Won norte-coreano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Won norte-coreano
조선민주주의인민공화국 원 (em coreano)
Dados
Código ISO 4217 KPW
Usado Coreia do Norte
Inflação
Sub-Unidade
1/100

chŏn (em Hangul: 전; em Hanja: 錢)
Símbolo
Plural A língua desta moeda não possui
distinção morfológica plural.
Moedas 1, 5, 10, 50 chon, ₩1[1]
Notas ₩5, ₩10, ₩50, ₩100, ₩200, ₩500,
₩1000, ₩2000, ₩5000[2]
Banco Banco Central da República Democrática
Popular da Coreia

Fabricante Não disponível

O won (símbolo: , códico: KPW), oficialmente won norte-coreano, é a moeda corrente na República Democrática Popular da Coreia. É subdividida em 100 chŏn ou chun. O won é emitido pelo Banco Central da República Democrática Popular da Coreia.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "won" é um termo cognato que deriva do yuan da China e do iene japonês. Estas três moedas têm em comum o mesmo símbolo chinês: 圓, que denota a propriedade redonda de um objeto (no caso, as moedas). O won é dividido em 100 chŏn, jeon ou chun (em Hangul: 전, em Hanja: 錢), que significa "dinheiro".

História[editar | editar código-fonte]

O won se tornou a moeda oficial da Coreia do Norte em 6 de dezembro de 1949, substituindo o iene coreano, que era a moeda em circulação.[3]

O won norte-coreano é emitido apenas para os norte-coreanos, enquanto o Banco de Comércio (무역은행) emite uma moeda diferente para visitantes estrangeiros, como muitos países socialistas fizeram no passado. No entanto, nesta última categoria, a Coreia do Norte emite dois tipos de moedas: uma para visitantes de "países socialistas", de cor vermelha, e outra para visitantes de "países capitalistas", de cor azul e/ou verde. Apesar disto, a prática atual de visitantes é pagar diretamente com divisas fortes, como o euro e o dólar dos Estados Unidos.

Referências

  1. "북한의 새로 발행된 화폐들", ccdailynews.com, 4 de dezembro de 2009. (em Coreano)
  2. "North Korea revalues and replaces currency", banknotenews.com, 4 de dezembro de 2009. (em Inglês)
  3. Kim, Yoon Hyung. Economic systems in South and North Korea: the agenda for economic integration. Seul: Korea Development Institute, 1995. p. 161. ISBN 8980630011
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.