Hegúmeno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abade russo trajando o klobuk e a cruz peitoral.

Hegúmeno, hegumeno ou egúmeno é o título do responsável por um mosteiro da Igreja Ortodoxa Oriental ou das Igrejas Orientais Católicas, similar ao de abade. [1] A responsável por um convento de freiras ortodoxas é chamada de hegúmena. O termo significa "aquele que está no comando", "líder" em grego.

Inicialmente, o título era aplicado ao superior de qualquer mosteiro. Depois de 1874, quando os mosteiros russos foram secularizados e classificados em três classes, o título de hegúmeno foi reservado apenas para o nível mais baixo da administração, o terceiro. O chefe de um mosteiro da segunda ou primeira classe detém o título de arquimandrita. Na Igreja greco-católica, o chefe de todos os mosteiros de um determinado território é chamado de proto-hegúmeno.

Os deveres de ambos, hegúmeno e arquimandrita são os mesmos, sendo o arquimandrita considerado o sênior dos dois. Na Igreja Ortodoxa Russa o título de hegúmeno pode ser concedido como um título honorífico para qualquer hieromonge, mesmo para aquele que não administra um mosteiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. СЛОВАРЬ ЦЕРКОВНЫХ ТЕРМИНОВ (em ru) Glossary of Church Terms. days.pravoslavie.ru. Página visitada em 29 de julho 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]