Emmy Rossum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde janeiro de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Emmy Rossum
Rossum em 2011.
Nome completo Emmanuelle Grey Rossum[1]
Nascimento 12 de setembro de 1986 (28 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque,
Estados Unidos EUA
Ocupação Atriz, cantora, compositora
Cônjuge Justin Siegel (2008 - 2009)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Emmanuelle Grey Rossum (Nova Iorque, 12 de setembro de 1986) é uma atriz, cantora e compositora estadunidense. Ela atuou em filmes como O Dia Depois de Amanhã, Poseidon, O Fantasma da Ópera, Dragonball Evolution e Dezesseis Luas. Atualmente interpreta Fiona Gallagher na série Shameless.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como cantora[editar | editar código-fonte]

Filha única, Emmy cresceu em Manhattan e começou a cantar no Metropolitan Opera, no Lincoln Center aos 6 anos, cantando com Placido Domingo e Luciano Pavarotti. Durante cinco anos, ela cantou em cinco idiomas diferentes em mais de vinte óperas diferentes, incluindo La Bohème, Turandot, The Damnation of Faust e A Midsummer Night's Dream (Sonho de Uma Noite de Verão) e teve o prazer de trabalhar sob a direção de Franco Zeffirelli em Carmen. Mais tarde, saiu do Metropolitan Opera por estar "grande demais para as roupas de criança", então decidiu atuar. Ela assinou com um empresário e começou a fazer audições.

Em 2007 assinou um contrato com a gravadora Geffen Records e lançou o disco chamado Inside Out, cujas músicas foram compostas por ela mesma. A última canção, intitulada "Anymore", tem uma forte ligação com sua vida pessoal. Trata-se de quando sua mãe estava grávida e seus pais se separaram, consequentemente fazendo com que Emmy visse seu pai apenas duas vezes ao longo de sua vida.

Como atriz[editar | editar código-fonte]

Em 1997, fez sua estreia na televisão na novela As The World Turns. Mais tarde naquele ano, fez uma participação na série Law & Order, e no ano seguinte apareceu em dois filmes e uma minissérie. Rossum recebeu uma indicação para o Young Artist Award em 1999 na categoria "Melhor Performance num filme de TV", pelo filme Genius, seguido pelo papel de jovem Audrey Hepburn no filme da ABC, The Audrey Hepburn Story (2000). Emmy fez sua estréia na telona como a órfã Deladis em Songcatcher, que estreou no Sundance Film Festival, ganhando o "Special Jury Award for Outstanding Ensemble Performance". Emmy também recebeu uma nominação no Independent Spirit Award, na categoria "Melhor Performance de Estréia", e faz um dueto com Dolly Parton na trilha sonora de Songcatcher.

Emmy pode ser vista em grandes filmes de Hollywood, como Sobre Meninos e Lobos, num papel coadjuvante, interpretando a filha assassinada de Sean Penn, O Dia Depois de Amanhã, ao lado de Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal. Mas sua grande oportunidade apareceu quando ela ganhou o papel de Christine Daaé, na adaptação cinematográfica do musical de Andrew Lloyd Weber, O Fantasma da Ópera.

Foi confirmada sua presença no papel de Bulma Briefs no longa Dragonball Evolution, que foi lançado em 10 de abril de 2009, no qual definiu como um dos "mais desafiadores personagens" de sua vida, já que aprendeu a andar de motocicleta, e a ser mais "durona", aprender a atirar, diferentemente do que é na vida real. Outro fator que o levou a esse comentário, segundo a própria é a responsabilidade de fazer uma adaptação de um desenho que vendeu mais de 50 milhões de cópias de mangás.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título em português Personagem
2000 The Audrey Hepburn Story Jovem Audrey Hepburn
As the World Turns Abigail Williams
2001 An American Rhapsody Sheila
Happy Now Nicky Trent/Jenny Thomas
2002 Passionada Vicky Amonte
2003 Mystic River br: Sobre Meninos e Lobos Katie Markum
Nola Nola
2004 The Phantom of the Opera br/pt: O Fantasma da Ópera Christine Daaé
The Day After Tomorrow br/pt: O Dia Depois de Amanhã Laura Chapman
2006 Poseidon Jennifer Ramsey
2009 Dare Alexa Walker
Dragonball Evolution Bulma Briefs
2011 Dragonball 2: Reborn Bulma Briefs
INSIDE: The Experience Christina Perasso
Shameless pt: No Limite Fiona Gallagher
2013 Beautiful Creatures br: Dezesseis Luas / pt: Criaturas Maravilhosas Ridley Duchannes

Referências

  1. Emmy Rossum Biography (1986-) filmreference. Visitado em 28 de janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.