Bachelor of Arts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bachelor of Arts (abreviado como B.A., BA ou A.B.), do latim Artium Baccalaureus, traduzível como Bacharel de artes ou Bacharelado em artes, designa um grau acadêmico de graduação nos países anglo-saxões e no Espaço Europeu de Educação Superior.

É obtido depois de três anos de estudos na União Europeia, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong ou África do Sul e quatro anos (ou mais) nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido.

Diferenças entre o Bachelor of Science e o Bachelor of Arts[editar | editar código-fonte]

O Bachelor of Arts e o Bachelor of Science são os graus acadêmicos de graduação mais comuns nos Estados Unidos, Canadá e a União Europeia, entre outros. Entretanto, estes não são iguais em todos os países. Enquanto na União Europeia estes só substituíram aos programas anteriores, nos Estados Unidos, por exemplo, têm uma grande tradição.

Nos Estados Unidos, tanto o Bachelor of Arts como o Bachelor of Science requer dos estudantes que tenham uma especialização e uma certa quantidade de assinaturas eletivas. O Bachelor of Arts se caracteriza nesse país por formar pessoas nos campos de letras e belas artes que são as faculdades de artes liberais, enquanto o Bachelor of Science, como o nome diz, se especializa em todas ciências.

Diferenças do uso dos termos acadêmicos entre EUA e o Brasil.

Uma diferença primária no uso dos termos (português) graduado, e (inglês) graduate, e pós-graduado (br) e "postgraduate"(us) é que no Brasil, o graduando estuda o curso superior (o bacharelado), enquanto, nos EUA, o graduate é relativo a quem, no Brasil, faz o curso de pós-graduação. O curso de graduação, nos EUA, chama-se "undergraduate" (trad. livre: sub-graduado, ou "não-graduado"). Por sua vez, o "postgraduate", nos EUA, é o curso equivalente ao pós-mestrado, ou seja, equivalente a um doutorado, ou PhD.

Brasil EUA
Graduando Undergraduate
Pós-graduado/mestrado Graduate/masters ou PhD
Doutorado/PhD Postgraduate/PhD
Pós-Doutorado Postdoctoral/research

O motivo disto é que a palavra (inglês) graduate, traduz-se para "formar-se" (como em "formado"). Como o aluno que entra no curso superior ainda não está formado, ele é um "não-formado", ou undergraduate. Quando o aluno se forma, ele graduate ("se forma"). Durante um curso de Master's Degree (diploma de professor, ou mestre), nos EUA, o aluno é um "graduade" (i.e. ele já é formado num curso superior, mas ainda não tem o diploma de "mestre"). Quando o aluno adquire o diploma de Master's Degree ele fica apto a cursar o Postgraduate. O aluno/a que cursa um PhD, ou um Doctor's Degree, ele/a é um postgraduate student. Hoje em dia, existem cursos de Master's Degree que o aluno faz junto ao PhD (Philosophy Doctor). O aluno cursa dois anos e, em vez de escrever uma tese para o Master's Degree, ele faz mais um ano como assistente de professor enquanto escreve a tese de doutorado. Quando ele se forma, ele recebe o diploma de Master junto com o PhD. Mas nem todas universidades oferecem este tipo de certificado. Muitas universidades, ainda tradicionais, exigem que o aluno curse o Master's Degree antes (dois ou três anos) para depois cursar o PhD.

Reino Unido

Ainda um pouco diferente, no sistema educacional do Reino Unido existem alguns master's degrees (que, em geral, são estudos pós-graduados) que são undergraduate degrees. Estes cursos são, essencialmente, o Master's Degrees "intensificado", e são um ano mais longo do que o curso de bacharelado, combinando três anos de bacharelado com um ano de mestrado.
Finalmente, existe o Postdoctoral que é a pesquisa (research) que o aluno faz no campo acadêmico após o curso de doutorado. Em geral a pesquisa pode durar entre seis meses até cinco anos.

Enfim, muito depende dos regulamentos das universidades que outorgam o título, sendo este mais estrito na União Europeia (com um sistema completamente diferente para outorgar o mesmo título) que nos Estados Unidos.

Apesar de recentes avanços, a adequação formal e oficial de diplomas obtidos por brasileiros/as no estrangeiro no geral é um assunto que continua bastante complexo e ainda envolvendo processos burocráticos demorados.

Ver também[editar | editar código-fonte]