Mestrado em administração de empresas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Mestrado em Administração de Negócios é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas. Apesar do MBA ser reconhecido como "mestrado" em diversos países, no Brasil e Portugal ele passou a ser enquadrado como "Especialização", ou seja, uma "Pós-graduação Lato Sensu". Quem o obtém, portanto, não recebe o título de Mestre. Quem deu entrada no reconhecimento anterior ao enquadramento garantiu o reconhecimento no Brasil de sua titulação.

Lato e Stricto Sensu[editar | editar código-fonte]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, define a diferença entre as duas modalidades de pós-graduação no Brasil. É no artigo sexto da resolução acima que é definido:

Art. 6º Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução.
§ 1º Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Não é clara a distinção entre o MBA e o Mestrado. Normalmente, encara-se o Mestrado como um curso mais teórico e o MBA como um curso mais prático. O Tratado de Bolonha define claramente que “o ensino deve passar de uma transmissão de conhecimentos para um desenvolvimento de competências”. Esta determinação diz respeito tanto aos MBAs como aos Mestrados e mesmo às Licenciaturas. O papel do Professor deve ser mais o de um Tutor, que coordena trabalhos, do que de um Professor tradicional, preocupado em “dar matéria”. Além disso, o Mestrado pode englobar um Trabalho de Projeto, em vez de uma Dissertação Científica, o que atesta bem a vontade de o transformar num curso aplicado.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Henco, A. International Biotechnology Economics and Policy: Science, Business Planning and Entrepreneurship; Impact on Agricultural Markets and Industry; Opportunities in the Healthcare Sector. 2007. ISBN 978-0755202935.
  • Peixoto, Paulo e Outros Casos do IESF - Estudo de Caso O Método ABP 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.uc.pt/feuc/diplomas/MBA-Exec

http://www.linkedin.com/groups/Clube-MBA-7404390?home=&gid=7404390&trk=anet_ug_hm&goback=%2Egmp_7404390%2Egan_7404390

https://www.facebook.com/CLubeMBAFEUC

https://ensino1314.iesf.pt/

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.