Brasão de armas da República Democrática Alemã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Brasão da RDA

O Brasão da República Democrática Alemã continha um martelo, um compasso, envoltos numa espiga de centeio. O martelo representava a classe operária nas fábricas. O compasso representava os intelectuais, e a espiga de centeio os agricultores. Os primeiros desenhos incluíam apenas o martelo e a espiga de centeio, dado o desígnio nacional da Alemanha Oriental em se afirmar como um estado comunista de "Trabalhadores e Agricultores" (Arbeiter- und Bauernstaat). Rodeado de uma grinalda, o brasão funcionava como brasão do exército, o Exército Popular Nacional e quando rodeado de uma estrela branca de doze pontas simbolizava o brasão da Polícia do Povo.

Foi adoptado como sendo o brasão da República Democrática Alemã através de uma lei de 26 de Setembro de 1955, e adicionado à bandeira nacional através de uma lei de 1 de Outubro de 1959. O brasão foi oficialmente abolido a 31 de Maio de 1990, por uma decisão do recém eleito parlamento da RDA (Volkskammer), após as primeiras eleições livres do país.

A exposição deste brasão foi considerada inconstitucional na Alemanha Ocidental e em Berlim Ocidental. Apenas em 1969 o governo da Alemanha Ocidental alterou esta política.

Em 2004, uma tentativa de um empresário alemão de tornar sua marca registada o brasão da RDA foi refutada com base em que este era um símbolo público para representar a origem regional de bens e serviços da parte oriental da Alemanha.

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brasão de armas da República Democrática Alemã