Ilhas Britânicas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grã-Bretanha e Irlanda
LocationBritishIsles-noborders.png
Localização das Ilhas Britânicas (em verde) na Europa.
Geografia física
País  Reino Unido e  Irlanda
Localização Europa
Arquipélago Ilhas Britânicas
Ponto culminante 1.344 m
Área 315.134  km²
Geografia humana
População ~65 milhões
Britain and Ireland satellite image bright.png
Imagem de satélite das Ilhas Britânicas.

As Ilhas Britânicas são um grupo de arquipélago situado ao largo da costa noroeste da Europa continental, que consiste da Grã-Bretanha, da Irlanda e de muitas ilhas adjacentes às duas ilhas maiores. Estas ilhas formam um arquipélago de mais de 6 000 ilhas ao largo da costa europeia, totalizando 315 134 km² de área terrestre.

Existe um único nome para o arquipélago desde há mais de dois mil anos, e o termo Ilhas Britânicas deriva dos termos usados pelos geógrafos clássicos para descrever o grupo de ilhas. Hoje, no entanto, alguns consideram-no um anacronismo ou uma fonte de confusão ou ofensa potencial, visto que o termo inclui não apenas o Reino Unido (frequentemente designado em inglês como "Britain") mas também a República da Irlanda e três dependências da coroa (Ilha de Man, Jersey e Guernsey) que não fazem parte do Reino Unido.

Frequentemente as Ilhas do Canal (Jersey, Guernsey e suas dependências) não são, geograficamente, incluídas no arquipélago das Ilhas Britânicas, embora o sejam politicamente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ilhas Britânicas