The Walking Dead (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a primeira temporada da série de televisão. Para a primeira temporada da série de jogos eletrônicos, veja The Walking Dead (jogo eletrônico).
The Walking Dead
(1ª temporada)
The Walking Dead (1.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 6
Transmissão
Emissora
original
AMC
Exibição
original
31 de outubro de 2010 (2010-10-31) – 5 de dezembro de 2010 (2010-12-05)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada
Lista de episódios de The Walking Dead

A primeira temporada de The Walking Dead, uma série de televisão pós-apocalíptica de terror produzida pela AMC que estreou nos Estados Unidos em 31 de outubro de 2010 e terminou em 5 de dezembro de 2010, consistindo em 6 episódios. Desenvolvida para a televisão por Frank Darabont, que escreveu ou co-escreveu quatro dos seis episódios da temporada e dirigiu o episódio piloto, "Days Gone Bye", a série é baseada na série homônima de histórias em quadrinhos de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard.[1] Os produtores executivos são Darabont, Kirkman, David Alpert, Charles H. Eglee e Gale Anne Hurd, com Darabont assumindo o papel de showrunner.

A temporada recebeu críticas muito positivas da crítica. Foi nomeado para o prêmio Globo de Ouro de Melhor Série Dramática na 68ª edição.[2] e recebeu indicações para o 63º Primetime Creative Arts Emmy Awards em várias categorias, ganhando Outstanding Protetic Makeup para uma série, minissérie, filme ou especial.[3] O episódio piloto recebeu 5,35 milhões de telespectadores, e o final atraiu 6 milhões de espectadores, incluindo 4 milhões de telespectadores entre adultos de 18 a 49 anos, tornando-se a série dramática a cabo básica mais vista na época.[4] Com base em sua recepção, AMC renovou a série para uma segunda temporada consistindo em 13 episódios, que estreou em 16 de outubro de 2011.[5]

Esta temporada adapta o material das edições 1–6 da série de quadrinhos e apresenta o notável personagem de quadrinhos Rick Grimes (Andrew Lincoln), que acorda de um coma, após ser baleado, em um mundo pós-apocalíptico cheio de zumbis comedores de carne, apelidado de "walkers". Depois de fazer amizade com Morgan Jones (Lennie James), Rick sai para encontrar sua família e descobrir as origens do vírus zumbi.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Os personagens principais da primeira temporada incluem (da esquerda para a direita): Amy, Shane, Glenn, Carl, Lori, Rick, Dale, e Andrea

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada apresenta sete atores recebendo créditos de abertura:

  • Andrew Lincoln como Rick Grimes, o protagonista da série e ex-vice-xerife do condado de King, Geórgia, que acorda de um coma no apocalipse. Depois de tomar conhecimento do apocalipse, Rick sai para encontrar sua esposa, Lori, e filho, Carl.
  • Jon Bernthal como Shane Walsh, o melhor amigo de Rick desde o colégio e ex-colega, que ajudou a família de Rick a escapar do apocalipse e é o líder do acampamento de Atlanta. Acreditando que Rick estava morto, ele também começou um relacionamento com Lori, levando a complicações quando Rick inesperadamente retorna vivo e bem.
  • Sarah Wayne Callies como Lori Grimes, esposa de Rick e mãe de Carl.[6] Lori é uma mulher emocionalmente frágil, mas independente, que começou um relacionamento com Shane por causa de sua tristeza por perder Rick, deixando-a desprevenida e em conflito quando Rick retorna.[7]
  • Laurie Holden como Andrea, uma ex-advogada de direitos civis bem-sucedida e irmã de Amy. Andrea tem um temperamento fraco, mas tem um lado compassivo e é muito protetora com sua irmã; ambas compartilham um vínculo estreito com Dale.
  • Jeffrey DeMunn como Dale Horvath, um sobrevivente idoso, dono do trailer ao redor do qual os sobreviventes formaram um acampamento. Dale é um homem sábio de moral, que não tem medo de expressar sua opinião e é muito protetor com o bem-estar de todos, fisicamente e emocionalmente. Ele serve como conselheiro de Shane e depois de Rick. Dale também tem uma ligação estreita com Andrea e Amy.
  • Steven Yeun como Glenn Rhee, um ex-entregador de pizza, que sabe se virar em Atlanta e muitas vezes embarca em perigosas entregas para o grupo. Glenn é um indivíduo altamente inteligente e engenhoso, embora um pouco arrogante, mas esperançoso, que se preocupa com todos, embora seja facilmente explorado pelos outros membros do grupo; Rick confia nele para abastecer.
  • Chandler Riggs como Carl Grimes, filho de Rick e Lori. Ele e sua mãe são levados para Atlanta por Shane após o início do surto.

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

  • Emma Bell como Amy, a irmã mais nova, infantil e inocente de Andrea; ambas têm uma ligação estreita com Dale. Amy geralmente cuida das crianças do acampamento.
  • Norman Reedus como Daryl Dixon, o caçador e irmão mais novo igualmente agressivo e volátil de Merle.[8] Ao contrário de Merle, no entanto, Daryl é muito mais razoável e está disposto a seguir o exemplo do grupo.
  • IronE Singleton como Theodore "T-Dog" Douglas, um sobrevivente do grupo de Atlanta. T-Dog é um homem de honra e dever, que sempre tenta fazer o que é certo para as pessoas, mesmo que elas não mereçam ou ele não goste, e fica sobrecarregado quando comete erros e sempre tenta consertar.
  • Melissa McBride como Carol Peletier, a melhor amiga de Lori desde o início do surto, mãe de Sophia e a simpática mas falante esposa de Ed.[9]
  • Jeryl Prescott Sales como Jacqui, um membro do grupo, que é o único sobrevivente de sua família e ex-funcionário de zoneamento.
  • Andrew Rothenberg como Jim, um mecânico e um membro quieto mas perturbado do grupo, que viu sua esposa e filhos mortos e comidos por zumbis.
  • Juan Pareja como Morales, outro integrante do grupo, conhece a infraestrutura da cidade e coloca a família em primeiro lugar, além de ser uma pessoa bastante otimista.
  • Madison Lintz como Sophia Peletier, a filha tranquila de Carol e Ed e a melhor amiga de Carl.[10]
  • Adam Minarovich como Ed Peletier, o marido abusivo de Carol e pai de Sophia.[11] Ele frequentemente tem problemas com Shane e é acusado de também ter abusado de outras mulheres no acampamento.
  • Maddie Lomax como Eliza Morales, filha dos citados Morales e Miranda. Ela é a irmã mais velha de Louis.[12]
  • Viviana Chavez-Vega como Miranda Morales, esposa dos citados Morales e mãe de Eliza e Louis.[13]
  • Noah Lomax como Louis Morales, filho dos citados Morales e Miranda. Ele é o irmão mais novo de Eliza.[14]
  • Noah Emmerich como o Dr. Edwin Jenner, um patologista do CCD de Atlanta em busca de qualquer tipo de cura.[15]

Elenco convidado[editar | editar código-fonte]

  • Lennie James como Morgan Jones, pai de Duane, marido de Jenny e o primeiro sobrevivente que Rick encontra.[16][17]
  • Michael Rooker como Merle Dixon, ex-militar e traficante de drogas e irmão mais velho racista, volátil e irracional de Daryl, que também é um caçador. Suas tendências voláteis muitas vezes o colocam em conflito com o grupo.
  • Jim R. Coleman como Lambert Kendal, um policial que trabalha com Rick e Shane.[18]
  • Linds Edwards como Leon Basset, um policial um tanto inexperiente, que trabalha com Rick e Shane.[19][20]
  • Keisha Tillis como Jenny Jones, esposa de Morgan e mãe de Duane.[21]
  • Adrian Kali Turner como Duane Jones, filho de Morgan e Jenny.[22]
  • Noel G. como Felipe, membro da gangue do Guillermo, primo do Miguel e neto da "Abuela".[23]
  • Neil Brown Jr. como Guillermo, o líder de um grupo Vatos em Atlanta cuidando de um hospital.[24]
  • Anthony Guajardo como Miguel, um adolescente da gangue de Guillermo, primo de Felipe e neto de "Abuela".[25]
  • Gina Morelli como "Abuela", avó de Felipe e Miguel.[26]
  • James Gonzaba como Jorge, um membro da gangue de Guillermo.[27]

A série apresenta vários atores com quem o desenvolvedor de Walking Dead, Frank Darabont, trabalhou anteriormente, incluindo Laurie Holden,[28] Jeffrey DeMunn, Melissa McBride e Juan Pareja. Todos os quatro apareceram em seu filme de 2007, The Mist, junto com Sam Witwer,[29][30] que apareceu como um soldado morrendo,[31] e com Thomas Jane, que originalmente estrelaria a série quando ela foi lançada para a HBO.[32] Ele queria ser Rick Grimes.[33] Laurie Holden também apareceu no filme de 2001, The Majestic (ela interpretou Adele Stanton, o interesse amoroso de Jim Carrey), dirigido por Darabont. DeMunn também apareceu em vários filmes de Darabont, além de The Mist e The Majestic: The Shawshank Redemption (1994) e À Espera de um Milagre (1999).

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência Estados Unidos
(milhões)
11 "Days Gone Bye"
"(Dias Passados)" (BR)
Frank DarabontRoteiro por : Frank Darabont31 de outubro de 2010 (2010-10-31)5.35[34]
O vice-xerife Rick Grimes acorda de um coma causado por bala para descobrir o mundo invadido por zumbis. Ele volta para sua casa para tentar encontrar sua esposa e filho, mas conhece o sobrevivente Morgan Jones e seu filho Duane. Rick decide ir para Atlanta para encontrar sua esposa Lori e seu filho Carl, sem saber que estão seguros com outros sobreviventes, liderados por seu ex-parceiro Shane. Ele encontra hordas de zumbis e fica preso dentro de um tanque. 
22 "Guts"
"(Entranhas)" (BR)
Michelle McLarenFrank Darabont7 de novembro de 2010 (2010-11-07)4.71[35]
Rick é emboscado por uma horda de zumbis, mas é resgatado pelo sobrevivente necrófago Glenn quando fica preso dentro de um tanque. Eles se encontram com o resto dos sobreviventes, onde têm que deixar Merle algemado ao telhado para impedi-lo de atrair mais zumbis. Eles são forçados a deixar a bolsa da arma de Rick para trás, bem como abandonar o Merle que está desequilibrado enquanto os zumbis os cercam, mas conseguem escapar da cidade. 
33 "Tell It to the Frogs"
"(Diga aos Sapos)" (BR)
Gwyneth Horder-PaytonHistória por : Charles H. Eglee & Jack LoGiudice
Roteiro por : Charles H. Eglee & Jack LoGiudice e Frank Darabont
14 de novembro de 2010 (2010-11-14)5.07[36]
Glenn leva Rick para o acampamento dos sobreviventes, onde ele encontra Lori, Carl e Shane. Rick lidera um grupo, incluindo Glenn, T-Dog e o irmão mais novo de Merle, Daryl, de volta a Atlanta para recuperar suas armas, descobrindo que Merle conseguiu se libertar serrando sua mão. 
44 "Vatos" Johan RenckRobert Kirkman21 de novembro de 2010 (2010-11-21)4.75[37]
O grupo de Rick briga brevemente com um grupo de sobreviventes latinos que protegem os residentes de uma casa de repouso em Atlanta, que querem as armas de Rick, mas Rick consegue neutralizar a situação pacificamente. Eles voltam ao acampamento tarde demais para impedir uma horda de zumbis de atacar, matando a irmã de Andrea, Amy, e o marido de Carol, Ed. 
55 "Wildfire"
"(Fogo Selvagem)" (BR)
Ernest DickersonGlen Mazzara28 de novembro de 2010 (2010-11-28)5.56[38]
Enquanto os sobreviventes enterram seus mortos, alguns se separam por conta própria. Rick, contra o julgamento de Shane, leva o resto para as instalações do CCD em Atlanta, que inicialmente parece abandonada e trancada, mas Rick vê sinais de vida e exige a entrada. 
66 "TS-19" Guy FerlandAdam Fierro & Frank Darabont5 de dezembro de 2010 (2010-12-05)5.97[39]
O Dr. Edwin Jenner, do CCD, dá as boas-vindas aos sobreviventes, permitindo-lhes desfrutar das amenidades do edifício motorizado enquanto explica o que sabe sobre os zumbis. Quando os sobreviventes descobrem que o prédio vai se autodetonar assim que ficar sem energia de reserva, o Dr. Jenner inicialmente os impede de sair. Rick convence Jenner a deixá-los ir, e Jenner sussurra algo para Rick. Eles escapam pouco antes de o prédio explodir, e o grupo sai da cidade. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Concepção[editar | editar código-fonte]

Uma apresentação de The Walking Dead na San Diego Comic-Con em 2010

Robert Kirkman, que criou a série de quadrinhos em 2003,[40] diz que considerou a ideia de uma série de televisão de Walking Dead, mas nunca a perseguiu ativamente. "Eu certamente queria que acontecesse, só porque sabia que seria bom para o livro... Com certeza não sou contra adaptações, como alguns criadores."[41] Quando Frank Darabont se interessou em adaptar as histórias em quadrinhos para a televisão, Kirkman disse que era "extremamente lisonjeiro" e continuou: "Ele definitivamente se preocupa com o material original, e você pode perceber isso na maneira como o está adaptando. É uma validação extrema do trabalho... Nunca em um milhão de anos eu poderia ter pensado que se Walking Dead fosse adaptado, tudo estaria indo tão bem. Acho que tudo isso é por causa de Frank."[41]

O próprio Darabont era fã do gênero zumbi desde que assistiu ao filme de George A. Romero, A Noite dos Mortos-Vivos, de 1968, quando ele tinha quatorze anos.[42] ""A Noite dos Mortos-Vivos" tinha uma vibração estranha que era quase - era como pornografia... Tinha uma atração maravilhosamente atraente e de má reputação... Eu amei imediatamente."[43] Darabont se lembra de ter entrado em uma loja de quadrinhos em Burbank, Califórnia, e visto The Walking Dead na prateleira em 2005. "Sendo que sempre tive "o amor pelo gênero de zumbi", é claro que agarrei, levei para casa e li e imediatamente comecei a buscar os direitos sobre ele. Achei que seria um ótimo programa de TV... Adorei a ideia de uma apresentação dramática estendida, contínua e em série ambientada no apocalipse zumbi."[43] Ele descreveu o processo de desenvolvimento da série e colocá-la em uma rede como "quatro anos de frustração", e credita à produtora executiva Gale Anne Hurd por finalmente conseguir a série na AMC. “Não me lembro o que diabos a levou a ler [o roteiro], mas ela disse: “Uau, eu realmente amo esse piloto que você escreveu. O que você está fazendo com isso?" Eu disse que estava tentando configurar isso há muito tempo... Ela disse: "Acho que a AMC pode ser o lugar para fazer isso." Ela o fez, e então bam! Eles ficaram imediatamente interessados. Eu tive que creditar a Gale, sua visão em casar o material e o comprador."[43]

Roteiro[editar | editar código-fonte]

O roteiro piloto original de Darabont foi dividido ao meio e embelezado, formando os dois primeiros episódios em vez de um, "...apenas para desacelerar a narrativa e mergulhar nos personagens mais profundamente, para que não se trate apenas de coisas dirigidas por enredo e eventos. Você realmente deseja arrastar esses personagens para a equação."[43] Para escrever os episódios restantes da temporada, Darabont recrutou Charles H. Eglee, Adam Fierro e Glen Mazzara, todos com quem ele trabalhou enquanto dirigia um episódio de The Shield. Jack LoGiudice também se juntou à equipe de roteiristas, junto com Robert Kirkman, também produtor executivo. “Eu tenho o melhor dos dois mundos”, diz Kirkman. "Foi muito divertido escrever o Episódio 104, e espero que se continuar na 2ª temporada, serei capaz de escrever mais episódios."[41]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A filmagem principal do episódio piloto, "Days Gone Bye", começou em 15 de maio de 2010[44] com os cinco episódios subsequentes começando a ser filmados algumas semanas depois, em 2 de junho.[45] A primeira temporada foi filmada em Atlanta, Geórgia, onde os episódios foram ambientados principalmente.[46]

Promoção[editar | editar código-fonte]

O site oficial da série lançou uma história em quadrinhos baseada na primeira edição da história em quadrinhos original e dublado por Phil LaMarr.[47] O site também postou um documentário de making-of principalmente sobre o primeiro episódio, bem como uma série de outros vídeos e entrevistas de bastidores. No documentário, o criador de histórias em quadrinhos e o produtor executivo do programa Robert Kirkman, bem como o artista Charlie Adlard, expressaram que estavam satisfeitos com a fidelidade da série aos quadrinhos e comentaram as semelhanças entre os atores e os desenhos originais dos personagens dos quadrinhos.[48] Várias cenas de "Days Gone Bye" foram exibidas em 23 de julho de 2010 como parte da San Diego Comic-Con International de 2010.[49] Hurd afirmou que "[eles] realmente estão fazendo seis filmes de uma hora",[50] e Darabont insistiu que a série refletiria de perto o desenvolvimento dos quadrinhos. "O caminho é um modelo muito forte. Mas vamos fazer todos os desvios interessantes que temos vontade de fazer. Enquanto estivermos no caminho do que Robert fez, não vejo razão para não o fazer. Se eles tiverem paciência, nós acabaremos alcançando o que Robert está fazendo."[50]

The Walking Dead estreou durante a mesma semana em 120 países. "Days Gone Bye" estreou em Hong Kong na TVB Pearl em 30 de agosto de 2011,[51] enquanto se expandiu nos mercados internacionais durante a primeira semana de novembro.[52] Duas semanas antes de sua estreia oficial nos Estados Unidos, o conteúdo do episódio vazou online.[53] Como parte de uma campanha expansiva para anunciar e aumentar a expectativa pela estreia, as afiliadas da transmissão internacional da AMC e da Fox coordenaram um evento mundial de invasão de zumbis ocorrendo dias antes da estreia do episódio nos Estados Unidos. O evento ocorreu em vinte e seis cidades em todo o mundo,[54] e foram hospedados em locais selecionados, incluindo a Ponte do Brooklyn em Nova Iorque, o Lincoln Memorial em Washington, D.C., o Palácio de Westminster em Londres, a Ponte do Bósforo em Istambul, a Acrópole de Atenas em Atenas e o Museu do Prado em Madrid.[54][55] Os eventos da campanha começaram em Hong Kong e Taipé e culminaram em Los Angeles.[55]

The Walking Dead foi incluído na capa da edição de dezembro de 2010 da Entertainment Weekly, que apresentava Rick Grimes apontando uma arma para uma horda de zumbis.[56] Segundo o jornalista da revista, "examina o passado, o presente e o futuro" da franquia de televisão; "desde o início humilde da história em quadrinhos, a um caminho improvável para a tela pequena, a um caminho ainda mais improvável como um sucesso de boa-fé."[56] Kirkman ficou em êxtase ao saber da notícia. "Eu tenho que dizer - não beijar a - ou qualquer coisa da sua revista - mas quando eles me ligaram e disseram que Frank [Darabont] queria fazer uma série, eu pensei, 'Sim, eu vou acreditar quando eu ver isto.' E então quando a AMC estava tipo, 'Estamos pegando a série', eu era como, 'Sim, certo, tanto faz.' Quando eles realmente começaram a filmar o piloto, eu pensei, 'Bem, isso é meio real, isso é legal.' Mas quando eles me ligaram e disseram, 'Seu programa está na capa da Entertainment Weekly', acho que foi a primeira vez que fiquei tipo, 'Meu Deus, não posso acreditar que isso está acontecendo comigo!'"[57]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de The Walking Dead recebeu críticas positivas da maioria dos críticos. No Metacritic, a temporada tem uma pontuação de 82 em 100, indicando "aclamação universal", com base em 25 críticas.[58] No Rotten Tomatoes, a temporada detém 87% com uma classificação média de 7.35 em 10 com base em 31 avaliações. O consenso crítico do site diz: "Salpicado de sangue, emocionalmente ressonante e intenso, The Walking Dead dá um toque inteligente ao subgênero zumbi superlotado."[59] Após a estreia do episódio piloto, Matt Roush da TV Guide chamou a série de "uma parábola de sobrevivência total e angustiante... visualmente deslumbrante... e ousada em seu uso ardiloso do silêncio."[60] Após o segundo episódio, Simon Abrams da Slant Magazine premiou o programa com três estrelas e meia de um total de quatro possíveis; "Dizer que Darabont começou sua série com um estrondo seria um eufemismo sério... [ele] criou uma realidade alternativa totalmente realizada e é uma coisa emocionante de se experimentar."[61]

Em resposta ao final da temporada, James Poniewozik da revista TIME deu à primeira temporada de The Walking Dead uma crítica brilhante afirmando, "a série tem uma urgência e bravura que a tornam algo especial".[62] Josh Jackson, da revista Paste, também elogiou a temporada ao escrever, "vale a pena se preocupar com os personagens", apesar de "ocasionais monólogos afetados, temperamentos rápidos e estereótipos infelizes".[63] Algumas resenhas foram mistas, incluindo uma de Kofi Outlaw do Screen Rant, que concluiu: "The Walking Dead ainda não se definiu como nada mais do que uma vaga história de sobrevivência sobre a condição humana", mas acrescentou: "você pode ter certeza que eu sou um daqueles Mortos-Vivos que já estão mastigando um pouco para a segunda temporada".[64] Sean McKenna da TV Fanatic também fez críticas mistas, dizendo que a primeira temporada "teve seus altos e baixos", observando que a segunda temporada deveria se concentrar em "um arco de história mais específico e no fortalecimento do desenvolvimento do personagem".[65] Logan Hill, da revista New York, foi mais crítico, alegando que os episódios continham "diálogos atrozes" e "um monte de maquinário de enredo que foi planejado para criar suspense de ação, mas... realmente não mudou a própria história para nenhum lugar em particular", embora ele admita que o quinto episódio mostrou "lampejos de promessa".[66]


The Walking Dead (1ª temporada): Recepção crítica por episódio
  • 1ª temporada (2010): Porcentagem de avaliações positivas rastreadas pelo site Rotten Tomatoes[59]

Premiações[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de The Walking Dead foi eleita um dos 10 melhores programas de televisão em 2010 pelo American Film Institute.[67] A temporada também foi indicada como Novo Programa de Destaque no 27º TCA Awards[68] e Melhor Nova Série no 63º Prêmio do Writers Guild of America.[69] Também foi indicado para Melhor Série Dramática na 68ª premiação do Globo de Ouro[2] e Melhor Série Dramática no 1st Critics 'Choice Television Awards.[70] Para o 37º Saturn Awards, a temporada recebe seis indicações, vencendo a Melhor Apresentação de Televisão.[71] As indicações foram para Melhor Ator na Televisão (Andrew Lincoln), Melhor Atriz na Televisão (Sarah Wayne Callies), Melhor Ator Coadjuvante na Televisão (Steven Yeun), Melhor Atriz Coadjuvante na Televisão (Laurie Holden) e Melhor Papel de Convidado na Televisão (Noah Emmerich).[72]

O episódio piloto, "Days Gone Bye", recebeu três indicações ao Prêmios Emmy do Primetime para o 63º Primetime Creative Arts Emmy Awards, ganhando Excelente Maquiagem Protética para uma Série, Minissérie, Filme ou Especial, e recebeu indicações para Edição de Som Excepcional para uma Série e Efeitos Visuais Especiais Excepcionais.[3] Frank Darabont foi indicado como Melhor Realização de Diretor em Série Dramática por seu trabalho em "Days Gone Bye".[73]

Audiência[editar | editar código-fonte]

O piloto recebeu 5,3 milhões de telespectadores, tornando-se o episódio de estreia da série mais assistida de qualquer série de televisão da AMC.[74] O final da primeira temporada recebeu 6 milhões de telespectadores, um recorde da temporada; com 4 milhões de telespectadores no grupo demográfico de 18 a 49 anos, tornando-se a série básica a cabo mais assistida para o grupo demográfico.[75] A primeira temporada teve uma média de 5,24 milhões de espectadores e uma classificação de 2,7 no grupo demográfico de 18 a 49 anos.[76] No Reino Unido, estreou uma semana depois dos Estados Unidos, em 5 de novembro de 2010 no canal digital da Fox. A estreia teve 579 mil espectadores, quase o dobro de qualquer outro programa na Fox naquela semana. A audiência caiu durante a temporada e aumentou para 522 mil no episódio final.[77] A estreia no Channel 5 em 10 de abril de 2011, teve uma média de 1,46 milhão de telespectadores.[78] Com base em suas classificações, a série foi renovada para uma segunda temporada em 8 de novembro de 2010.[5]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
1 "Days Gone Bye" 31 de outubro de 2010 2.7/7 5.35[34]
2 "Guts" 7 de novembro de 2010 2.5/7 4.71[35]
3 "Tell It to the Frogs" 14 de novembro de 2010 2.5/7 5.07[36]
4 "Vatos" 21 de novembro de 2010 2.4/6 4.75[37]
5 "Wildfire" 28 de novembro de 2010 2.8/7 5.56[38]
6 "TS-19" 5 de dezembro de 2010 3.0/8 5.97[39]

Referências

  1. «The Walking Dead - AMC» (em inglês). AMC. Consultado em 22 de outubro de 2021 
  2. a b «List of Golden Globe Nominees and Winners». The New York Times (em inglês). 14 de dezembro de 2010. Consultado em 22 de outubro de 2021. Cópia arquivada em 26 de maio de 2021 
  3. a b «Emmy Winners and Nominees 2011: Complete List». The Hollywood Reporter (em inglês). 14 de julho de 2011. Consultado em 22 de outubro de 2021. Cópia arquivada em 23 de outubro de 2020 
  4. Gorman, Bill (6 de dezembro de 2010). «"The Walking Dead" Finale Draws Series High 6 Million Viewers, 3.0 Adults 18-49 Rating» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 7 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2010 
  5. a b «AMC Resurrects "The Walking Dead" for a Second Season» (Nota de imprensa) (em inglês). AMC. 8 de novembro de 2010. Consultado em 8 de novembro de 2010 
  6. Patrick, Andy (30 de abril de 2010). «Exclusive: Sarah Wayne Callies Joins 'Walking Dead'». Entertainment Weekly (em inglês). Time Inc. Consultado em 14 de janeiro de 2012 
  7. Schremph, Kelly (18 de junho de 2018). «How Does Shane Return To 'The Walking Dead'? Jon Bernthal Is Set To Appear In Season 9». Bustle (em inglês). Consultado em 26 de junho de 2018 
  8. Hogan, Ron (15 de novembro de 2010). «The Walking Dead episode 3 review: Tell It To The Frogs». Den of Geek (em inglês). Dennis Publishing Limited. Consultado em 11 de junho de 2018 
  9. Melrose, Kevin (15 de novembro de 2010). «Recap | The Walking Dead: 'Tell It To The Frogs'». CBR.com (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2018 
  10. McCluskey, Megan (10 de fevereiro de 2016). «The Definitive Ranking of The Walking Dead's 20 Most Evil Villains». Time (em inglês). Time Inc. Consultado em 11 de junho de 2018 
  11. Venable, Nick (2011). «The Walking Dead Watch: Episode 3, Tell It To The Frogs». Cinema Blend (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2018 
  12. Nilles, Billy (29 de outubro de 2017). «The Walking Dead Just Welcomed Back a Surprising Face We Haven't Seen Since Season 1». E! (em inglês). NBCUniversal. Consultado em 12 de junho de 2018 
  13. Manuel, Julia (1 de novembro de 2017). «'The Walking Dead' season 8 episode 2: Rick comes face to face with Morales». Christian Today (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2018 
  14. «Noah Lomax Interview». Naluda Magazine (em inglês). 22 de setembro de 2015. Consultado em 12 de junho de 2018 
  15. Scheg, Abigail G.; Girardi, Tamara (13 de outubro de 2017). Hero or Villain?: Essays on Dark Protagonists of Television (em inglês). [S.l.]: McFarland Publishing. p. 126. ISBN 9781476630526 
  16. Keetley, Dawn (10 de fevereiro de 2014). "We're All Infected": Essays on AMC's The Walking Dead and the Fate of the Human (em inglês). [S.l.]: McFarland Publishing. p. 61. ISBN 9781476614526 
  17. Yuen, Wayne (2012). The Walking Dead and Philosophy: Zombie Apocalypse Now (em inglês). [S.l.]: Open Court Publishing. p. 34. ISBN 9780812697674 
  18. Johnson, Martenzie (21 de outubro de 2016). «All 27 black characters who have ever appeared on 'The Walking Dead' - Ranked». The Undefeated (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2018 
  19. Remling, Amanda (18 de outubro de 2013). «'The Walking Dead' Character Deaths: What Are The Actors Doing Now?». IB Times (em inglês). Newsweek. Consultado em 8 de junho de 2018 
  20. Merritt, Jason (25 de outubro de 2010). «Premiere Of AMC's "The Walking Dead" - Arrivals». Zimbio (em inglês). Livingly Media, Inc. Consultado em 8 de junho de 2018 
  21. Lebowitz, Stephen (12 de fevereiro de 2012). «The Walking Dead returns tonight! Keisha Tillis video interview». AXS (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2018 
  22. Lebowitz, Stephen (12 de fevereiro de 2012). «The Walking Dead returns tonight! Adrian Kali Turner video interview.». AXS (em inglês). Consultado em 8 de junho de 2018 
  23. Johnson, Martenzie (21 de outubro de 2016). «All 27 black characters who have ever appeared on 'The Walking Dead'». The Undefeated (em inglês). ESPN.com. Consultado em 12 de junho de 2018 
  24. Jeffery, Morgan (28 de janeiro de 2011). «Brown Jr. 'could return to Walking Dead'». Digital Spy (em inglês). Hearst Magazines UK. Consultado em 12 de junho de 2018 
  25. Napier, Jim (15 de dezembro de 2010). «Interview: Actor Anthony Guajardo, Miguel On THE WALKING DEAD». Geek Tyrant (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2018 
  26. Lucciardi, Antoine (1 de março de 2017). The Walking Dead décrypté: Les secrets de la saga (em inglês). [S.l.]: City Edition. p. 244. ISBN 9782824645230 
  27. Ortega, Oralia (9 de setembro de 2011). «El Paso Comic Con Convention Expected To Draw Thousands To Convention Center». KTSM.com (em inglês). ComCorp of El Paso Inc. Consultado em 12 de junho de 2018. Arquivado do original em 29 de maio de 2012 
  28. Hibberd, James (4 de maio de 2010). «AMC adds actor, producer to 'Walking Dead'». The Hollywood Reporter (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  29. Vespe, Eric (7 de janeiro de 2012). «What Could Have Been: Frank Darabont Speaks About His Original Walking Dead Season 2 Opener!». Ain't It Cool News (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2018 
  30. Marnell, Blair (5 de janeiro de 2012). «'Being Human' Star Slams AMC Over Aborted 'Walking Dead' Web Series». CraveOnline (em inglês). Evolve Media, LLC. Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 4 de novembro de 2017 
  31. Sagers, Aaron (Janeiro de 2012). «Sam Witwer on 'Being Human,' a vampire - and 'Walking Dead' zombie?». Paranormal Pop Culture (em inglês). Consultado em 11 de junho de 2018 
  32. Vieira, Anthony (26 de dezembro de 2015). «The Walking Dead: Frank Darabont Originally Wanted Thomas Jane to Star». Screen Rant (em inglês). Consultado em 20 de junho de 2018 
  33. Fitzpatrick, Kevin (26 de dezembro de 2015). «'The Walking Dead' Showrunner Originally Wanted Thomas Janes as Rick». Screen Crush (em inglês). Townsquare Media, Inc. Consultado em 20 de junho de 2018 
  34. a b Seidman, Robert (2 de novembro de 2010). «Sunday Cable Ratings: The Walking Dead Kills; Boardwalk Empire Steady; + Swamp People, Dexter, Ghost Hunters Live & Much More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 3 de novembro de 2010. Arquivado do original em 19 de novembro de 2010 
  35. a b Gorman, Bill (9 de novembro de 2010). «Sunday Cable Ratings: The Walking Dead Lives!; Boardwalk Empire Up; + Real Housewives, Hannah Montana, Kendra & Much More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 9 de novembro de 2010. Arquivado do original em 14 de novembro de 2010 
  36. a b Seidman, Robert (16 de novembro de 2010). «Sunday Cable Ratings: The Walking Dead, Sarah Palin (again, still); Boardwalk Empire Drops; Real Housewives, Sonny With a Chance, Kendra & Much More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 16 de novembro de 2010. Arquivado do original em 18 de novembro de 2010 
  37. a b Gorman, Bill (23 de novembro de 2010). «Sunday Cable Ratings: Sarah Palin's Alaska Falls; The Walking Dead (again, still); Boardwalk Empire Drops; Real Housewives, Sonny With a Chance, Kendra & Much More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 24 de novembro de 2010. Arquivado do original em 26 de novembro de 2010 
  38. a b Gorman, Bill (30 de novembro de 2010). «Sunday Cable Ratings: Boardwalk Empire Dips; Soul Train Awards, Real Housewives, Dexter, Top Gear & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 1 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 4 de dezembro de 2010 
  39. a b Gorman, Bill (7 de dezembro de 2010). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead,' 'Boardwalk Empire' Finales Rise; 'Sarah Palin's Alaska,' 'Dexter,' 'The Hasslehoffs' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 8 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 11 de dezembro de 2010 
  40. Sullivan, Michael Patrick (19 de maio de 2008). WEEK OF THE DEAD I: Robert Kirkman. CBR.com (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 20 de junho de 2018 
  41. a b c Jones, Bill (21 de julho de 2010). «Robert Kirkman (The Walking Dead) [Interview]». Pads & Panels (em inglês). Consultado em 7 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 20 de agosto de 2011 
  42. Davis, Brandon (6 de setembro de 2017). «Robert Kirkman Writes Tribute To 'Walking Dead' Inspiration George Romero». Comic Book (em inglês). Consultado em 20 de junho de 2018 
  43. a b c d Sepinwall, Alan (22 de julho de 2010). «Comic-Con interview: Frank Darabont on AMC's 'The Walking Dead'» (em inglês). HitFix. Consultado em 7 de dezembro de 2010. Cópia arquivada em 3 de março de 2016 
  44. Miska, Brad (10 de fevereiro de 2010). «TV: 'The Walking Dead' Pilot to Begin Lensing in May» (em inglês). Bloody Disgusting. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  45. Chan, Jon (2 de junho de 2010). «Walking Dead TV Series Starts Filming!» (em inglês). Secondary Fire. Consultado em 11 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2010 
  46. Christine (27 de maio de 2010). «AMC's 'Walking Dead' first filming locations revealed, zombies wanted» (em inglês). On Location Vacations. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  47. Neuman, Clayton (20 de julho de 2010). «The Walking Dead Motion Comic Arrives Online» (em inglês). AMC. Consultado em 29 de outubro de 2021. Arquivado do original em 29 de dezembro de 2015 
  48. Neuman, Clayton (11 de outubro de 2010). «The Making of The Walking Dead Documentary» (em inglês). AMC. Consultado em 29 de outubro de 2021. Arquivado do original em 30 de dezembro de 2015 
  49. Miska, Brad (13 de julho de 2010). «SD Comic-Con 2010: The Walking Dead Promotional One-Sheet» (em inglês). Dread Central. Consultado em 13 de julho de 2010 
  50. a b Hibberd, James (30 de novembro de 2010). «AMC's 'Walking Dead' panel: 'This is big'». The Hollywood Reporter (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  51. «Episode 1 - Days Gone By» (em inglês). Television Broadcasts Limited. Consultado em 29 de outubro de 2021. Arquivado do original em 25 de novembro de 2011 
  52. «AMC Signs Unprecedented Deal with FOX International Channels for All International Rights to Original Series "The Walking Dead"» (em inglês). The Futon Critic. 8 de junho de 2010. Consultado em 25 de julho de 2011 
  53. Ernesto (21 de outubro de 2010). «The Walking Dead TV-Series Premieres On BitTorrent» (em inglês). TorrentFreak. Consultado em 22 de outubro de 2010 
  54. a b Neuman, Clayton (25 de outubro de 2010). «Photos From The Walking Dead's Worldwide Zombie Invasion» (em inglês). AMC. Consultado em 29 de outubro de 2021. Arquivado do original em 30 de dezembro de 2015 
  55. a b Hibberd, James (25 de outubro de 2010). «'Walking Dead' plans global zombie invasion stunt». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 24 de julho de 2011 
  56. a b «'The Walking Dead': This week's EW cover story goes behind the scenes on TV's best new show». Entertainment Weekly (em inglês). Time Inc. 24 de novembro de 2010. Consultado em 14 de janeiro de 2012 
  57. Collis, Clark (29 de novembro de 2010). «'Walking Dead' writer Robert Kirkman talks about last night's episode and teases next week's season finale». Entertainment Weekly (em inglês). Time Inc. Consultado em 29 de outubro de 2021. Arquivado do original em 9 de dezembro de 2010 
  58. «The Walking Dead: Season 1» (em inglês). Metacritic. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  59. a b «The Walking Dead: Season 1» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  60. Roush, Matt (25 de outubro de 2010). «Roush Review: Zombie Terror Alert!». TV Guide (em inglês). Consultado em 30 de outubro de 2021. Arquivado do original em 28 de outubro de 2010 
  61. Abrams, Simon (26 de outubro de 2010). «The Walking Dead: Season One». Slant Magazine (em inglês). Consultado em 7 de dezembro de 2010 
  62. Poniewozik, James (6 de dezembro de 2010). «Walking Dead Watch: The Big Decision». TIME (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2015 
  63. Jackson, Josh (6 de dezembro de 2010). «The Walking Dead Review (Episode 1.6 "TS-19")». Paste (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2015 
  64. Outlaw, Kofi (5 de dezembro de 2010). «The Walking Dead Season Finale Review & Discussion». Screen Rant (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2015 
  65. McKenna, Sean (6 de dezembro de 2010). «The Walking Dead Season Finale Review: "TS-19"» (em inglês). TV Fanatic. Consultado em 30 de dezembro de 2015 
  66. Hill, Logan (5 de dezembro de 2010). «The Walking Dead Recap: A Bang That's a Whimper». New York (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2015 
  67. «AFI Awards» (em inglês). AFI.com. Consultado em 13 de dezembro de 2010 
  68. Hibberd, James (13 de junho de 2011). «'Game of Thrones,' 'The Killing,' 'Walking Dead' nominated for TCA Awards». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 13 de junho de 2011 
  69. «AMC Garners Six WGA Award Nominations for Acclaimed Original Dramas "Mad Men," "Breaking Bad" and "The Walking Dead"» (Nota de imprensa) (em inglês). AMC. 8 de dezembro de 2010. Consultado em 9 de dezembro de 2010 
  70. Ausiello, Michael (6 de junho de 2011). «Mad Men, Fringe, Good Wife, Modern Family, Community, Justified Lead Critics Choice Kudos» (em inglês). TVLine. Consultado em 8 de junho de 2011 
  71. «The Walking Dead and Frank Darabont Win Saturn Awards» (em inglês). AMC. Consultado em 30 de outubro de 2021. Arquivado do original em 30 de dezembro de 2015 
  72. Nordyke, Kimberly (24 de fevereiro de 2011). «'Inception,' 'Walking Dead' Top Saturn Awards Nominations». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2011 
  73. «DGA Awards Nominees for TV and Commercials» (em inglês). AMC. 11 de janeiro de 2011. Consultado em 11 janeiro de 2011 
  74. «AMC Original Series "The Walking Dead" Garners Highest 18-49 Delivery for Any Cable Series Premiere for 2010» (Nota de imprensa) (em inglês). AMC. 1 de novembro de 2010. Consultado em 1 de novembro de 2010 
  75. «"Walking Dead" Finale Draws 6 Million Viewers, 3.0 Adults 18-49 Rating» (Nota de imprensa) (em inglês). AMC. 6 de dezembro de 2010. Consultado em 6 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 3 de julho de 2012 
  76. «2010 Year in Review/2011 Year in Preview: AMC» (em inglês). The Futon Critic. 24 de janeiro de 2011. Consultado em 25 de março de 2012 
  77. «Weekly Top 10 Programmes» (Nota de imprensa) (em inglês). Broadcasters' Audience Research Board. Consultado em 16 de dezembro de 2010 
  78. Laughlin, Andrew (11 de abril de 2011). «'The Walking Dead' scares up 1.5m on C5». Digital Spy (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2011. Arquivado do original em 7 de novembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]