resposta (Time Crisis 4, The House of the Dead).

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Controlador de jogo


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.