Mundo Estranho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mundo Estranho
Capa da edição de abril de 2010.
Slogan Para Quem É Louco Por Curiosidades!
Editor Patrícia Hargreaves
Frequência Mensal
Editora Editora Abril
Circulação Paga: 114 mil exemplares (70 mil assinantes)
Categoria Curiosidades
Jovem
País  Brasil
Idioma Português
Primeira edição 2001
Mundoestranho.com.br

Mundo Estranho, também conhecida como ME, é uma revista de curiosidades científicas e culturais, publicada pela Editora Abril desde agosto de 2001. Antes com um viés científico inspirado pela Superinteressante, atualmente tem um foco em um público jovem, primariamente o público adolescente masculino.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A revista Superinteressante publica desde 1987 a coluna Superintrigante, que responde a perguntas enviadas pelos leitores. Em agosto de 2001, é lançado o especial Mundo Estranho, compilando as melhores perguntas respondidas (com respostas atualizadas e novos infográficos). A edição se esgotou rapidamente e teve uma reimpressão. Vendeu cerca de noventa mil cópias. Em dezembro daquele ano lançaram Mundo Estranho 2. Devido à boa recepção dessas primeira edições, resolveram dar conteúdo e formato próprios para a Mundo Estranho. Em abril de 2002 foi lançada a 3ª edição. Embora a edição quatro só saísse dois meses depois, torna-se uma revista mensal, comandada por José Augusto Lemos, que já fora editor das revistas Bizz e Set.

Em janeiro de 2003 começam a ser oferecidas assinaturas de Mundo Estranho. O número total atingido cinco meses depois superava as expectativas em 35%. Em abril daquele ano, José Augusto Lemos saía de seu cargo. Entrava em seu lugar o redator-chefe, Fábio Volpe.

Em junho de 2005, a revista passou por uma reforma gráfica que dividiu os leitores, misturando as perguntas antes divididas em seções e extinguindo colunas.

A partir de 2005, a Mundo Estranho passou a lançar anualmente a coleção completa de todas as suas edições, desde 2001 até o atual ano, em formato digital, escaneadas em um único CD-ROM. Nele, o usuário encontra um software próprio para visualizar as reportagens, contém diversas ferramentas para facilitar o usuário durante a navegação pelas mais de 36 edições na íntegra.

Em abril de 2009, Fábio Volpe sai de seu cargo de redator-chefe para dirigir a redação da revista Guia do Estudante, também da Editora Abril. Em seu lugar entra a ex-editora da revista Aventuras na História, Patricia Hargreaves.

Em 2009 a revista teve o maior crescimento no número de exemplares vendidos em banca e no número de assinaturas de sua história.

Desde 2010, um grupo de leitores jovens intitulado "Turma do Fundão" participa da produção mensal da revista, opinando e sugerindo conteúdos e pautas por um ano.[2] Em 2011, a Mundo Estranho foi eleita Revista do Ano no Prêmio Abril de Jornalismo, e com um ano produtivo - incluindo a edição mais vendida da história da revista em abril, com 143 mil exemplares - lançaram uma 13a edição sobre games.[3][4]

Seções atuais[editar | editar código-fonte]

Leitor repórter[editar | editar código-fonte]

A revista lança uma pergunta a cada mês e são publicadas duas respostas (a resposta mais correta e a mais criativa) da questão do mês anterior; As respostas escolhidas ganham uma assinatura de um ano. Exemplo (edição 38, abril de 2005):

:*Pergunta: Se a caixa-preta é indestrutível, por que o avião não é feito do mesmo material?

:*Resposta correta: É um material muito pesado. Tanto que se o avião fosse feito com ele,não levantaria do chão.

:*Resposta criativa: Porque o material da caixa-preta é um dos mais bem guardados segredos industriais.(...) A indústria aeronaútica canadense até que tentou desenvolver algo parecido. A invenção foi batizada como adamantium e aplicada no esqueleto de um agente secreto, conhecido como Wolverine. Mas a cobaia fugiu, e o experimento não deu muito certo.

Abertura[editar | editar código-fonte]

Antigamente a seção que abrigava as primeiras páginas se chamava Almanacão. Depois da reforma em junho de 2005, se espalhou.

Ativas
  • Duelo- disputas fictícias entre, por exemplo, Rio e São Paulo. Teve origem numa matéria para o filme Aliens vs. Predador.
  • TOP 10(antigo Ranking Estranho) - listas de gols mais bonitos, por exemplo; o nome vem de uma coleção de revistas só de rankings lançadas em 2005.
  • Mapa Estranho - todo mês a ME faz um mapa de algum lugar como Springfield, Inferno e até mesmo Marte; ocasionalmente é um infográfico em forma de mapa.
  • Retrato Falado - relata sobre a vida de uma figura histórica infame, principalmente criminosos (Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy) e chefes de estado notáveis pela crueldade (Vlad III, Idi Amin Dada)
  • Debate que eu gosto - mostra uma pergunta como: "Os rodeios devem ser proibidos?" e os argumentos a favor e contra;
  • Contando, Ninguém Acredita - o equivalente do Ciência Maluca da SUPER. Traz casos bem bizarros;
Extintas
  • Aula Prática - instruções para, entre outras coisas,fazer um parto ou dar uma festa;
  • Raio-X - análise de locais como Machu Picchu e objetos como o submarino nuclear;
  • Dez Coisas Que Você Precisa Saber Sobre...;
  • Em Família - galeria de personagens com algo em comum;
  • A Incrível História de... - personagens ou acontecimentos que entraram para história;
  • Jogo de Palavras - etimologia;
  • Intercâmbio - a vida em outros países;
  • Superprofissão - um guia para alcançar certos empregos;
  • Dúvida Famosa - atores, atrizes, músicos e esportistas fazem suas perguntas.
  • Play The Game (extinto e transformado na seção "Games & Tech", que posteriormente se dividiu em "Games" e "Tech") - videogames e jogos de computador;

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Boa parte delas elaborada pela própria redação; apenas algumas que são enviadas por leitores são escolhidas. Antigamente divididas em seções (Ambiente, Artes e Cultura, Ciência e Tecnologia, Curiosidades, História, Mundo Animal e Saúde), mas depois de junho de 2005, acabaram todas no mesmo bloco. Abre com uma charada fotográfica, com uma fotografia em close, ocasionalmente microscópico, de seres vivos e itens.

Xis Tudo[editar | editar código-fonte]

Introduzida na reforma, é dividido em três partes com novidades.

  • Cult: cinema, televisão, livros e quadrinhos.
  • Tech: games.
  • MIX: produtos curiosos e fatos aleatórios.

Interatividade e o site novo[editar | editar código-fonte]

Na metade do ano de 2006 entra no ar o mais novo site da ME. Um site super interativo, contando com seções desde a Revista Digital ao Podcast Mundo Estranho, na qual os próprios editores da revista, com muito humor, gravam em estúdio programas semanais (a cada Quinta-Feira um programa novo vai ao ar) falando sobre games e cinema.

As matérias da revista agora podem ser conferidas com os infográficos digitalizados e ainda com uma seção chamada Info Animado na qual tais infográficos de matérias daquela e de outras edições da revista são encontradas como animações explicadas por quem entende do assunto.

As seções do site são: TV Estranha, Info Animado, Podcast, Clube Estranho e Divirta-se.

A ME também possui um aplicativo móvel, eleita a terceira melhor revista digital do Brasil (atrás de Veja e Galileu) pela consultora McPheters & Company.[5]

Coleção 100 Respostas[editar | editar código-fonte]

Assim como a SUPER, Mundo Estranho também teve um “filhote”. A Coleção 100 Respostas tem pequenos livros com 100 perguntas sobre um assunto. Edições publicadas:

  1. Harry Potter - junho de 2004;
  2. Super-heróis - julho de 2004;
  3. Grécia Antiga - agosto de 2004;
  4. Rock - outubro de 2004;
  5. O Senhor dos Anéis - novembro de 2004;
  6. O Código Da Vinci - dezembro de 2004;
  7. Hanna-Barbera - fevereiro de 2005;
  8. Alexandre, o Grande - abril de 2005;
  9. Sexo- abril de 2005;
  10. Star Wars - maio de 2005.
  11. Batman - julho de 2005
  12. Seriados de TV - setembro de 2005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]