The Walking Dead (3.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a terceira temporada da série de televisão. Para a terceira temporada da série de jogos eletrônicos, veja The Walking Dead: A New Frontier.
The Walking Dead
(3ª temporada)
The Walking Dead (3.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 16
Transmissão
Emissora
original
AMC
Exibição
original
14 de outubro de 2012 (2012-10-14) – 31 de março de 2013 (2013-03-31)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada 4ª temporada
Lista de episódios de The Walking Dead

A terceira temporada de The Walking Dead, uma série de televisão norte-americana de terror pós-apocalíptico exibida pela AMC, estreou em 14 de outubro de 2012 e terminou em 31 de março de 2013, consistindo em 16 episódios.[1][2] Desenvolvida para televisão por Frank Darabont, a série é baseada na série homônima de histórias em quadrinhos criada por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard. Foi produzida por Kirkman, Glen Mazzara, David Alpert e Gale Anne Hurd, tendo Mazzara como showrunner em sua segunda e última temporada. A terceira temporada foi muito bem recebida pelos críticos, sendo indicada para múltiplos prêmios e conquistando dois deles, incluindo Melhor Série de Televisão Sindicada/Cabo, no 39º Saturn Awards.[3]

Esta temporada adapta material das edições 13–39 da série de histórias em quadrinhos e introduz personagens notáveis das HQs, incluindo Michonne (Danai Gurira), Axel (Lew Temple), O Governador (David Morrissey) e Tyreese Williams (Chad L. Coleman). Também marca o retorno de Merle Dixon (Michael Rooker), o volátil irmão mais velho de Daryl Dixon (Norman Reedus), que havia desaparecido na primeira temporada, e também apresenta o retorno de Morgan Jones (Lennie James), o primeiro sobrevivente que Rick Grimes (Andrew Lincoln) encontrou e fez amizade, mas com quem perdeu contato na primeira temporada. Assim como nas HQs, esta temporada se passa principalmente em uma prisão abandonada e em uma cidade rural ativa de sobreviventes.

Passados oito meses após a morte de Shane Walsh e o ataque à Fazenda da Família Greene, com o mundo se tornando cada vez mais perigoso e a gravidez de Lori (Sarah Wayne Callies) avançando, a temporada continua a história de Rick Grimes, que assumiu um tipo de liderança ditatorial sobre seu grupo de sobreviventes enquanto eles lutam para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico infestado por zumbis comedores de carne, chamados de "walkers". Após descobrir um possível refúgio seguro, o grupo encontra abrigo e se estabelece em uma grande prisão fortificada, mas essa segurança é ameaçada por uma comunidade próxima — Woodbury — liderada por um homem nefasto conhecido como O Governador, que demonstra interesse por Andrea (Laurie Holden), pois ela permanece separada e sem saber do status do grupo principal após o incêndio da fazenda.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Os principais personagens da terceira temporada incluem (da esquerda para a direita): Lori, Carl, Daryl, Carol, T-Dog, Beth, Hershel, Rick, Maggie, Glenn, O Governador, Michonne, e Andrea; ausente: Merle

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada conta com dez atores recebendo destaque nos créditos iniciais, com oito retornando da temporada anterior e dois novos membros do elenco introduzidos; seis são listados como membros do elenco principal na segunda temporada, enquanto Lauren Cohan e Scott Wilson foram promovidos de status recorrente e Michael Rooker foi promovido de status convidado das duas temporadas anteriores,[4][5] enquanto Danai Gurira e David Morrissey foram adicionados ao elenco principal como Michonne e O Governador, respectivamente.[6] No entanto, Wilson e McBride são creditados como "Também estrelando".[7]

Estrelando[editar | editar código-fonte]

  • Andrew Lincoln como Rick Grimes, o protagonista da série e um ex-vice-xerife, que se estabeleceu como líder do grupo. Rick se tornou um líder mais frio e calculista, disposto a deixar estranhos morrerem e abandonar membros do grupo se isso significar a sobrevivência de todos os outros, entrando em conflito com O Governador. Rick também se tornou distante, ressentindo-se da ambivalência e raiva de Lori em relação a ele depois de contar a ela que havia matado Shane.
  • Sarah Wayne Callies como Lori Grimes, esposa de Rick e mãe de Carl, que está grávida de 9 meses, mas é ressentida por Rick e Carl por seu caso com Shane e os problemas que isso causou. Ela está preocupada com a segurança de seu bebê, mas sua fé em manter o bebê vivo a torna uma mãe destemida.
  • Laurie Holden como Andrea, uma ex-advogada de direitos civis bem-sucedida, que foi separada do grupo no final da segunda temporada. Ela faz amizade com Michonne e forma um relacionamento com O Governador.
  • Norman Reedus como Daryl Dixon, um anti-herói do sul, caipira, que é também o principal caçador do grupo. Ele se tornou o braço direito de Rick e o aliado mais próximo desde a morte de Shane.
  • Steven Yeun como Glenn Rhee, um ex-entregador de pizza e namorado de Maggie. Glenn encontrou algo em Maggie que ele não quer perder e se tornou muito protetor dela.
  • Lauren Cohan como Maggie Greene, a determinada e determinada filha mais velha de Hershel e namorada de Glenn. Maggie aceitou o vírus dos mortos-vivos e desde então se tornou uma boa lutadora e membro fundamental do grupo central.
  • Chandler Riggs como Carl Grimes, filho jovem de Rick e Lori, que também se tornou mais frio e brutal seguindo o exemplo de seu pai, mas muitas vezes fica frustrado quando é proibido de contribuir com mais frequência, já que os membros mais velhos do grupo buscam manter sua inocência.
  • Danai Gurira como Michonne, a figura encapuzada que empunha uma katana, que salva Andrea no final da segunda temporada. Michonne é uma sobrevivente quieta e aparentemente impiedosa, que imediatamente não gosta d'O Governador. Ela cria um vínculo com o filho de Rick, Carl, e começa a abandonar sua brutalidade em favor de uma mentalidade mais saudável.
  • Michael Rooker como Merle Dixon, um caipira sulista indisciplinado e irmão mais velho de Daryl, que desapareceu na primeira temporada. Merle é a mão direita de O Governador, mas Daryl, sendo seu irmão, poderia mudar isso.
  • David Morrissey como O Governador, líder da cidade de Woodbury, pai de Penny e o principal antagonista da temporada. O Governador é um sociopata impiedoso, paranóico e perigoso, que matará qualquer um que ele veja como uma ameaça para sua comunidade, e busca eliminar o grupo de Rick quando eles se mudam para a prisão próxima.

Também estrelando[editar | editar código-fonte]

  • Melissa McBride como Carol Peletier, vítima anterior de abuso doméstico, que agora é a última sobrevivente de sua família, tendo perdido sua filha Sophia na última temporada. Carol também tem um vínculo próximo com Daryl e não gosta de seu irmão Merle por sua influência sobre ele, mas vê o potencial de Daryl nele também.
  • Scott Wilson como Hershel Greene, um fazendeiro religioso, veterinário treinado e pai de Maggie e Beth, além de uma figura paterna para Glenn. Ele atua como a principal bússola moral do grupo e o principal conselheiro de Rick.

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

  • Emily Kinney como Beth Greene, filha mais jovem e de voz suave de Hershel, e meia-irmã de Maggie, que aceitou o novo estado do mundo, depois de ter tentado suicídio anteriormente, e se tornou mais habilidosa em matar walkers. Frequentemente, ela tenta elevar o moral cantando.
  • IronE Singleton como Theodore "T-Dog" Douglas, um sobrevivente do grupo original de Atlanta, que luta para provar seu valor ao grupo, mas é um indivíduo corajoso disposto a arriscar sua vida pelo bem de todos os outros.

Woodbury[editar | editar código-fonte]

  • Jose Pablo Cantillo como Caesar Martinez, um dos homens d'O Governador. Martinez é um membro leal e ligeiramente egocêntrico das forças d'O Governador, mas é razoável e tem honra, e até fica perturbado com as ações d'O Governador, mas está disposto a fazer o que é necessário para sobreviver.
  • Dallas Roberts como Milton Mamet, um cientista e velho amigo d'O Governador, que estuda os walkers acreditando que pode haver uma maneira de restaurar sua humanidade, mas reluta em aceitar O Governador pelo monstro que ele é, pois o conheceu antes do surto.
  • Travis Love como Shumpert, um membro silencioso do exército de Woodbury que usa arco, muito leal a'O Governador e um bom amigo de Martinez.
  • Melissa Ponzio como Karen, uma ex-professora e cidadã de Woodbury, que discorda do plano d'O Governador de criar um exército a partir dos cidadãos de Woodbury, o que inclui as crianças.
  • Alexa Nikolas como Haley, uma guarda feminina de Woodbury, arrogante e excessivamente confiante.
  • Donzaleigh Abernathy como Dra. Stevens, uma médica que vive em Woodbury.

Os prisioneiros[editar | editar código-fonte]

  • Nick Gomez como Tomas, um prisioneiro violento e líder de um grupo de prisioneiros que sobreviveu dentro da prisão.
  • Lew Temple como Axel, um prisioneiro e sobrevivente, encontrado pelo grupo na prisão, que tenta manter a paz, mas frequentemente fala mais do que necessário. Ele também forma uma amizade com Carol.
  • Vincent Ward como Oscar, um sobrevivente encontrado na prisão e melhor amigo de Axel, muito honrado e corajoso, mesmo diante da morte, e disposto a arriscar sua vida para ajudar os necessitados.
  • Markice Moore como Andrew, o menor e mais fraco dos prisioneiros que o grupo de Rick encontra, o mais travesso e astuto deles.
  • Theodus Crane como Big Tiny, o maior do grupo de prisioneiros de Tomas, mas também o mais gentil, com dificuldades para matar walkers.

Grupo de Tyreese[editar | editar código-fonte]

  • Chad L. Coleman como Tyreese Williams, um sobrevivente liderando um pequeno grupo de pessoas em busca de segurança, que encontra o grupo na prisão, mas é expulso por um Rick mentalmente instável, contra o conselho de todos os outros. Eventualmente, ele se junta a Woodbury, sem conhecer a verdadeira natureza d'O Governador. Tyreese é um homem de moral e princípios disposto a fazer o que for preciso para conquistar seu lugar e encontrar um refúgio seguro para sua irmã e amigos, mas reluta em ferir pessoas, mesmo se necessário.
  • Sonequa Martin-Green como Sasha Williams, irmã de Tyreese, que está tentando encontrar abrigo com seu irmão e encontra o grupo na prisão, mas é expulsa por um Rick mentalmente instável, contra o conselho de todos os outros, e se junta a Woodbury sem conhecer a verdadeira natureza d'O Governador. Ao contrário de Tyreese, Sasha tem uma mentalidade de sobrevivência mais fria, o que às vezes a coloca em conflito com seu irmão, mas ela ainda é compassiva o suficiente para evitar derramamento de sangue desnecessário.
  • Daniel Thomas May como Allen, membro do grupo de Tyreese, pai de Ben e marido de Donna, um sobrevivencialista disposto a matar pessoas inocentes, mesmo que elas o tratem com compaixão. Ele também tem uma rixa com Tyreese, já que Donna ficou encantada por ele depois que ele a salvou dos walkers.
  • Tyler Chase como Ben, filho adolescente de Allen, disposto a fazer o que o pai mandar, independentemente de quão sombrias sejam essas ações.

Diversos[editar | editar código-fonte]

  • Lennie James como Morgan Jones, a primeira pessoa que Rick encontrou e fez amizade após acordar de seu coma, que junto com seu filho Duane, eram considerados mortos. Embora um pai gentil e moral, Morgan sofreu um colapso psicológico após seu filho ter sido morto por sua esposa morta-viva depois que Morgan falhou em atirar nela anteriormente. Agora, Morgan acredita que o propósito de sua vida é limpar a cidade de Rick de todos os walkers e pessoas, e quase mata Rick sem querer.
  • Jon Bernthal como Shane Walsh, o principal antagonista da segunda temporada e ex-colega de Rick como vice-xerife e melhor amigo, que teve um caso com Lori e perdeu a sanidade devido à sua obsessão por Lori. Ele foi morto por Rick enquanto tentava matá-lo na segunda temporada e reaparece como alucinação para Rick durante a batalha de Woodbury.
  • Emma Bell como Amy (voz), irmã mais nova de Andrea e ex-membro do grupo, que foi mordida e morta por Andrea; ouvida nas alucinações de Rick ao telefone.
  • Jeryl Prescott Sales como Jacqui (voz), uma ex-funcionária da Cidade de Atlanta e ex-membro do grupo, que cometeu suicídio após perder a esperança ao permanecer no CDC com o Dr. Edwin Jenner, à medida que explodia devido a sistemas de segurança; ouvida nas alucinações de Rick ao telefone.
  • Andrew Rothenberg como Jim (voz), um ex-membro do grupo, que foi mordido e, a seu pedido, deixado para se reanimar; ouvido nas alucinações de Rick ao telefone.
  • Julio Cesar Cedillo como Tenente Welles, um membro de um grupo de militares que estão envolvidos em um acidente de helicóptero, e salvos, mas eventualmente massacrados pel'O Governador, enquanto Welles é decapitado e sua cabeça é colocada em um aquário.

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência Estados Unidos
(milhões)
201 "Seed"
"(Semente)" (BR)
Ernest DickersonGlen Mazzara14 de outubro de 2012 (2012-10-14)10.87[8]
Oito meses após abandonarem a fazenda de Hershel, e com Lori prestes a dar à luz, Rick lidera o grupo na busca por uma prisão infestada de zumbis. Enquanto limpam as celas, Hershel é mordido por um zumbi, e são obrigados a amputar seu pé para salvá-lo. Eles descobrem que cinco prisioneiros ainda estão vivos. Enquanto isso, Michonne cuida de Andrea, que está doente. 
212 "Sick"
"(Doente)" (BR)
Billy GierhartNichole Beattie21 de outubro de 2012 (2012-10-21)9.55[9]
O grupo de Rick discute o que fazer com os cinco sobreviventes da prisão e os mantém separados dos zumbis em uma parte segura. Quando os prisioneiros concordam em ajudar a eliminar os zumbis, Rick permite que eles os acompanhem, mas percebe que o líder, Tomas, é instável e é forçado a matá-lo. Os outros cuidam de Hershel e garantem que ele não se transforme em zumbi. 
223 "Walk with Me"
"(Vem Comigo)" (BR)
Guy FerlandEvan Reilly28 de outubro de 2012 (2012-10-28)10.51[10]
Andrea e Michonne testemunham um grupo de homens investigando a queda de um helicóptero, mas são capturadas por Merle e levadas para a cidade fortificada de Woodbury, onde conhecem o Governador, a quem Michonne desconfia. Um sobrevivente do acidente revela ao Governador a localização de seu grupo, e ele lidera seu grupo para matar os outros sobreviventes e pegar suas armas e veículos. 
234 "Killer Within"
"(Assassino Interno)" (BR)
Guy FerlandSang Kyu Kim4 de novembro de 2012 (2012-11-04)9.27[11]
Enquanto Hershel se recupera, o alarme da prisão dispara, e os zumbis, atraídos pelo som, sobrecarregam o grupo de Rick, que é obrigado a se dispersar. Rick, auxiliado pelos prisioneiros sobreviventes Oscar e Axel, desativa o alarme, que foi ligado por Andrew. Oscar salva Rick matando Andrew. Lori, Carl e Maggie se abrigam em uma sala de caldeiras quando Lori entra em trabalho de parto. Maggie é forçada a fazer uma cesárea para entregar a filha, o que é fatal para Lori, e Carl a mata para evitar que ela se transforme em zumbi. Enquanto os sobreviventes se reagrupam, Rick fica arrasado ao descobrir a morte de Lori. 
245 "Say the Word"
"(Diga a Palavra)" (BR)
Greg NicoteroAngela Kang11 de novembro de 2012 (2012-11-11)10.37[12]
Michonne descobre que o Governador mantém zumbis em cativeiro, e decide deixar Woodbury, apesar de Andrea ficar para trás e aprender mais sobre o Governador com seu braço direito, Milton. O Governador envia Merle e um grupo de homens para encontrá-la ao saber de sua partida. Enquanto isso, Rick ainda está emocionalmente abalado com sua perda quando recebe uma ligação telefônica. 
256 "Hounded"
"(Perseguidos)" (BR)
Dan AttiasScott M. Gimple18 de novembro de 2012 (2012-11-18)9.21[13]
Rick, ainda em luto, parece receber chamadas telefônicas na sala de caldeiras onde Lori morreu, de sobreviventes anteriores que haviam morrido. Enquanto foge da captura, Michonne testemunha Glenn e Maggie procurando suprimentos para o bebê de Lori antes de serem capturados por Merle, que reconhece Glenn como um dos membros de seu antigo grupo que o abandonou em Atlanta. Michonne, tendo deduzido de onde Glenn e Maggie vieram, leva os suprimentos para a prisão e encontra Rick lá. 
267 "When the Dead Come Knocking"
"(Quando os Mortos Batem na Porta)" (BR)
Dan SackheimFrank Renzulli25 de novembro de 2012 (2012-11-25)10.43[14]
Embora desconfiado dela, Rick faz com que as feridas de Michonne sejam tratadas, enquanto ela explica a captura de Glenn e Maggie e Woodbury. Em Woodbury, O Governador interroga severamente Glenn e Maggie para descobrir de onde eles vêm, e quando ameaça matar Glenn, Maggie revela que o grupo está na prisão. O Governador envia Merle para explorar a prisão, enquanto Rick, Daryl, Oscar e Michonne se aproximam de Woodbury. 
278 "Made to Suffer"
"(Feitos Para Sofrer)" (BR)
Billy GierhartRobert Kirkman2 de dezembro de 2012 (2012-12-02)10.48[15]
O grupo de Rick invade Woodbury e resgata Glenn e Maggie, onde Daryl descobre que Merle ainda está vivo. Michonne, ao tentar matar O Governador, descobre que ele mantém sua filha reanimada, Penny, acorrentada e a mata; O Governador descobre Michonne e eles lutam, que termina quando ela o apunhala no olho. Oscar é morto ao cobrir sua fuga enquanto Daryl é capturado e forçado a lutar contra Merle. Enquanto isso, um novo grupo de sobreviventes liderado por Tyreese e Sasha entra na prisão através da cerca danificada. 
289 "The Suicide King"
"(O Rei Suicida)" (BR)
Lesli Linka GlatterEvan Reilly10 de fevereiro de 2013 (2013-02-10)12.26[16]
Enquanto Daryl e Merle brigam, Rick e Maggie retornam a Woodbury para libertar Daryl. Eles são forçados a levar Merle junto, o que Rick e Glenn temem que os prejudique, e Daryl e Merle seguem sozinhos. Os residentes de Woodbury começam a questionar sua segurança, e Andrea tenta acalmar o Governador para que não tome medidas drásticas. Na prisão, os sobreviventes descobrem o grupo de Tyreese e Sasha e, embora desconfiados, permitem que fiquem. Quando Rick retorna, ele ainda vê visões de Lori e fica zangado e violento, e Glenn sugere que é melhor para o novo grupo partir. 
2910 "Home"
"(Lar)" (BR)
Seith MannNichole Beattie17 de fevereiro de 2013 (2013-02-17)11.05[17]
Embora desconfie dela, o Governador oferece a liderança de Woodbury a Andrea. O Governador lidera secretamente um grupo de seus homens para atacar a prisão, matando Axel e violando a cerca externa para permitir a entrada de walkers. Os sobreviventes repelam o ataque, forçando o Governador a recuar, enquanto Daryl e Merle, que decidiram que é melhor permanecer no grupo, chegam para salvar os outros sobreviventes. 
3011 "I Ain't a Judas"
"(Eu Não Sou Judas)" (BR)
Greg NicoteroAngela Kang24 de fevereiro de 2013 (2013-02-24)11.01[18]
Andrea descobre o ataque à prisão e exige ir lá para tentar acalmar a situação. O Governador permite que ela vá, mas com Milton. No caminho, eles encontram o grupo de Tyreese e Sasha, e Milton os leva de volta a Woodbury, onde eles oferecem dar ao Governador o layout da prisão em troca de permissão para ficar. Na prisão, Andrea explica a situação e que o Governador realmente quer Michonne, e Carol sugere que ela tente matar o Governador antes que a guerra total comece. De volta a Woodbury, Andrea descobre que não consegue matar o Governador. 
3112 "Clear"
"(Claro)" (BR)
Tricia BrockScott M. Gimple3 de março de 2013 (2013-03-03)11.30[19]
Rick, Carl e Michonne voltam à casa de Rick no Condado de King para obter mais armas para a batalha iminente e descobrem que Morgan Jones ainda está vivo, embora tenha perdido seu filho Duane. Rick tenta convencer Morgan a voltar com eles, enquanto Michonne protege Carl enquanto ele recupera suprimentos e uma foto pessoal de um bar. Ao retornarem, Rick e Carl percebem que Michonne é um recurso para o grupo deles. 
3213 "Arrow on the Doorpost"
"(Flecha No Batente da Porta)" (BR)
David BoydRyan C. Coleman10 de março de 2013 (2013-03-10)11.46[20]
Andrea arranja um encontro cara a cara entre o Governador e Rick, onde o Governador exige que entreguem Michonne a ele. Acreditando que o Governador quer matá-los de qualquer maneira, Rick e o Governador preparam seus respectivos grupos para o combate. 
3314 "Prey"
"(Presa)" (BR)
Stefan SchwartzGlen Mazzara & Evan Reilly17 de março de 2013 (2013-03-17)10.84[21]
Andrea fica sabendo da duplicidade do Governador e da intenção dele de matar o grupo de Rick através de Milton, e consegue escapar de Woodbury para avisar Rick, mas o Governador consegue capturá-la pouco antes de ela chegar à prisão. Enquanto eles estão fora, alguém queima todos os walkers capturados que o Governador mantinha, e ele suspeita de Milton ou Tyreese. 
3415 "This Sorrowful Life"
"(Esta Triste Vida)" (BR)
Greg NicoteroScott M. Gimple24 de março de 2013 (2013-03-24)10.99[22]
Rick decide por conta própria entregar Michonne ao Governador, pedindo discretamente ajuda a Merle, mas Merle insiste em fazer isso sozinho. Enquanto Merle leva Michonne até o local, ele se torna simpático a ela e a deixa ir. Merle aproveita a oportunidade para levar um grupo de walkers até o ponto de encontro e depois atacar o Governador, mas acaba sendo morto. Michonne retorna à prisão e, a caminho de volta, encontra Daryl e diz a ele que Merle a deixou ir. Daryl vai ao ponto de encontro e encontra Merle, agora reanimado, antes de matá-lo. Michonne finalmente volta à prisão. 
3516 "Welcome to the Tombs"
"(Bem-Vindos aos Túmulos)" (BR)
Ernest DickersonGlen Mazzara31 de março de 2013 (2013-03-31)12.42[23]
O Governador, já não confiando em ninguém, fere fatalmente Milton e o tranca na sala onde manteve Andrea, esperando que ele se transforme e a mate; Milton consegue manter a lucidez tempo suficiente para explicar a ela como escapar. O Governador lidera um ataque à prisão, mas o grupo de Rick está preparado e os embosca, forçando o Governador e os rezagados a fugir; ele mais tarde mata sua própria gente quando eles não querem retornar e continuar a luta. Rick e os outros retornam a Woodbury, e chegam tarde demais para salvar Andrea, que havia sido mordida por Milton. Ela se mata e os residentes sobreviventes de Woodbury são levados à prisão. 

Produção[editar | editar código-fonte]

A AMC renovou The Walking Dead para uma terceira temporada em 25 de outubro de 2011, após a estreia da segunda temporada que quebrou recordes de audiência a cabo no público de 18 a 49 anos.[24] Em 14 de janeiro de 2012, a AMC anunciou que a terceira temporada terá 16 episódios.[2]

As filmagens da temporada começaram em maio de 2012 no Condado de Coweta, Geórgia, com a cidade de Senoia, sendo usada como local de filmagem para a cidade de Woodbury.[25] Ernest Dickerson dirigiu o episódio de estreia da temporada.[26] Greg Nicotero, produtor co-executivo e artista de efeitos especiais da série, dirigiu o quinto episódio da terceira temporada depois de já ter dirigido o episódio da segunda temporada "Judge, Jury, Executioner". Ele também retornou como um zumbi no episódio "The Suicide King", depois de interpretar dois zumbis diferentes na primeira temporada.[27] Em novembro de 2012, Glen Mazzara anunciou que Ernest Dickerson dirigiria o final da temporada.[28]

Após a conclusão da terceira temporada, Mazzara deixou o cargo de showrunner e produtor executivo da série, em um acordo mútuo entre Mazzara e a AMC. O comunicado de imprensa dizia: "Ambas as partes reconhecem que há uma diferença de opinião sobre o rumo que a série deve seguir no futuro e concluem que é melhor seguir caminhos separados."[29]

Webepisódios[editar | editar código-fonte]

Após a série Torn Apart em 2011, outro conjunto de webepisódios intitulado Cold Storage foi produzido e estreou em 1 de outubro de 2012, antes da estreia da terceira temporada.[30][31]

Talking Dead[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Talking Dead

Uma segunda temporada havia sido encomendada em maio de 2012.[32] Para coincidir com uma maratona do programa, um episódio especial foi ao ar em julho de 2012 após o término da maratona, apresentando um tour pelos diversos objetos/sets usados na terceira temporada, além de entrevistas com elenco/equipe e um trecho de imagens exclusivas com o novo personagem introduzido, Michonne.[33]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta crítica[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada de The Walking Dead recebeu críticas positivas dos críticos. No Metacritic, a temporada possui uma pontuação de 82 de 100, indicando "aclamação universal", com base em 19 críticos.[34] No Rotten Tomatoes, a temporada possui um índice de aprovação de 88%, com uma média de avaliação de 7,85 de 10, com base em 33 análises. O consenso crítico do site diz: "O terror palpável e as emoções viscerais continuam na terceira temporada de The Walking Dead, juntamente com um sentido mais profundo das pessoas que habitam sua paisagem apocalíptica."[35]


The Walking Dead (3ª temporada): Recepção crítica por episódio
  • 3ª temporada (2012–13): Porcentagem de avaliações positivas rastreadas pelo site Rotten Tomatoes[35]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Para a 39ª edição do Saturn Awards, a terceira temporada de The Walking Dead recebeu quatro indicações e dois prêmios. Os prêmios foram para Melhor Série de Televisão de Sindicato/Cabo e Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão (Laurie Holden).[3] As indicações foram para Melhor Ator em Televisão (Andrew Lincoln) e Melhor Ator Coadjuvante em Televisão (David Morrissey).[36]

A temporada também recebeu uma indicação para Melhor Maquiagem de Prótese para Série, Minissérie, Filme ou Especial no 65º Primetime Creative Arts Emmy Awards ("This Sorrowful Life").[37] Além disso, a temporada também foi indicada para Performance Destaque de Dublês em Série de Televisão no 19º e 20º Screen Actors Guild Awards para ambas metades da temporada, respectivamente.[38][39] Esta temporada também foi indicada para Programa do Ano no 29º TCA Awards,[40] enquanto Andrew Lincoln foi indicado para Melhor Ator em Série Dramática no 3º Critics' Choice Television Awards.[41]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
1 "Seed" 14 de outubro de 2012 5.8 10.87[8]
2 "Sick" 21 de outubro de 2012 5.1 9.55[9]
3 "Walk with Me" 28 de outubro de 2012 5.4 10.51[10]
4 "Killer Within" 4 de novembro de 2012 4.9 9.27[11]
5 "Say the Word" 11 de novembro de 2012 5.6 10.37[12]
6 "Hounded" 18 de novembro de 2012 4.9 9.21[13]
7 "When the Dead Come Knocking" 25 de novembro de 2012 5.4 10.43[14]
8 "Made to Suffer" 2 de dezembro de 2012 5.4 10.48[15]
9 "The Suicide King" 10 de fevereiro de 2013 6.1 12.26[16]
10 "Home" 17 de fevereiro de 2013 5.6 11.05[17]
11 "I Ain't a Judas" 24 de fevereiro de 2013 5.7 11.01[18]
12 "Clear" 3 de março de 2013 5.7 11.30[19]
13 "Arrow on the Doorpost" 10 de março de 2013 5.7 11.46[20]
14 "Prey" 17 de março de 2013 5.5 10.84[21]
15 "This Sorrowful Life" 24 de março de 2013 5.4 10.99[22]
16 "Welcome to the Tombs" 31 de março de 2013 6.4 12.42[23]

Referências

  1. Masters, Megan (13 de julho de 2012). «Walking Dead @ Comic-Con: Season 3 Premiere Date Revealed!». TVLine (em inglês). Consultado em 13 de julho de 2012 
  2. a b Neuman, Clayton (14 de janeiro de 2012). «AMC Announces 16 Episode Order for The Walking Dead Season 3». AMC (em inglês). Consultado em 15 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 12 de maio de 2015 
  3. a b Cohen, David S. (26 de junho de 2013). «Saturn Awards: 'Avengers,' 'Breaking Bad' lead sci-fi-fantasy-horror pack». Variety (em inglês). Consultado em 26 de junho de 2013 
  4. Goldberg, Lesley (10 de abril de 2012). «'The Walking Dead': Lauren Cohan Upped to Series Regular» (em inglês). The Hollywood Reporter. Consultado em 5 de fevereiro de 2014 
  5. Jefferey, Morgan (13 de novembro de 2012). «Michael Rooker on 'Walking Dead' return: 'The wait was brutal'» (em inglês). Digital Spy. Consultado em 5 de fevereiro de 2014 
  6. Goldberg, Lesley (18 de março de 2012). «'The Walking Dead' Casts Sword-Wielding Heroine Michonne» (em inglês). The Hollywood Reporter. Consultado em 19 de março de 2012 
  7. Ausiello, Michael (4 de abril de 2013). «Melissa McBride Clears Up Walking Dead Contract Mystery, Declares: 'I Am a Series Regular'» (em inglês). TVLine. Consultado em 5 de fevereiro de 2014 
  8. a b Andreeva, Nellie (15 de outubro de 2012). «The Walking Dead' Return Draws 10.9 Million, Sets More Basic Cable Ratings Records, Tops All Broadcast Series In 18-49». Deadline (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2012 
  9. a b Kondolojy, Amanda (23 de outubro de 2012). «Sunday Cable Ratings:'Walking Dead' Kills it Again, + 'Breaking Amish', 'Dexter', 'Long Island Medium', 'NFL Countdown', & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 23 de outubro de 2012. Arquivado do original em 26 de outubro de 2012 
  10. a b Bibel, Sara (30 de outubro de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Breaking Amish', 'Dexter', 'Homeland','Long Island Medium', 'Boardwalk Empire' & More». TV by the Numbers. Consultado em 31 de outubro de 2012. Arquivado do original em 1 de novembro de 2012 
  11. a b Kondolojy, Amanda (6 de novembro de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Walking Dead' Easily Wins Night, + 'Real Housewives of Atlanta', 'Breaking Amish', 'Talking Dead', 'Long Island Medium' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 6 de novembro de 2012. Arquivado do original em 8 de novembro de 2012 
  12. a b Bibel, Sara (13 de novembro de 2012). «Sunday Cable Ratings: 'Walking Dead' Wins Night, 'Breaking Amish', 'Dexter', 'Homeland', 'Boardwalk Empire', 'Real Housewives of Atlanta' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 13 de novembro de 2012. Arquivado do original em 14 de novembro de 2012 
  13. a b Kondolojy, Amanda (20 de novembro de 2012). TV by the Numbers, ed. «Sunday Cable Ratings: 'Walking Dead' Wins Night + 'Breaking Amish', 'Real Housewives of Atlanta', 'Dexter', 'Sofia the First' & More» (em inglês). Consultado em 20 de novembro de 2012. Arquivado do original em 22 de novembro de 2012 
  14. a b Bibel, Sara (27 de novembro de 2012). TV by the Numbers, ed. «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Dominates Night, 'Soul Train Awards', 'Liz & Dick', 'Dexter', 'Homeland', 'Boardwalk Empire' & More» (em inglês). Consultado em 27 de novembro de 2012. Arquivado do original em 30 de novembro de 2012 
  15. a b Kondolojy, Amanda (4 de dezembro de 2012). TV by the Numbers, ed. «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Midseason Finale Dominates Night + 'Real Housewives of Atlanta', 'Shahs of Sunset', 'Dexter', 'Sister Wives' & More» (em inglês). Consultado em 4 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2012 
  16. a b Kondolojy, Amanda (12 de fevereiro de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Kills the Competition + 'Talking Dead', 'Real Housewives of Atlanta', 'Live from the Red Carpet' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 12 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 16 de fevereiro de 2013 
  17. a b Bibel, Sara (20 de fevereiro de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'NBA All Star Game', 'Real Housewives of Atlanta', 'Ax Men', 'Shameless', 'Bar Rescue' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 20 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2013 
  18. a b Kondolojy, Amanda (26 de fevereiro de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'Walking Dead' Wins Night + 'Live From the Red Carpet', 'Ax Men', 'Bar Rescue', 'Shameless' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 26 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 28 de fevereiro de 2013 
  19. a b Bibel, Sara (5 de março de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'The Bible, 'Vikings', 'Shameless', 'Real Housewives of Atlanta', 'Pawn Stars' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 5 de março de 2013. Arquivado do original em 12 de março de 2013 
  20. a b Kondolojy, Amanda (12 de março de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night + 'The Bible', 'Vikings', 'Real Housewives of Atlanta', 'The Client List' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 12 de março de 2013. Arquivado do original em 14 de março de 2013 
  21. a b Bibel, Sara (19 de março de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'The Bible', 'Vikings', 'The Client List', 'Shameless', 'Army Wives' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 19 de março de 2013. Arquivado do original em 22 de março de 2013 
  22. a b Kondolojy, Amanda (26 de março de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night + 'The Bible', 'Talking Dead', NCAA Basketball, 'Vikings' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 26 de março de 2013. Arquivado do original em 28 de março de 2013 
  23. a b Bibel, Sara (2 de abril de 2013). «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Game of Thrones', 'The Bible', 'Vikings', 'Shameless', 'The Client List' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 2 de abril de 2013. Arquivado do original em 4 de abril de 2013 
  24. «'The Walking Dead' Renewed for a Third Season By AMC» (em inglês). TV by the Numbers. 25 de outubro de 2011. Consultado em 25 de outubro de 2011. Arquivado do original em 27 de outubro de 2011 
  25. Fitzpatrick, Kevin (5 de abril de 2012). «First Details On 'The Walking Dead' Season 3» (em inglês). ScreenCrush. Consultado em 22 de janeiro de 2017 
  26. Mazzara, Glen (12 de abril de 2012). «We start shooting in early May. Ernest Dickerson is shooting the season premiere. He shot the S2 finale & other eps.» (em inglês). Twitter. Consultado em 23 de abril de 2012 
  27. «The Making of Episode 309 The Suicide King: Inside The Walking Dead» (em inglês). AMC. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  28. Mazzara, Glen (7 de novembro de 2012). «Ernest Dickerson will direct the @WalkingDead_AMC finale. #316» (em inglês). Twitter. Consultado em 24 de novembro de 2012 
  29. Harnick, Chris (21 de dezembro de 2012). «'The Walking Dead' Season 4: AMC, Glen Mazzara Part Ways For New Season» (em inglês). The Huffington Post. Consultado em 21 de dezembro de 2012 
  30. James, Jonathan (16 de março de 2012). «The Walking Dead: New Webisodes Confirmed» (em inglês). Daily Dead. Consultado em 8 de agosto de 2012 
  31. Neuman, Clayton (1 de outubro de 2012). «The Walking Dead – Cold Storage Webisodes Now Online» (em inglês). AMC. Consultado em 2 de outubro de 2012 
  32. Goldberg, Lesley (9 de maio de 2012). «AMC's 'Walking Dead' Talk Show, 'Comic Book Men' Renewed for Second Seasons» (em inglês). The Hollywood Reporter. Consultado em 8 de agosto de 2012 
  33. Goldberg, Lesley (8 de julho de 2012). «'The Walking Dead' Season 3: Michonne Comes Out Swinging in New Teaser (Video)». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2012 
  34. «The Walking Dead: Season 3» (em inglês). Metacritic. Consultado em 12 de novembro de 2014 
  35. a b «The Walking Dead: Season 3». Rotten Tomatoes. Consultado em 23 de novembro de 2016 
  36. Truitt, Brian (20 de fevereiro de 2013). «'The Hobbit' lidera o Saturn Awards com nove indicações». USA Today (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2013 
  37. «Melhor Maquiagem de Prótese Destaque para Série, Minissérie, Filme ou Especial - 2013» (em inglês). Emmys.com. Consultado em 15 de setembro de 2013 
  38. «The 19th Screen Actors Guild Awards: INDICADOS E RECIPIENTES» (em inglês). Screen Actors Guild. Consultado em 1 de maio de 2017 
  39. «The 20th Screen Actors Guild Awards: INDICADOS E RECIPIENTES» (em inglês). Screen Actors Guild. Consultado em 1 de maio de 2017 
  40. Sepinwall, Alan (10 de junho de 2013). «Indicados ao TCA Awards incluem 'Game of Thrones', 'The Walking Dead' e 'House of Cards'». Uproxx (em inglês). Consultado em 10 de junho de 2013 
  41. «Big Bang, Horror Story, Parks & Rec, Good Wife, The Americans lideram as indicações ao Critics Choice» (em inglês). TVLine. 22 de maio de 2013. Consultado em 22 de maio de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]