Região circumboreal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Região Circumboreal)
Ir para: navegação, pesquisa

A Região Circumboreal é uma região florística no Reino Holárctico na Eurásia e América do Norte, definida pelo geobotânicos como Josias Braun-Blanquet e Armen Takhtajan. É a maior região florística do mundo em área, compreendendo a maior parte do Canadá, Alasca, Europa, do Cáucaso e da Rússia, bem como do Norte da Anatólia (como a parte sul da região) e partes do norte da Nova Inglaterra, Michigan e Minnesota. Muitos geobotânicos dividem as áreas da Eurásia e da América do Norte em duas regiões distintas. Os continentes, porém dividem grande parte da sua flora boreal (por exemplo, Betula nana, Alnus viridis, Vaccinium vitis-idaea, Arctostaphylos uva-ursi). A flora foi severamente empobrecida durante as glaciações no Pleistoceno.[1]

Não existem famílias biológicas endêmicas para a região, mas tem gêneros endêmicos (por exemplo, Lunaria, Borodinia, Gorodkovia, Redowskia, Soldanella, Physospermum, Astrantia, Thorella, Pulmonaria, Erinus, Ramonda, Haberlea, Jankaea, Stratiotes, Telekia) e muito de espécies endêmicas, especialmente nas montanhas.

Referências

  1. C.Michael Hogan. 2011

Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.