Jeffrey Dean Morgan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jeffrey Dean Morgan
Jeffrey Dean Morgann em 2009 na premiere de Watchmen.
Nascimento 22 de Abril de 1966 (48 anos)
Seattle, Washington
Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Ator
Cônjuge Hilarie Burton (2009-presente)


Jeffrey Dean Morgan (22 de abril de 1966) é um ator estadunidense conhecido por seus papéis nas séries Supernatural, Grey's Anatomy e Weeds e em filmes como P.S. I Love You, Watchmen e a The Resident (A Inquilina - 2011).[1] [2]

Infância[editar | editar código-fonte]

Filho de Sandy Thomas e Richard Dean Morgan, nascido em Seattle, Washington, Morgan frequentou a Ben Frankling Elementary School, Rose Hill Junior High e Lake Washington High School, no subúrbio de Kirkland. Era jogador de basquete no ensino médio e na faculdade, até que um joelho machucado acabou com o desejo de uma carreira no esporte. Por um certo tempo foi artista gráfico.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a se envolver com o mundo cinematográfico em 1991 com o filme Uncaged. Apareceu em muitos filmes, porém suas interpretações de maiores destaques foram na televisão, onde estrelou o seriado The Burning Zone. Desde 2000 sua carreira desclanchou com participações em seriados como E.R., JAG, Walker, Texas Ranger, Angel, Tru Calling, CSI: Investigação Criminal, Sliders e Monk. Entre 2005 e 2006, Morgan participou simultâneamente dos seriados Supernatural, Grey's Anatomy e Weeds, no qual nos dois primeirs citados, seus personagens morrem. Porém ele retornou à Grey's Anatomy decorrente de uma alucinação da personagem com que fez par romântico[3] e à Supernatural como o Pai dos Winchester que os ensina tudo nas duas primeiras temporadas.[4]
Morgan havia sido escalado para o seriado "Correspondentes" da mesma criadora de Grey's Anatomy, porém a ABC preferiu seguir com o spin-off de Grey's intitulado Private Practice o que tornou o futuro de "Correspondentes" incerto. Morgan também participou de filmes como P.S. I Love You, Days of Wrath e Watchmen. Apenas em 2010, seu currículo ganhou filmes como The Losers[5] [6] , The Resident, Possessão, Shanghai, All Good Things, Red Dawn e Jonah Hex[7] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em algum ponto da juventude Morgan foi casado, de acordo com uma entrevista de 1993 para a Playboy. Pouco se sabe sobre o casamento ou o porquê do divórcio.
Morgan começou a namorar sua parceira de Weeds, Mary-Louise Parker, e anunciaram que estavam noivos em fevereiro de 2008, porém em abril do mesmo ano eles romperam o relacionamento.
Atualmente Morgan mora com a namorada, a também atriz Hilarie Burton, com quem teve seu segundo filho[8] . Este é o segundo filho do ator, que já tem um filho com a ex-namorada Sherrie Rose[9] .

Referências

  1. Watchmen: Ator comenta preparação para as filmagens Marcelo Hessel (5 de Setembro de 2007). Visitado em 4 de julho de 2010.
  2. Watchmen Cast Confirmed! SuperHeroHype (26 de julho de 2007). Visitado em 4 de julho de 2010.
  3. Fantasma de Denny Duquette Aparece em Cinco Episódios de 'Grey's Anatomy' e Retoma Romance com Izzie Globo.com. Visitado em 4 de julho de 2010.
  4. 'A Guerra Está Só Começando'. Saiba Como Foi o Final de 'Superatural' Globo.com. Visitado em 4 de julho de 2010.
  5. Jeffrey Dean Morgan será um dos vingativos Losers Marcelo Hessel (20 de fevereiro de 2010). Visitado em 4 de julho de 2010.
  6. Jeffrey Dean Morgan On Set Interview THE LOSERS Steve 'Frosty' Weintraub (25 de março de 2010). Visitado em 4 de julho de 2010.
  7. Jeffrey Dean Morgan estrelará cinco filmes em 2010 Pipoca Moderna (12 de fevereiro de 2010). Visitado em 4 de julho de 2010.
  8. Jeffrey Dean Morgan, Hilarie Burton Welcome Baby US Magazine (6 de maio de 2010). Visitado em 4 de julho de 2010.
  9. Ator de 'Grey's Anatomy' descobre que é pai de um menino de 4 anos Terra (27 de março 2010). Visitado em 4 de julho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jeffrey Dean Morgan
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.