Alicia Silverstone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Alicia Silverstone
Alicia em 2010.
Nascimento 4 de outubro de 1976 (38 anos)
San Francisco, CA
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Ocupação Atriz, modelo, produtora, escritora, empresária, socialite
Cônjuge Christopher Jarecki (2005-presente)
IMDb: (inglês)

Alicia Silverstone (San Francisco, 4 de outubro de 1976) é uma atriz, modelo, escritora, produtora de cinema, socialite e empresária norte-americana, mais conhecida por sua atuação nos filmes de Hollywood como As Patricinhas de Beverly Hills e sua personagem Batgirl em Batman & Robin.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida nos Estados Unidos, no estado da California, filha de Monty Silverstone, um investidor de setor imobiliário, e de Didi Radford, uma comissária de bordo. Seu pai era nativo de Londres e judeu, e sua mãe nasceu na Escócia e converteu-se ao judaísmo ao se casar. Alicia é a menor de três filhos e tem uma meia-irmã, a cantora de rock britânica Kezi Silverstone, e um meio-irmão, David Silverstone, que são frutos do casamento anterior de seu pai.

Alicia residia em San Mateoe em Burlingame, Califórnia, e visitava a Inglaterra nos verões. Quando tinha seis anos, ela começou a apresentar-se em desfiles de moda e, conseqüentemente, apareceu em comerciais de televisão.

Foi educada na escola pública San Mateo High School, onde era uma líder de torcida. Durante este tempo, trabalhou com modelagem e publicidade e apareceu na série The Wonder Years.

Silverstone já namorou atores famosos, incluindo Benicio del Toro, Stephen Dorff, Leonardo DiCaprio, e Adam Sandler.

Durante os anos 90, Alicia foi indicada quarenta vezes a mulher mais sexy, sendo a terceira mulher mais sexy dos anos 90.[carece de fontes?]

Em 11 de Junho de 2005 se casou (em uma cerimónia na praia) com o cantor Christopher Jarecki, com quem está casada até hoje. Eles ficaram noivos cerca de um ano antes de seu casamento e Jarecki apresentou Silverstone com um anel de noivado que tinha pertencido à sua avó. Pretende ter filhos no futuro. Eles vivem em Los Angeles, Califórnia, em uma casa repleta de painéis solares e com um jardim de vegetais orgânicos. Comprou a casa em 1996, recentemente criou um santuário para mascotes resgatados em Los Angeles.

Alicia é reconhecida por ser protetora dos direitos dos animais e activista em defesa do meio ambiente. Também se converteu ao vegetarianismo em 1998, depois de ir a uma conferência sobre os direitos dos animais. "Dei-me conta que eu era o problema", disse a revista InStyle Home na primavera de 2007. "Era uma amante dos animais que comia animais." Durante vários anos Alicia foi eleita a "Vegetariana Mais Bela" por PETA. Em 2007, Silverstone apareceu nua em um comercial de tevelevisão de 30 segundos para o PETA para defender o vegetarianismo.

Em 2009, Silverstone lançou o livro The Kind Diet, um guia de alimentação vegetariana, e lançou o seu site The Kind Life associado ao seu livro. The Kind Diet superou o New York Times da lista dos mais vendidos, foi um dos mais vendidos em 2009 e 2010.

Em 14 de janeiro de 2011 ela anunciou que está grávida pela primeira vez, Alicia está planejando esse filho há vários meses. “Estou esperando para ter um bebê desde que tenho 2 anos. Nasci para ser mãe”.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sua estreia no cinema foi em 1993 no suspense Paixão Sem Limite, Silverstone interpreta uma garota que tenta arruinar a vida de um homem muito mais velho depois que sua paixão adolescente é desprezada pelo mesmo. Por este filme, ela ganhou o prêmio MTV Movie Awards de Melhor Vilã. Alicia participou em três videoclipes do Aerosmith: Cryin', Crazy, e Amazing, conhecidos como "Cryamazy Trilogy". O sucesso dessas músicas beneficiou a banda e Silverstone, que ganhou a reputação e apelido de "The Aerosmith Chick" ("A Garota Aerosmith"). Neste período, foi oferecido a Silverstone o papel de Valerie Malone na série Beverly Hills 90210. Depois que ela recusou-o, Tiffani-Amber Thiessen pegou o papel. Alicia fez alguns filmes de televisão em seu início de carreira, incluindo Nos Limites da Paixão, Em Busca da Liberdade e o drama Traição Fatal ao lado de Jared Leto.

As Patricinhas de Beverly Hills se tornou um hit de grande sucesso da crítica e do público durante o verão de 1995. Até hoje esse é o maior sucesso de sua carreira e um dos maiores sucessos dos anos 90. O desempenho e atuação de Silverstone foi bem recebido, e ela foi a porta-voz da marca para uma nova geração emergente dos anos 90. Como resultado, ela assinou um contrato com a Columbia-TriStar no valor de 10 milhões de dólares. Como parte do pacote, ela teve três anos de negócio por sua própria produtora, a First Kiss Productions. Silverstone também ganhou "Melhor Performance Feminina" e "Mulher Mais Desejável" no 1996 MTV Movie Awards por sua atuação no filme. No mesmo ano, Silverstone estrelou o thriller erótico Uma Babá Objeto de Desejo, o suspense O Esconderijo e o drama francês Le Nouveaute Monde. No ano seguinte protagonizou Atraída Pelo Crime.

Próximo papel de Silverstone foi a Batgirl em Batman & Robin, e enquanto ela não foi um sucesso de crítica, o filme arrecadou 238 milhões de dólares em todo o mundo. Mas a personagem de Silverstone como Batgirl não foi bem recebido, e lhe valeu um prêmio de Framboesa de Ouro. Além de Batman & Robin, Silverstone também estrelou ao lado de Benicio del Toro e Christopher Walken em 1997 a comédia de humor negro Excesso de Bagagem, que era o primeiro filme a ser lançado pela sua produtora, a First Kiss Productions.

Silverstone terminou os anos 90 com a comédia De Volta Para o Presente, que também é estrelado por Brendan Fraser, Christopher Walken e Sissy Spacek.

Em 2000, Silverstone atuou no filme Amores Perdidos como A Princesa da França filme adaptação de Shakespeare, no qual ela era obrigada a cantar e dançar. Em 2002 estrelou em Quebrando Todas as Regras como integrante de uma banda de rock.

Depois de retirar-se do olhar do público por alguns anos, ela reapareceu em 2003 na emissora NBC protagonizando uma série de televisão, Miss Match, que foi cancelada após 11 episódios. Silverstone reconheceu mais tarde que ela odeia as armadilhas da fama, dizendo: "A fama é algo que eu não desejo pra ninguém. Você começa a agir porque você ama atuar. Então, o sucesso chega, e de repente você está no show".

Após o cancelamento de Miss Match, em 2003, Silverstone fez um piloto com a Fox chamado Queen B, o episódio piloto não foi aprovado. Em 2004 ela interpretou uma repórter ao lado de Sarah Michelle Gellar e Freddie Prinze Jr. em Scooby-Doo 2: Monstros à Solta que fez bem financeiramente.

Em 2005, ela coestrelou ao lado de Queen Latifah em Um Salão do Barulho, como uma cabeleireira do salão. No mesmo ano protagonizou o suspense Vítima da Sedução.

Em 2006, Silverstone estrelou na emissora ABC o piloto chamado Pink Collar, no qual sua personagem trabalhava em uma firma de advocacia. Como Queen B, este piloto não foi pego. Esse ano, ela também estrelou ao lado de Ewan McGregor o ação Alex Rider: Contra o Tempo, e protagonizou o filme para televisão Velas da Esperança. Silverstone continuou seu trabalho no teatro. Em 2008, ela filmou outro piloto da ABC o Bad Mother's Handbook. Como Queen B e Pink Collar, este piloto não foi pego.

Em 2009 ela estrelou o videoclipe de Rob Thomas o single "Her Diamonds".

Em 2012 Alicia atua em 5 filmes, entre eles Vamps com direção de Amy Heckerling, e também uma partipação na série Suburgatory ao Lado de Jeremy Sisto seu colega nos longas O Esconderijo e As Patricinhas de Beverly Hills.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1992 Anos Incríveis (TV) Jessica
1993 Paixão Sem Limite Adrienne Forrester
Nos Limites da Paixão Delphine
Em Busca da Liberdade (TV) Phyllis Messenger
1994 Traição Fatal (TV) Roslyn
1995 Le nouveau monde Trudy Wadd
O Esconderijo Regina
As Patricinhas de Beverly Hills Cher Horowitz
Uma Babá Objeto de Desejo Jennifer
1996 Atraída Pelo Crime Mary Giordano
1997 Excesso de Bagagem Emily
Batman & Robin Batgirl / Barbara Wilson
1999 De Volta Para o Presente Eve
2000 Amores Perdidos Princesa da França
2001 Sorriso Metálico (TV) voz Sharon Spitz
2002 Quebrando Todas as Regras Natalie Bevin
2003 Quem Vai Pagar o Pato? Sheila Rilo
Miss Match (TV) Kate Fox
2004 Scooby-Doo 2: Monstros à Solta Heather
2005 Queen B (TV) Beatrice 'Bea'
Um Salão do Barulho Lynn
Vítima da Sedução Violet
2006 Pink Collar (TV) Desconhecido
Alex Rider: Contra o Tempo Jack Starbright
Velas da Esperança (TV) Dee Dee
2007 The Singles Table (TV) Georgia
2008 Bad Mother's Handbook (TV) Karen
2011 A Arte da Conquista Ms. Herman
2012 Butter Jill Emmet
Ass Backwards Laurel
Vamps Goody
Gods Behaving Badly Kate
Suburgatory (TV) Eden

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista
1993 Cryin' Aerosmith
Amazing Aerosmith
1994 Crazy Aerosmith
2009 Her Diamonds Rob Thomas

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1993 Carol's Eve Debbie
2002 The Graduate Elaine Robinson
2006 Boston Marriage Catherine
2007 Speed-the-Plow Karen
2009–
2010
Time Stands Still Mandy

Prêmios e Indicações em sua carreira[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Foi oferecido a Alicia Silverstone o papel de Cindy Campbell do filme Scary Movie, mas ela recusou, e o papel acabou ficando com Anna Faris
  • Juliette Lewis foi originalmente lançada como Grace, Thora Birch, enquanto estava indo interpretar Violet. Sienna Guillory e Alicia Silverstone foram trazidas, quando as escolhas original teve de se curvar para fora, devido a conflitos de agenda.
  • É constantemente confundida com Maggie Lawson, a Juliet, de Psych. Por causa da grande semelhança entre as duas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Alicia Silverstone
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Alicia Silverstone