Diploma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um diploma (do grego δίπλωµα diploma) é um documento emitido por uma instituição de ensino, tal como uma universidade ou instituto politécnico, que testemunha que a pessoa a quem é concedido completou com sucesso um determinado curso, ou recebeu um grau académico.

Ele deve ser emitido pela instituição de ensino superior em que o estudante está terminando seu curso ou já o concluiu.

Para ter acesso ao diploma, o aluno deverá estar quase formado – ou seja, estar matriculado nas disciplinas que faltam para a quitação do currículo do curso – ou ter concluído um curso devidamente reconhecido e regularizado pelo MEC. Para terem validade nacional, cursos de pós-graduação stricto sensu (curso de extensão acadêmica) realizados em instituições de ensino superior estrangeiras devem ser registrados por universidades brasileiras que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

O diploma não pode ser cobrado. A exigência do pagamento do diploma pelas faculdades fere diversas leis, como a Resolução 3/89 do Conselho Federal de Educação, a Lei da Mensalidade Escolar (Lei nº 9.870/99) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O diploma não pode ser cobrado nem mesmo dos inadimplentes. O artigo 6° da Lei da Mensalidade Escolar prevê que o estudante não pode ser castigado por ser devedor. A exigência do pagamento também atinge o Código de Defesa do Consumidor porque a cobrança não é esclarecida nos contratos elaborados pelas faculdades e universidades.

Carta de curso do grau de licenciado

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal os diplomas que testemunham a atribuição de um grau académico denominam-se cartas:

  • Carta de curso do grau de licenciado;
  • Carta de curso do grau de mestre;
  • Carta doutoral (para o grau de doutor).

Alemanha[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha o diploma é o mais comum grau acadêmico. Os cursos de graduação que são concluídos com um diploma englobam normalmente as áreas de engenharia, ciências naturais e economia, e algumas especialidades das ciências humanas e ciências sociais.

Fontes e referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.