Manat azeri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Simbolo da AZN

O manat ou, em português, manate[1] ou mánate[1] (AZN), oficialmente manat, manate ou mánate azerbaijanês, azeri ou azerbaijano, (plural em português: manates[1] ou mánates[1] ) é o nome da moeda do Azerbaijão.

Adotada em 1 de janeiro de 2006, substituiu o antigo manat (AZM), mantendo o nome. Divide-se em 100 qəpik. Foi estabelecido que 1 novo manat é equivalente a 5 000 antigos manats. A primeira cotação da moeda foi de US$ 0,918 para 1 novo manat. A palavra manat provém do latim moneta, que significa "moeda", através do russo "монета".

Moedas Qəpik da Manat segundo
Anverso da 1 manat
Reverso da 1 manat
Anverso da 5 manat
Reverso da 5 manat
Anverso da 10 manat
Reverso da 10 manat
Anverso da 20 manat
Reverso da 20 manat
Anverso da 50 manat
Reverso da 50 manat
Anverso da 100 manat
Reverso da 100 manat
Alfabeto de Orkhon sobre a Manat

Referências

  1. a b c d Henriques, Raul Pinheiro. Designação de unidades monetárias em português: Léxico e normalização linguística. Formato PDF. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa — Departamento de Linguística Geral e Românica, 2013. Visitado em 1 de dezembro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.