Jersey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bailiwick of Jersey
Bailliage de Jersey

Bailiado de Jersey
Bandeira
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: não tem
Hino nacional: "God Save the Queen" (oficial)
"Ma Normandie" (oficial para ocasiões em que a distinção de hino seja necessária)

Localização  Bailiado de Jersey

Localização
Capital Saint Helier
Língua oficial inglês e francês
Governo Sistema parlamentarista, monarquia constitucional e dependência da Coroa
 - Chefe de Estado Isabel II do Reino Unido, Duque da Normandia
 - Tenente-governador Andrew Ridgway
 - Bailio Michael Birt
 - Ministro-chefe Terry Le Sueur
História  
História
Separação da Normandia
1204
 - Fim da ocupação germânica 9 de Maio de 1945 
Área  
 - Total 116 km² (219.º)
 - Água (%) 0
População  
 - Estimativa de 2009 91626 hab. (190.º)
 - Urbana  (n/a.º)
 - Densidade 790 hab./km² (12.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2003
 - Total US$ 3.6£ (167.º)
 - Per capita US$ 40000£ (6.º)
Moeda Libra esterlina (GBP)
Fuso horário GMT (UTC+0)
 - Verão (DST) GMT+1 (UTC+1)
Cód. Internet .je
Cód. telef. +44

Jersey ou, aportuguesando, Jérsia[1] é uma ilha no Canal da Mancha que, junto com Guernsey, forma as Ilhas do Canal, uma dependência da Coroa Britânica que não faz parte do Reino Unido. O Bailiado de Jersey (Bailiwick of Jersey ou Bailliage de Jersey) é um território englobado pelas Ilhas do Canal mais meridionais, no Golfo de Saint-Malo, ou seja, a própria Ilha de Jersey e algumas ilhotas adjacentes e o grupo de rochedos chamado Minquiers, situado a sul. O território mais próximo é a França, a leste e a sul, seguindo-se Guernsey, a noroeste.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Jersey é influenciada pela sua localização estratégica entre a costa da França sententrional e na costa sul da Inglaterra. Há dez mil anos atrás a ilha fazia parte do continente. Há vestígios neolítico em La Cotte à la Chèvre e paleolítico em La Cotte de St Brelade.

Vários estudantes de diferentes países vão tirar férias porque é um excelente centro turístico e é um bom lugar para aprender o inglês britânico.

Em Jersey há restos de um templo romano, que nos convida a pensar que o Império Romano se estabeleceu nas ilhas.

As ilhas ficaram sob influência Viking no século IX e acredita-se que seu nome é devido a um velho herói que viveu neles chamado Geirr e colocar o sufixo ey (amplamente utilizado nos países nórdicos) para indicar posse: Ilhas de Geir. Mais tarde, as ilhas passaram a fazer parte do Ducado da Normandia em 933 e em 1066 foi anexada à Grã-Bretanha e conduzido sob o reinado de Guilherme, o Conquistador, desde então, e devido à sua localização estratégica, tem sido sempre ligada á Inglaterra.

Entre 01 de julho de 1940 e 9 de maio de 1945 foram ocupadas pela Alemanha nazista.

Política[editar | editar código-fonte]

Jersey é uma dependência da coroa britânica que deposita autoridade num misto de governador, presidente de câmara e xerife chamado bailio (bailiff). O território tem uma área total de 116 km² e uma população de 91.626 habitantes (2009), o que resulta numa densidade demográfica de 790 hab/km².

Economia[editar | editar código-fonte]

A ilha de Jersey é considerada um paraíso fiscal.

Graças a especialização em alguns setores de alto retorno, o poder de compra em Jersey é muito alto, tem uma produção per capita econômica, bem à frente de todas as grandes economias. A estimativa do PIB per capita em 2005 foi de 57.000 dólares, um valor que só foi superado por outros dois pequenos estados com características económicas semelhantes: Bermudas e Luxemburgo.

Em junho de 2005, os Estados de Jersey introduziu a competição, para regular a concorrência e estimular o crescimento econômico. Esta lei de competição foi baseado no de outras jurisdições.

Passaporte de Jersey

Além de seus bancos e bases financeiras, jersey também depende do turismo. Em 2006, foram 729.000 visitantes (mais de 3% em relação ao ano anterior), mas as despesas total dos visitantes subiu apenas 1%.

Os principais produtos agrícolas são batatas e produtos lácteos. A fonte de leite do rebanho bovino de Jersey é de uma raça pequena de vaca que também foi reconhecido (mas não muito) para a qualidade de sua carne. Em pequena escala, a produção de carne orgânica foi reintroduzido em um esforço para diversificar a indústria.

Os agricultores e criadores costumam vender excedentes de alimentos e flores em alguns estandes no lado da estrada. No século XXI, a diversificação da agricultura e alterações no planejamento de estratégia de ter levado a produtos agrícolas de lojas substituindo muitas das barracas de beira de estrada.

Em 18 de fevereiro de 2005, foi concedido a Jersey o título de cidade justa. [carece de fontes?]

Demografia[editar | editar código-fonte]

São realizados censos em Jersey desde 1821. No censo de 2011, a população residente total foi estimado em 97.857, dos quais 34% vivem em Saint Helier, a única cidade da ilha.[2]

Apenas metade dos habitantes da ilha nasceram em Jersey, 31% da população são nascidos em outros lugares nas Ilhas Britânicas, 7% em Portugal e na ilha da Madeira, 8% em outros países europeus e 4% em outros lugares.[3]

línguas[editar | editar código-fonte]

O inglês e o francês são as duas línguas oficiais de Jersey. O jèrriais ou jersês a língua normanda de Jersey é reconhecido como língua regional em Jersey, mas é pouco usada oficialmente. O português é falado por mais de 5% da população de Jersey.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Jersey-CIA WFB Map.png
Foto tirada por satélite de Jersey.

Jersey é uma ilha de 118,2 quilômetros quadrados, incluindo terras recuperadas e zona intertidal. A ilha está localizada no Canal da Mancha, a cerca de 12 milhas náuticas (22 km) da Península de Cotentin na Normandia, França, e cerca de 87 milhas náuticas (161 km) ao sul da Grã-Bretanha. É a maior e mais meridional das Ilhas do Canal. O clima é temperado, com invernos amenos e verões frescos. A temperatura média anual, 11,6 °C é semelhante à da costa sul da Inglaterra, enquanto a média total anual de 1918 horas de sol excede em qualquer lugar no Reino Unido.

Moeda[editar | editar código-fonte]

Desde a intervenção do Tesoureiro do Estado em 2005, os caixas em geral (exceto os do Aeroporto e Porto Elizabeth) já não dispensam notas em inglês.

Jersey emite suas próprias notas e moedas que circulam com a moeda do Reino Unido. A Moeda de Jersey não tem curso fora de Jersey, no entanto, é aceitado no Reino Unido e pode ser entregue aos bancos no país em troca de moedas emitidas pelo Banco da Inglaterra.

Paróquias[editar | editar código-fonte]

Mapa das paróquias de Jersey.

Administrativamente, Jersey está dividido em 12 freguesias. Todas têm acesso ao mar e tem nomes dos santos padroeiro das antigas paróquias:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rocha, Carlos (25 de janeiro de 2012). A grafia de Guernsey e Jersey. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Página visitada em 25 de janeiro de 2012.
  2. Jersey Census 2011 Bulletin no 1. States of Jersey (December 2011).
  3. Jersey Census 2011 Bulletin no 2. States of Jersey (January 2012).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jersey
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jersey



Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.