The Walking Dead (2.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a segunda temporada da série de televisão. Para a segunda temporada da série de jogos eletrônicos, veja The Walking Dead: Season Two.
The Walking Dead
(2ª temporada)
The Walking Dead (2.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 13
Transmissão
Emissora
original
AMC
Exibição
original
16 de outubro de 2011 (2011-10-16) – 18 de março de 2012 (2012-03-18)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
1ª temporada 3ª temporada
Lista de episódios de The Walking Dead

A segunda temporada de The Walking Dead, uma série de televisão pós-apocalíptica de terror produzida pela AMC que estreou nos Estados Unidos em 16 de outubro de 2011 e terminou em 18 de março de 2012, consistindo em 13 episódios.[1][2] Desenvolvida para a televisão por Frank Darabont, a série é baseada na série de quadrinhos homônima de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard. Os produtores executivos são Darabont, Kirkman, Glen Mazzara, David Alpert e Gale Anne Hurd, com Mazzara assumindo o papel de showrunner após a saída de Darabont da série.

A temporada foi bem recebida pela crítica. Ela ganhou o prêmio de Melhor Apresentação de Televisão no 38º Saturn Awards[3] e Maquiagem Protética Excepcional para uma Série, Minissérie, Filme ou Especial no 64º Primetime Creative Arts Emmy Awards.[4] O final da temporada foi visto por 9 milhões de telespectadores, tornando-se o episódio com maior audiência da série até aquele ponto e o episódio mais visto de uma série original da AMC na história, até a estreia da terceira temporada da série, que foi assistido por 10,9 milhões de telespectadores.[5]

Esta temporada adapta o material das edições 7–12 da série de quadrinhos e apresenta os notáveis ​​personagens Hershel Greene (Scott Wilson) e sua filha, Maggie (Lauren Cohan). Principalmente ambientado na fazenda da Familia Greene, após a fuga e destruição do CCD, a temporada continua a história de Rick Grimes (Andrew Lincoln) e seu grupo de sobreviventes enquanto eles continuam a sobreviver em um mundo pós-apocalíptico dominado por comedores de carne zumbis, apelidados de "walkers". Depois de deixar Atlanta, Rick e o grupo são parados na rodovia por uma ameaça diferente de tudo que eles já viram antes. Enquanto procuram por um desaparecido, o grupo acaba descobrindo uma fazenda isolada, onde surgem tensões entre os membros do grupo principal e os misteriosos e ignorantes habitantes da fazenda, cujos segredos e motivos não são claros. No meio dos eventos, Rick e os outros tentam restaurar a ordem após uma terrível descoberta quando as diferenças começam a surgir abertamente entre Rick e Shane Walsh (Jon Bernthal).

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Os personagens principais da segunda temporada incluem (da esquerda para a direita): Rick, Sophia, Carol, Lori, Carl, T-Dog, Glenn, Andrea, Dale, Daryl e Shane

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada apresenta oito atores recebendo faturamento de créditos de abertura, todos voltando da primeira temporada; sete são listados como membros do elenco principal na primeira temporada, enquanto Norman Reedus e Melissa McBride foram promovidos do status recorrente.[6] Enquanto McBride é creditada como "Também estrelando", ela é uma regular na série.[7]

Estrelando[editar | editar código-fonte]

  • Andrew Lincoln como Rick Grimes, o protagonista da série e ex-vice-xerife do condado de King, Geórgia. Ele é o marido de Lori e pai de Carl. Rick assumiu a liderança de Shane depois que suas ações quase os mataram na temporada anterior.
  • Jon Bernthal como Shane Walsh, amigo próximo de Rick e ex-assistente de xerife. Ele teve um caso amoroso com Lori na temporada anterior, acreditando que Rick havia morrido, o que se transformou em ciúme de Rick, formando uma rivalidade intensa. Shane também é o principal antagonista da temporada.
  • Sarah Wayne Callies como Lori Grimes, a esposa emocionalmente frágil de Rick e mãe de Carl. Ela teve um caso amoroso com Shane na temporada anterior, o que colocou ela e Shane em desacordo.
  • Laurie Holden como Andrea, uma ex-advogada dos direitos civis, que formou um vínculo estreito com Dale. Ela lida com tendências suicidas após a perda de sua irmã Amy, tentando contribuir mais para a segurança do grupo ao se tornar uma atiradora de elite.
  • Jeffrey DeMunn como Dale Horvath, um membro mais velho do grupo, dono do trailer com o qual o grupo viaja. Muitas vezes ele é a voz da razão e formou uma atitude protetora sobre Andrea. Dale se torna um mentor do grupo, especialmente de Rick e Glenn, e também é um bom amigo de T-Dog.
  • Steven Yeun como Glenn Rhee, um ex-entregador de pizza, que salvou a vida de Rick na temporada anterior. Ele é um membro integral do grupo e faz muitas entregas para eles. Glenn se preocupa muito com o grupo principal de sobreviventes.
  • Chandler Riggs como Carl Grimes, filho de Rick e Lori, cuja inocência decaiu lentamente devido à brutalidade do mundo ao seu redor, até mesmo querendo usar uma arma de fogo.
  • Norman Reedus como Daryl Dixon, um redneck sulista parecido com um anti-herói, o caçador do grupo e rastreador especialista. Ele é menos amigável com o grupo e mantém uma fachada descuidada, mas é razoável o suficiente para lutar ao lado deles quando necessário e é o mais ativo do grupo na busca por Sophia.

Também estrelando[editar | editar código-fonte]

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

  • IronE Singleton como Theodore "T-Dog" Douglas, um membro do grupo e um homem de honra, dever e boas intenções, que se sente pouco valorizado e tenta contribuir o máximo possível. Ele também tem uma forte amizade com Dale.
  • Lauren Cohan como Maggie Greene, a filha mais velha de Hershel, que é obstinada e determinada, mas ligeiramente teimosa. Maggie é, como seu pai, ignorante sobre o que são os walkers.
  • Emily Kinney como Beth Greene, filha mais nova de Hershel e meia-irmã de Maggie. Ela é tímida, de fala mansa e compassiva, mas não tem a força de vontade de sua irmã.
  • Scott Wilson como Hershel Greene, um veterinário e fazendeiro religioso, que está cego por sua própria recusa em aceitar o novo estado do mundo, acreditando que os walkers estão apenas doentes.
  • Jane McNeill como Patricia, a esposa tranquila de Otis e assistente médica de Hershel.
  • James Allen McCune como Jimmy, o namorado protetor e prestativo de Beth.
  • Madison Lintz como Sophia Peletier, filha de Carol e melhor amiga de Carl.

Elenco convidado[editar | editar código-fonte]

  • Michael Zegen como Randall Culver, um adolescente que Rick, Glenn e Hershel encontram como parte de outro grupo.
  • Pruitt Taylor Vince como Otis, o ajudante do rancho de Hershel e marido de Patricia.
  • Adam Minarovich como Ed Peletier, o falecido marido abusivo de Carol; visto em uma sequência de flashback.
  • Michael Raymond-James como Dave, um membro do grupo de Randall, que se depara com Rick, Glenn e Hershel.
  • Michael Rooker como Merle Dixon, o violento e irracional irmão mais velho de Daryl, que desapareceu na primeira temporada; visto na alucinação de Daryl.

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência Estados Unidos
(milhões)
71 "What Lies Ahead"
"(O Que Vem a Seguir)" (BR)
Ernest Dickerson
Gwyneth Horder-Payton
Ardeth Bey e Robert Kirkman16 de outubro de 2011 (2011-10-16)7.26[8]
Enquanto viajam para Fort Benning, os sobreviventes são forçados a se esconder entre vários veículos abandonados quando uma horda de walkers passa. Sophia, filha de Carol, é perseguida por dois zumbis antes de serem mortos por Rick. Enquanto procuram por Sophia, Carl é acidentalmente baleado. 
82 "Bloodletting"
"(Sangria)" (BR)
Ernest DickersonGlen Mazzara23 de outubro de 2011 (2011-10-23)6.70[9]
Otis, o caçador que acidentalmente atirou em Carl, ajuda Rick a levar Carl para uma propriedade rural de propriedade do veterinário Hershel Greene, que estabiliza Carl, mas precisa de mais suprimentos médicos para curá-lo. Shane e Otis saem para uma escola infestada de walkers para encontrar suprimentos. Eles conseguem, mas são pegos e atacados pela horda. 
93 "Save the Last One"
"(Guarda a Última)" (BR)
Phil AbrahamScott M. Gimple30 de outubro de 2011 (2011-10-30)6.10[10]
Shane consegue escapar com os suprimentos ao atirar na perna de Otis, fazendo com que ele seja devorado pela horda; quando ele retorna à fazenda, Shane mente que Otis se sacrificou. Daryl continua a busca por Sophia, enquanto os outros sobreviventes começam a chegar à fazenda e seus ferimentos são cuidados por Hershel. 
104 "Cherokee Rose"
"(Rosa Cherokee)" (BR)
Billy GierhartEvan Reilly6 de novembro de 2011 (2011-11-06)6.29[11]
Com a cirurgia de Hershel em Carl bem-sucedida, Hershel diz a Rick que seu grupo deve deixar sua fazenda assim que Sophia for encontrada, mas Rick o convence a permitir que eles fiquem se seguirem as regras de Hershel. Os sobreviventes tentam remover um walker da água do poço da fazenda. Glenn e a filha de Hershel, Maggie, iniciam um relacionamento romântico, enquanto Lori descobre que está grávida. 
115 "Chupacabra"
"(Chupa-cabra)" (BR)
Guy FerlandDavid Leslie Johnson13 de novembro de 2011 (2011-11-13)6.12[12]
Daryl continua a busca por Sophia, apesar de Rick e Shane discutirem se é inútil, e Hershel fica cada vez mais inquieto com a presença do grupo. Enquanto o relacionamento entre Glenn e Maggie continua em segredo, Glenn oferece-se para encontrar Maggie no feno do celeiro, e Maggie chega tarde demais para impedi-lo de descobrir que o celeiro está cheio de walkers. 
126 "Secrets"
"(Segredos)" (BR)
David BoydAngela Kang20 de novembro de 2011 (2011-11-20)6.08[13]
Glenn conta a Dale sobre os walkers, e juntos se aproximam discretamente de Hershel, que explica que os zumbis são seus amigos e familiares, e acredita que eles podem ser curados. Rick descobre que Lori está grávida, e as tensões aumentam entre Rick e Shane pelo que aconteceu com Lori enquanto Rick estava em coma. 
137 "Pretty Much Dead Already"
"(Praticamente Morta)" (BR)
Michelle MacLarenScott M. Gimple27 de novembro de 2011 (2011-11-27)6.62[14]
Glenn revela a presença dos walkers no celeiro ao resto do grupo, e Rick confronta Hershel sobre isso. Hershel diz a Rick que seu grupo só pode ficar se prometerem não matar nenhum walker, e leva Rick para demonstrar como capturá-los. Quando voltam, Shane fica enfurecido e libera os trincos do celeiro, deixando os zumbis saírem aos poucos, e o grupo é forçado a matá-los. Um último zumbi aparece: Sophia. Rick é forçado a atirar na cabeça dela. 
148 "Nebraska"
"(Nebrasca)" (BR)
Clark JohnsonEvan Reilly12 de fevereiro de 2012 (2012-02-12)8.10[15]
Hershel exige que o grupo de Rick saia. O grupo fica abalado com a perda de Sophia e eles a enterram junto com a esposa e o enteado de Hershel. Hershel desaparece; Rick e Glenn o encontram bebendo em um bar próximo à cidade. Depois de convencerem Herschel a parar de beber, eles se preparam para sair quando são confrontados por dois homens, Dave e Tony, que querem saber sobre a fazenda de Hershel. Rick os mata antes que eles ataquem os três. 
159 "Triggerfinger"
"(Dedo Leve no Gatilho)" (BR)
Billy GierhartDavid Leslie Johnson19 de fevereiro de 2012 (2012-02-19)6.89[16]
Três outros homens chegam ao bar para investigar os tiros, e Rick, Glenn e Hershel tentam escapar furtivamente. Suas atividades atraíram walkers para a cidade e, na pressa de escapar, um dos três homens, Randall, tem a perna empalada em uma cerca. Rick não consegue deixá-lo para trás e ajuda a libertá-lo, levando-o de volta à fazenda. Os outros sobreviventes na fazenda começam a perceber que Shane está ficando mais desequilibrado. 
1610 "18 Miles Out"
"(18 Quilômetros)" (BR)
Ernest DickersonScott M. Gimple & Glen Mazzara26 de fevereiro de 2012 (2012-02-26)7.04[17]
Rick e Shane levam Randall, que se recuperou, vários quilômetros longe da fazenda com a intenção de abandoná-lo sem conhecimento da localização da fazenda, mas ao chegar lá, eles têm uma discussão, que se torna física, não apenas sobre o que fazer com Randall, mas também sobre a fissura entre o liderança de Rick e Shane no grupo. Quando a briga atrai um grupo de walkers, eles são forçados a levar Randall de volta à fazenda. Enquanto isso, a filha de Hershel, Beth, tenta suicídio enquanto está sob os cuidados de Andrea, mas é salva por Maggie e Lori. 
1711 "Judge, Jury, Executioner"
"(Juiz, Júri, Executor)" (BR)
Greg NicoteroAngela Kang4 de março de 2012 (2012-03-04)6.77[18]
Randall é mantido sob custódia, e eles descobrem que seu grupo seria perigoso para levar para a fazenda e que deixar Randall vivo para revelar a localização da fazenda seria um risco. Dale tenta acalmar as tensões lembrando a todos sobre sua humanidade e avisando que o grupo está dividido. Carl tenta matar um walker na floresta, mas ele foge assustado. Shane, Rick e Daryl levam Randall para o celeiro para executá-lo, mas Rick para quando vê que Carl está observando. Mais tarde, enquanto Dale passeia nos arredores da fazenda, ele é mortalmente ferido pelo walker que Carl não conseguiu matar. Daryl mata o walker antes de matar Dale com misericórdia. 
1812 "Better Angels"
"(Melhores Anjos)" (BR)
Guy FerlandEvan Reilly & Glen Mazzara11 de março de 2012 (2012-03-11)6.89[19]
Enquanto Dale é enterrado, seu conselho para o grupo pesa sobre Rick, e ele decide poupar a vida de Randall. No entanto, Shane secretamente leva Randall para a floresta e o mata, depois retorna e afirma que Randall escapou. O grupo o procura, e Daryl e Glenn encontram um walker Randall e, depois de matá-lo, eles investigam e descobrem que Shane o matou. Enquanto isso, Shane aproveita a oportunidade para confrontar Rick com uma arma na mão com a intenção de matá-lo. Rick, depois de tentar sem sucesso acalmar Shane, é forçado a esfaqueá-lo até a morte, sem saber que Carl está observando nas proximidades. Carl aponta sua arma para Rick, mas usa para atirar em Shane, que se transformou em um walker. Os tiros atraem um bando de walkers para a fazenda. 
1913 "Beside the Dying Fire"
"(Ao Lado do Fogo Agonizante)" (BR)
Ernest DickersonRobert Kirkman & Glen Mazzara18 de março de 2012 (2012-03-18)8.99[20]
A fazenda de Hershel é invadida por walkers e sobrecarrega os sobreviventes, forçando-os a abandoná-la, levando Hershel, Maggie e Beth com eles. Depois de se reagruparem, Rick é forçado a contar-lhes o que o Dr. Edwin Jenner lhe disse; eles estão todos infectados com o vírus walker e se transformarão automaticamente em walkers após a morte, independentemente de como morram. Ele assume o comando do grupo para encontrar um refúgio seguro. Andrea é separada dos outros durante a evacuação da fazenda, mas é encontrada por uma pessoa misteriosa de capuz, que tem dois walkers de estimação sem braços e empunha uma katana

Produção[editar | editar código-fonte]

O elenco e a equipe de The Walking Dead no PaleyFest em 2011; (da esquerda para a direita): a produtora executiva Gale Anne Hurd, Andrew Lincoln (Rick Grimes), Sarah Wayne Callies (Lori Grimes), Jon Bernthal (Shane Walsh), Laurie Holden (Andrea), Steven Yeun (Glenn Rhee) e Emma Bell (Amy)

Depois que a primeira temporada foi ao ar, o Deadline Hollywood informou que o desenvolvedor da série e showrunner Frank Darabont havia demitido toda a equipe de roteiristas e planejava usar apenas escritores freelance para a segunda temporada.[21] Isso acabou não sendo totalmente preciso, e Robert Kirkman foi citado dizendo que as mudanças na equipe de roteiristas não afetariam a produção do programa.[22] Em fevereiro de 2011, foi anunciado que Glen Mazzara, que havia escrito o episódio da primeira temporada "Wildfire", havia sido contratado novamente como escritor/produtor executivo para a segunda temporada e reuniria uma equipe de mais cinco escritores.[23]

No C2E2, os membros do elenco confirmaram que a segunda temporada começaria a ser filmada em 1º de junho de 2011, e que Darabont escreveria o episódio de estreia da temporada. No mesmo evento, membros do elenco especularam que o aclamado autor e colaborador de longa data de Darabont, Stephen King, poderia escrever um episódio.[24] Kirkman confirmou mais tarde que, junto com ele, Darabont e Mazzara, a equipe de roteiristas será composta por Scott M. Gimple, Evan Reilly, Angela Kang e um escritor freelance, David Leslie Johnson.[25][26] Quatro atores se juntaram ao elenco como novos personagens para a segunda temporada – Scott Wilson como Hershel Greene, Lauren Cohan como sua filha Maggie Greene, Pruitt Taylor Vince como o ajudante de rancho de Hershel, Otis, e Michael Zegen como Randall.[27][28]

Uma prévia da segunda temporada foi mostrada durante a estreia da quarta temporada de Breaking Bad em 17 de julho de 2011.[29] E um trailer completo foi lançado para promover a segunda temporada na San Diego Comic-Con em 22 de julho de 2011.[30]

Em julho de 2011, o Deadline Hollywood informou que Darabont renunciou ao cargo de showrunner da série, em meio a rumores de que ele não conseguiu se ajustar ao cronograma de execução de uma série de televisão.[31] O produtor executivo Glen Mazzara sucedeu Darabont como showrunner da série.[32] A saída repentina de Darabont provocou ainda mais controvérsia em agosto, quando o The Hollywood Reporter divulgou uma história revelando que Darabont havia de fato sido demitido devido a problemas de orçamento reduzido do programa e um relacionamento tenso com os executivos da AMC.[33]

A estreia foi ao ar em um intervalo de tempo estendido de 90 minutos, semelhante ao episódio piloto. Depois que os primeiros sete episódios foram ao ar, a série entrou em hiato e retornou em 12 de fevereiro de 2012, com os seis episódios finais da temporada sendo exibidos até sua conclusão em 18 de março de 2012.[34]

Webisódios[editar | editar código-fonte]

Torn Apart, uma websérie de seis partes, estreou em 3 de outubro de 2011 no site oficial da AMC. A websérie é dirigida pelo maquiador de efeitos especiais e co-produtor executivo Greg Nicotero e conta a história de origem de Hannah, também conhecida como "Garota da Bicicleta", a zumbi que Rick Grimes matou no episódio piloto.[35]

Talking Dead[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Talking Dead

Após a apresentação da estreia da segunda temporada em 16 de outubro de 2011, um programa pós-série ao vivo intitulado Talking Dead, apresentado por Chris Hardwick, estreou. A série vai ao ar após apresentações de The Walking Dead nas noites de domingo. Apresenta o apresentador Chris Hardwick discutindo o último episódio com fãs, atores e produtores do programa.[36]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada de The Walking Dead recebeu críticas positivas dos críticos. No Metacritic, a temporada tem uma pontuação de 80 em 100, indicando "críticas geralmente favoráveis", com base em 22 críticos.[37] No Rotten Tomatoes, a temporada detém 80% com uma classificação média de 8.05 em 10, com base em 203 avaliações. O consenso crítico do site diz: “A segunda temporada de The Walking Dead desenvolve os personagens, mantendo a tensão e o sangue extenuantes que fizeram do programa um sucesso”.[38] Linda Stasi, do New York Post, escreveu: "Você ficará feliz em saber que pelo menos nos dois primeiros episódios ... o programa está melhor do que nunca - o que pareceria impossível".[39] Robert Bianco, do USA Today, também elogiou a direção na qual a segunda temporada estava indo, afirmando que o programa oferece "tensão de ponta da cadeira" e também observando que "o que separa esta bela série de programas semelhantes é a honestidade de suas interações humanas".[40]

Por outro lado, alguns críticos ficaram menos entusiasmados no meio da segunda temporada, incluindo Ken Tucker, da Entertainment Weekly, que descreveu a temporada como "uma novela noturna com aparições ocasionais de monstros cameo falecidos, mas em movimento, apodrecendo e comendo carne", acrescentando que "não tinha sido suficientemente dramático" ou tinha uma "tendência ... a estragar situações verdadeiramente dramáticas".[41] Nate Rawlings, da revista Time criticou o ritmo da temporada, escrevendo: "A primeira metade desta temporada foi brutalmente lenta".[42] Após o final da temporada, Scott Wampler do Collider descreveu a segunda metade da temporada como "muito mais intensa, mais interessante, melhor escrita", apesar de "pisar muito na água" na primeira metade.[43] Kevin Yeoman da Screen Rant enfatizou ainda mais este ponto, escrevendo: "Foi com a última metade da segunda temporada - sem dúvida os últimos quatro episódios - onde os escritores conseguiram se libertar da monotonia intermitente provocada pela natureza serial do programa."[44]


The Walking Dead (2ª temporada): Recepção crítica por episódio
  • 2ª temporada (2011–12): Porcentagem de avaliações positivas rastreadas pelo site Rotten Tomatoes[38]

Premiações[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada de The Walking Dead recebeu três indicações para o 64º Primetime Creative Arts Emmy Awards, ganhando Melhor Maquiagem Protética para Série, Minissérie, Filme ou Especial (pelo episódio "What Lies Ahead"),[4] e recebeu indicações para Melhor Edição de Som para Série e Melhores Efeitos Visuais Especiais (ambos para o episódio "Beside the Dying Fire").[45][46] A temporada também ganhou Melhor Apresentação de Televisão, pelo segundo ano consecutivo, no 38º Saturn Awards,[3] enquanto Norman Reedus foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante na Televisão.[47] Além disso, a segunda metade da temporada foi indicada para Melhor Elenco de Dublês numa Série de Televisão no 19º Screen Actors Guild Awards.[48]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em 16 de outubro de 2011, a estreia da segunda temporada estabeleceu um novo recorde de 7,3 milhões de espectadores. O episódio também estabeleceu novos recordes para o maior número de espectadores na demografia 18-49 e 25-54, com 4,8 milhões e 4,2 milhões de espectadores, respectivamente, tornando-se o episódio mais assistido de um drama na história da televisão a cabo básica nessas medidas. A transmissão original e as duas apresentações subsequentes do episódio atraíram um total coletivo de 11 milhões de espectadores.[49] Em 12 de fevereiro de 2012, a estreia no meio da temporada do programa bateu seu recorde anterior ao atingir 8,1 milhões de espectadores, 5,4 milhões no grupo demográfico de 18 a 49 anos, apesar de ter sido exibido ao mesmo tempo que o segundo Grammy mais assistido da história.[50] A série mais uma vez bateu seu próprio recorde com a exibição do final da segunda temporada em 18 de março de 2012, que recebeu 9 milhões de espectadores.[5]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
1 "What Lies Ahead" 16 de outubro de 2011 3.8 7.26[8]
2 "Bloodletting" 23 de outubro de 2011 3.6 6.70[9]
3 "Save the Last One" 30 de outubro de 2011 3.1 6.10[10]
4 "Cherokee Rose" 6 de novembro de 2011 3.4 6.29[11]
5 "Chupacabra" 13 de novembro de 2011 3.2 6.12[12]
6 "Secrets" 20 de novembro de 2011 3.1 6.08[13]
7 "Pretty Much Dead Already" 27 de novembro de 2011 3.5 6.62[14]
8 "Nebraska" 12 de fevereiro de 2012 4.2 8.10[15]
9 "Triggerfinger" 19 de fevereiro de 2012 3.6 6.89[16]
10 "18 Miles Out" 26 de fevereiro de 2012 3.8 7.04[17]
11 "Judge, Jury, Executioner" 4 de março de 2012 3.5 6.77[18]
12 "Better Angels" 11 de março de 2012 3.6 6.89[19]
13 "Beside the Dying Fire" 18 de março de 2012 4.7 8.99[20]

Referências

  1. Seidman, Robert (8 de novembro de 2010). «AMC's 'The Walking Dead' Renewed for 13 Episode Season Two as Second Episode = Big Ratings» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 21 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 12 de novembro de 2010 
  2. Collis, Clark (3 de dezembro de 2010). «'Walking Dead' exclusive: Exec producer Gale Anne Hurd denies Frank Darabont fired writers, talks season two». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 22 de fevereiro de 2011 
  3. a b Trumbore, Dave (26 de julho de 2012). «38th Annual Saturn Award Winners Include RISE OF THE PLANET OF THE APES, SUPER 8, BREAKING BAD and FRINGE as Frontrunners» (em inglês). Collider. Consultado em 26 de julho de 2012 
  4. a b «Outstanding Prosthetic Makeup For A Series, Miniseries, Movie Or A Special - 2012» (em inglês). Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 15 de setembro de 2012 
  5. a b Hibberd, James (19 de março de 2012). «'Walking Dead' finale draws record ratings». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 19 de março de 2012 
  6. Ausiello, Michael (10 de abril de 2012). «Ask Ausiello: Spoilers on HIMYM, Private Practice, Bones, Walking Dead, Parks and Rec and More!». TVLine (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2014 
  7. Ausiello, Michael (4 de abril de 2013). «Melissa McBride Clears Up Walking Dead Contract Mystery, Declares: 'I Am a Series Regular'». TVLine (em inglês). Consultado em 4 de abril de 2013 
  8. a b Seidman, Robert (18 de outubro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Doubles NLCS + NJ Housewives, 'Boardwalk Empire,' 'Talking Dead,' 'Dexter' & Much More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 18 de outubro de 2011. Arquivado do original em 20 de outubro de 2011 
  9. a b Gorman, Bill (25 de outubro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Slips, Still Tops; + NJ Housewives, 'Boardwalk Empire,' 'Homeland,' 'Dexter' & Much More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 25 de outubro de 2011. Arquivado do original em 27 de outubro de 2011 
  10. a b Seldman, Robert (1 de novembro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Drops, Still Tops; + 'Boardwalk Empire,' 'Homeland,' 'Dexter' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 1 de novembro de 2011. Arquivado do original em 3 de novembro de 2011 
  11. a b Seldman, Robert (8 de novembro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead,' 'Hell On Wheels' Lead AMC + 'Boardwalk Empire,' 'Homeland,' 'Dexter' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 8 de novembro de 2011. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2013 
  12. a b Gorman, Bill (15 de novembro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Stays On Top + 'Housewives Atl,' 'Hell On Wheels,' 'Boardwalk Empire,' 'Homeland,' 'Dexter' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 15 de novembro de 2011. Arquivado do original em 17 de novembro de 2011 
  13. a b Gorman, Bill (22 de novembro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Stays On Top + NASCAR Championship, 'Housewives ATL,' 'Hell On Wheels,' 'Boardwalk Empire,' 'Homeland,' 'Dexter' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 22 de novembro de 2011. Arquivado do original em 24 de novembro de 2011 
  14. a b Seidman, Robert (29 de novembro de 2011). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Goes Out on Top + Kardashians, 'Housewives' 'Soul Train Awards,' 'Hell On Wheels,' 'Boardwalk Empire,' 'Homeland,' 'Dexter' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 30 de novembro de 2011. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2011 
  15. a b Gorman, Bill (13 de fevereiro de 2012). «"The Walking Dead" Mid-Season Two Premiere Draws 8.1 Million Viewers, Reigns As The Strongest Drama Telecast in Basic Cable History Against Key Demos» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 13 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2012 
  16. a b Seidman, Robert (22 de fevereiro de 2012). «Sunday Cable Ratings: More Cable Beats Broadcast – 'The Walking Dead' Down, But Still Dominates + 'Ax Men', 'Khloe & Lamar,' 'Shameless,' 'House Of Lies' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 22 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 25 de fevereiro de 2012 
  17. a b Gorman, Bill (28 de fevereiro de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Rises + 'NBA All-Star Game,' 'Ax Men', Oscar's Red Carpet & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 28 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 16 de novembro de 2014 
  18. a b Bibel, Sara (6 de março de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead,' 'Storage Wars,' 'Army Wives,' 'Real Housewives' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 6 de março de 2012. Arquivado do original em 30 de junho de 2012 
  19. a b Kondolojy, Amanda (13 de março de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Dominates, 'Oprah's Next Chapter' Sees Series High» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 13 de março de 2012. Arquivado do original em 13 de março de 2012 
  20. a b Bibel, Sara (20 de março de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Walking Dead' Season Finale Laps the Field + 'Khloe & Lamar,' 'Frozen Planet,' 'Army Wives' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 20 de março de 2012. Arquivado do original em 22 de março de 2012 
  21. Andreeva, Nellie (1 de dezembro de 2010). «'The Walking Dead' Lets Go of Writers; Considers No Writing Staff For Season 2». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 21 de fevereiro de 2011 
  22. Bryant, Adam (2 de dezembro de 2010). «The Walking Dead's Robert Kirkman: Writing Staff Changes Won't Affect the Show». TV Guide (em inglês). Consultado em 3 de dezembro de 2010 
  23. Barton, Steve (4 de fevereiro de 2011). «The Walking Dead Getting Itself a Writing Staff» (em inglês). Dread Central. Consultado em 4 de fevereiro de 2011 
  24. Eisenberg, Mike (19 de março de 2011). «C2E2: 'The Walking Dead' Panel Offers Tasty Season 2 Details». Screen Rant (em inglês). Consultado em 20 de março de 2011 
  25. Goldberg, Lesley (9 de maio de 2011). «'Walking Dead's' Robert Kirkman Dispels Fired Writers Rumor, Wants Stephen King». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2011 
  26. Campbell, Josie (24 de julho de 2011). «CCI: "The Walking Dead" Cast And Creators Talk Season Two» (em inglês). Comic Book Resources. Consultado em 24 de julho de 2011 
  27. Keck, William (25 de junho de 2011). «Keck's Exclusives: The Walking Dead Casts Greene Family». TV Guide (em inglês). Consultado em 2 de julho de 2011 
  28. Hanh, Nguyen (21 de junho de 2011). «Fresh Meat! Walking Dead Casts Season 2's Otis». TV Guide (em inglês). Consultado em 2 de julho de 2011 
  29. Goldberg, Matt (13 de julho de 2010). «Get a First Look at Season 2 of THE WALKING DEAD During this Sunday's Season Premiere of BREAKING BAD» (em inglês). Collider. Consultado em 13 de julho de 2011 
  30. Hibberd, James (22 de julho de 2010). «The Walking Dead season 2 trailer is here». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 25 de julho de 2011 
  31. Andreeva, Nellie (26 de julho de 2011). «'WALKING DEAD' SHOCKER: Frank Darabont Steps Down As Showrunner». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 27 de julho de 2011 
  32. Andreeva, Nellie (27 de julho de 2011). «Glen Mazzara To Succeed Frank Darabont As 'Walking Dead' Showrunner». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 27 de julho de 2011 
  33. Masters, Kim (10 de agosto de 2011). «'The Walking Dead': What Really Happened to Fired Showrunner Frank Darabont». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2011 
  34. «"The Walking Dead" Season 2 Kicks Off with an Extra Half Hour of Zombie Drama». The Futon Critic (em inglês). 1 de setembro de 2011. Consultado em 2 de setembro de 2011 
  35. «AMC Launches "The Walking Dead" Webisodes on Monday, October 3 at 2 PM». The Futon Critic (em inglês). 27 de setembro de 2011. Consultado em 27 de setembro de 2011 
  36. Neuman, Clayton (22 de setembro de 2011). «AMC Launches Talking Dead - A Live After-Show Following The Walking Dead» (em inglês). AMC. Consultado em 27 de setembro de 2011 
  37. «The Walking Dead: Season 2» (em inglês). Metacritic. Consultado em 14 de outubro de 2011 
  38. a b «The Walking Dead: Season 2» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 31 de março de 2022 
  39. Stasi, Linda (14 de outubro de 2011). «Ewww la la». New York Post (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2015 
  40. Bianco, Robert (14 de outubro de 2011). «AMC's The Walking Dead stands with TV's best». USA Today (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2015 [ligação inativa] 
  41. Tucker, Ken (28 de novembro de 2011). «'The Walking Dead' midseason finale review: Who gets shot?». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 9 de fevereiro de 2012 
  42. Rawlings, Nate (28 de novembro de 2011). «Walking Dead Recap: Pretty Much Dead Already». TIME (em inglês). Consultado em 12 de fevereiro de 2012 
  43. Wampler, Scott (18 de março de 2011). «THE WALKING DEAD Season Finale Recap: "Beside the Dying Fire"» (em inglês). Collider. Consultado em 11 de outubro de 2012 
  44. Yeoman, Kevin (18 de março de 2012). «The Walking Dead Season 2 Finale Review». Screen Rant (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2015 
  45. «Outstanding Sound Editing For A Series - 2012» (em inglês). Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 15 de setembro de 2012 
  46. «Outstanding Special Visual Effects - 2012» (em inglês). Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 15 de setembro de 2012 
  47. Goldberg, Matt (29 de fevereiro de 2012). «Saturn Award Nominations Announced; HUGO and HARRY POTTER Lead with 10 Nominations Each» (em inglês). Collider. Consultado em 29 de fevereiro de 2012 
  48. «The 19th Screen Actors Guild Awards: Nominees & Recipients» (em inglês). Screen Actors Guild. Consultado em 1 de maio de 2017 
  49. Andreeva, Nellie (17 de outubro de 2011). «'The Walking Dead' Premiere Shatters Cable Demo Ratings Records, Draws 7.3 Million Total Viewers». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 17 de outubro de 2011 
  50. «AMC's "The Walking Dead" Mid-Season Two Premiere Reigns as The Strongest Drama Telecast in Basic Cable History Against Key Demos». The Futon Critic (em inglês). 13 de fevereiro de 2012. Consultado em 13 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]