Gamepad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um gamepad estilizado

Gamepad (também conhecido como joypad ou control pad) é um tipo de controlador de jogo para videogames segurado com as duas mãos, normalmente utilizando os dois polegares para acionar os botões.

Características[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente o gamepad possui do lado esquerdo um direcional (também conhecido como D-pad) com quatro direções possíveis, e em gamepads mais modernos uma alavanca analógica que pode ou não substituí-lo nos jogos. O direcional analógico era comum nos consoles das primeiras gerações, mas foi substituído pelo direcional digital após o sucesso do Famicom, voltando a se tornar popular apenas com a chegada da geração dos consoles Nintendo 64, PlayStation e Sega Saturn e o advento dos jogos em três dimensões.

Do lado direito se localizam os botões de comando, dispostos em um formato de paralelogramo.

Com o passar do tempo e o aumento na complexidade dos jogos, tornou-se comum acrescentar ao gamepad padrão botões superiores (shoulder buttons), gatilhos (triggers), botões centrais como start e select e um motor interno para force feedback.

O gamepad é o periférico de entrada mais comum nos consoles de videogame modernos, sendo fornecido com os aparelhos. Além dos consoles, está disponível também para PCs, apesar da maior popularidade da combinação de mouse e teclado entre os jogos para computador.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gamepad
Ícone de esboço Este artigo sobre hardware de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.