Portal:Música Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal da Música Portuguesa
 ver · editar  Música Portuguesa  
Ficheiro:Aurea fotogradada por Rafael Ferreira.jpg
Aurea

Portugal é internacionalmente conhecido pela sua tradição folclórica, em grande medida graças ao Fado e aos estilos musicais dele derivados. Sendo este um género musical directamente relacionado com e consequência da sua história e raízes culturais, tem-se observado uma recente expansão em diversos estilos musicais, como o rock ou o hip-hop.

Hoje em dia existem também bandas e/ou artistas musicais contemporâneos que dão contributos culturais muito significativos em todos os estilos e formas de música, do rock-canção, com os Ornatos Violeta, à canção pop, com os Clã, ao Black/Gothic/Folk/Heavy Metal, com os Moonspell, ao Hip-Hop falado em português, com Sam the Kid ou Valete, da fusão Rock-Hip-Hop, do qual são exemplo os Da Weasel, no Soul destaca-se Aurea, no Rock e Blues, dos quais os Wraygunn são um exemplo perfeito e no rock gotico os Noctivagus. ao Jazz e à música de dança, com os Buraka Som Sistema.



Mais sobre Música portuguesa...

 ver · editar Artigo em destaque
Vânia Fernandes no Festival Eurovisão da Canção, em 2008

Desde 1964, que Portugal tem participado no Festival Eurovisão da Canção. Num total de 45 participações, falhou apenas três festivais, em 1970, 2000 e 2002.

Apesar de ter uma longa história no Festival Eurovisão da Canção, Portugal nunca foi particularmente bem sucedido. Das 43 músicas que foram apresentadas ao longo de todos estes anos, apenas 9 ficaram dentro do top 10 das posições finais, enquanto que as outras 33 canções ficaram quase sempre muito mal representadas, por vezes, até em último lugar de todo o Festival. Além disso, Portugal nunca conseguiu superar o 6º lugar em 1996, com a música "O Meu Coração Não tem Cor", de Lúcia Moniz.

A primeira participação em 1964 foi bastante decepcionante. O país enviou António Calvário e a canção "Oração", que não recebeu nenhum ponto, ficando em último lugar no primeiro Festival Eurovisão em que participou. Este mau começo foi seguido por um outro mau desempenho em 1965. 1970 foi a primeira vez que Portugal não participou na Eurovisão que, juntamente com a Áustria e os países escandinavos foram retirados do Festival por não concordar com o resultado do ano anterior, onde foram anunciados quatro vencedores. Por esta razão, Sérgio Bores, que tinha sido seleccionado para representar Portugal, acabou por não representar o seu país.


Saber mais sobre Portugal no Festival Eurovisão da Canção


 ver · editar Imagem em destaque
 ver · editar Neste mês
Casa da Música, Porto
  • 8 de Abril de 1969 — nasce Dulce Pontes, uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente. Canta canções pop, música tradicional portuguesa (fado e folclore incluído), bem como música clássica.
  • 15 de Abril de 2005 — é inauguarada no Porto, a Casa da Música. Embora o concerto do dia de abertura ocorresse no dia 14 com os Clã e Lou Reed, o espaço só foi inaugurado no dia 15 de abril 2005, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
  • 25 de Abril de 1960 — nasce Mário Laginha, pianista e compositor da área do jazz, parceiro musical habitual de Maria João.
 ver · editar Biografias

Manel Cruz, (16 de outubro de 1974) é um vocalista, guitarrista e letrista português.

Actualmente é membro dos grupos rock Pluto e Supernada, e possui também um projecto a solo designado Foge Foge Bandido. Contudo, é melhor conhecido pela sua carreira nos extintos Ornatos Violeta, na qual ganhou notoriedade e reconhecimento.

Manel Cruz nunca teve qualquer tipo de formação musical ou de canto, achava as aulas demasiado chatas. Mas não foi isso que o impediu de compor e dar voz a tantas e tantas músicas. Sendo que os 11 anos enquanto “ornato” o ajudaram a evoluir em vários sentidos, notando-se isso mesmo na música que fez e continua a fazer.


Saber mais sobre Manel Cruz...

 ver · editar Sabia que...

... Portugal tem participado no Festival Eurovisão da Canção desde 1964 e num total de 45 participações, falhou apenas três festivais: em 1970, 2000 e 2002?

 ver · editar Categorias

Categoria Música de Portugal clicar em [+] para ver as subcategorias.




 ver · editar Colabore no WikiProjecto!
 ver · editar Tópicos
Música de Portugal

EstilosCante alentejano  · Fado  · Hip Hop  · Pimba  · Popular  · Tradicional  · Rock  · Infantojuvenil

FestivaisIntercéltico de Sendim · Festival para Gente Sentada · Festival da Juventude (SMF) · Festival Marés Vivas · Festival Músicas do Mundo · Nós Alive · Paredes de Coura · Sudoeste · Super Bock Super Rock · RFM Somnii · Rock in Rio · Rock.VFR · Vilar de Mouros

Tópicos

ConcursosFestival RTP da Canção · Grande Noite do Fado · Termómetro Unplugged

MediaBlitz · MTV Portugal

RádiosAntena 1  · Antena 2  · Antena 3 · Mega Hits FM  · Rádio Comercial  · RFM  · Rádio Renascença  · Cidade FM  · Rádio Maria

Hinos de PortugalHino da Monarquia de Portugal  · Hino da República de Portugal

ListasLista de festivais de música em Portugal  · Lista de rádios de Portugal


 ver · editar Wikimedia
 ver · editar Portais relacionados