Irlanda (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Irlanda
Ireland (island) in Europe.png
A Irlanda está localizada a oeste do continente europeu.
53° N 07° O
Geografia física
País  Irlanda,
 Reino Unido
Localização Europa
Arquipélago Ilhas Britânicas
Ponto culminante Carrauntoohil, 1.041 m
Área 81.638,1  km²
Perímetro 3.700  km
Geografia humana
População 6,2 milhões (2009)
Densidade 71 hab./km²
Ireland (MODIS).jpg
Imagem de satélite da Irlanda (NASA)

A Ilha da Irlanda (em irlandês: Éire; em escocês do Ulster: Airlann; em inglês: Ireland; também conhecida como Ilha Esmeralda por suas vastas estepes verde-claras) é a terceira maior ilha da Europa e a vigésima maior do mundo.[1] Encontra-se a noroeste da Europa continental e está cercada por centenas de ilhas e ilhéus. A leste da Irlanda localiza-se a Grã-Bretanha, separada dela pelo Mar da Irlanda. A ilha está dividida entre a República da Irlanda, que cobre um pouco menos do que cinco sextos da ilha, e a Irlanda do Norte, região sob a soberania do Reino Unido, que abrange o restante e está localizada no nordeste da ilha. A população da Irlanda é de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas. Pouco menos de 4,5 milhões vivem na República da Irlanda e cerca de 1,8 milhões vivem na Irlanda do Norte. A população de 2008 da República da Irlanda foi estimada em 4.422.100 e da Irlanda do Norte foi estimado em 1,775 milhões.[2]

As montanhas relativamente baixas em volta da Irlanda, criaram uma planície no centro da ilha com vários rios navegáveis que se estendem para o interior. A ilha tem uma vegetação exuberante, produto do seu clima ameno, mas mutável devido ao clima oceânico, o que evita os extremos de temperatura. Espessas florestas cobriram a ilha até ao século XVII; porém, nos dias de hoje, é a área mais desmatada na Europa.[3] Há 26 espécies nativas de mamíferos existentes na Irlanda.

A cultura irlandesa tem tido uma influência significativa sobre outras culturas, nomeadamente nos domínios da literatura e, em menor grau, na ciência e na educação. A forte cultura indígena continua a existir, tal como se pode verificar através, por exemplo, dos jogos gaélicos, da música irlandesa e da língua irlandesa, mas também é possível constatar a presença da cultura ocidental, manifestada através da música contemporânea e do teatro, e de uma cultura compartilhada em comum com a Grã-Bretanha, expressa no desporto, em que se incluem as modalidades de futebol, rugby e golfe, e na língua inglesa.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Ele vem da deusa Ériu, que teria ajudado os gaélicos, de acordo com a mitologia céltica, a conquistar a Irlanda, e é uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danann. O nome Éire aparece em moedas, selos postais, passaportes e outros documentos oficiais desde 1937.

História[editar | editar código-fonte]

A invasão normanda na Idade Média deu lugar a um Ressurgimento gaélico no século XIII. Posteriormente, após mais de 60 anos de guerra intermitente no século XVI, a ilha passou para o domínio inglês após 1603. Na década de 1690, uma série de regras relacionadas com o protestantismo inglês foram projetadas para, materialmente, tirar a vantagem à maioria católica e aos protestantes dissidentes em favor da minoria protestante a viver na ilha, situação que vigorou durante o século XVIII.

Em 1801, a Irlanda tornou-se parte do Reino Unido. A guerra de independência no início do século XX levou à divisão da ilha, criando o Estado Livre Irlandês, que se foi tornando cada vez mais soberano nas décadas seguintes. A Irlanda do Norte permaneceu como parte do Reino Unido e vivenciou muita agitação civil entre o final dos anos 1960 até aos anos 1990. Esta agitação civil diminui bastante após um acordo político em 1998. Em 1973, as duas partes da Irlanda juntaram-se à União Europeia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Geomorfologia[editar | editar código-fonte]

A Irlanda é conhecida como A Ilha Esmeralda devido à predominância de vegetação verde em praticamente todo o território

A Irlanda constitui-se de uma planície no centro da ilha, que a descontinuidade da moldura pouco montanhosa serve de cercania às terras baixas centrais, com exceção da parte oriental, na região de Dublim, logo na chegada ao mar. A distância leste-oeste da planície é de 200 km e de 150 km de norte a sul, com 100 metros de altitude média. As rochas encontradas no subsolo da Irlanda são de origem calcária, com frequência de exemplos de rios que correm debaixo da terra e lagos que secam com facilidade (turloughs). Nos maciços montanhosos são apresentados muitos e diversos terrenos, a saber:[4]

O ponto mais alto da ilha da Irlanda é o Carrauntoohill, com 1 041 metros. O Carrauntoohill está localizado nas Montanhas de Kerry.[4]

Tanto nas montanhas como nas planícies foi sofrida a intensidade da ação de geleiras presentes no passado geológico, das quais testemunharam-se a largura dos vales em U (glens), a largueza e a sinuosidade das linhas de cristas (eskers), as quais ocasionalmente são alongadas por quilômetros, e as típicas colinas em formato de ovo (drumlins). Os depósitos glaciais decompostos concederam à Irlanda a grande fertilidade de solos em relação ao que seria esperado por seu subsolo e por seu clima.[4]

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Lough Lene, no Condado de Lake

Os solos calcários dão a sua contribuição para que a rede de drenagem torne-se desorganizada, porque os terrenos pouco inclinados já ofereceram dificuldades a esse sistema. Uma pequena parte dos cursos d'água é formada pelos rios e pelos lagos. A água grandemente saturada nos terrenos contribui para a transformação das depressões do solo calcário numa grande quantidade de lagos, cujo nível desses lagos é variável de acordo com os lençóis subterrâneos oscilantes os quais são alimentadores dos lagos. O rio mais caudaloso da Irlanda é o Shannon (259 km), que com uma série de seus tributários, como o Suck e o Inny, é, nesse caso, o corpo d'água pelo qual é banhado um quinto da Irlanda. Também merecem ser citados o Barrow, o Suir e o Blackwater, ao sul, e o Boyne e o Liffey, os quais têm a sua desembocadura no Mar da Irlanda. O lago mais extenso da ilha da Irlanda é o Lough Neagh, localizado na Irlanda do Norte.[4] Os principais rios que banham a Irlanda do Norte podem ser citados, a saber: Bann, Maine, Erne, Lagan e Foyle.[5]

Clima e meio ambiente[editar | editar código-fonte]

Fog (nevoeiro) de Inverno nas Montanhas Wicklow, Irlanda.

Situada no extremo oeste da Europa, exceto a Islândia, a localização da Irlanda está sujeita à entrada de ventos oceânicos trazidos pela Corrente do Golfo, sendo possuinte, por esse motivo, de um clima caracterizado pela sua grande umidade, com um período anual de chuva o qual vai de 175 a 250 dias. Já, a quantidade de chuva que cai o ano todo varia entre 750 mm e 1.500 mm. No verão, o frescor das brisas marítimas é o fator de influência sobre a temperatura e a ilha da Irlanda é muito bela devido à umidade e suavidade do clima. Temperaturas médias de verão: 15,6°C. Temperaturas médias de inverno: 6°C.[4]

O veado (Cervus elaphus) é o maior da Irlanda mamífero selvagem e pode ser considerado animal nacional da Irlanda. Um veado apareceu na velha moeda de £ 1.

Uma característica típica da vegetação da Irlanda são as turfeiras, pelas quais quase 20% da ilha é revestida. A maioria da planície carateriza-se pelos abundantes trevos e por toda a parte são crescidos musgos e hera. Os bosques naturais estão quase ameaçados de extinção, transformando-se em pastagens e campinas. Os únicos animais vivos na natureza são aves e roedores de menor porte, apesar de que a Irlanda fosse habitada, nos demais tempos, por ursos, lobos e por uma espécie de alce conhecida pela grandeza de seus chifres. Na água dos rios são principalmente abundantes trutas e salmões, além de demais peixes.[4]

Política[editar | editar código-fonte]

Mapa da Irlanda separada com as suas respectivas bandeiras.

Politicamente, a Irlanda é dividida em:

 •  Irlanda - com sua capital estabelecida em Dublin e que cobre cinco sextos da ilha. Irlanda e Eire são os nomes oficiais do estado - em inglês e em irlandês respectivamente - enquanto a República da Irlanda e sua descrição oficial. Ela é chamada de "o sul" ou "a República" por muitos moradores da Irlanda do Norte.
 •  Reino Unido (Irlanda do Norte), cuja capital é Belfast e que faz parte do Reino Unido, é também conhecida como "o norte" pelos nacionalistas e moradores da República da Irlanda, "os seis estados" pelos nacionalistas e "Ulster" pelos unionistas. Esse estado que dá o nome ao nome longo convencional do Reino Unido, que fora "Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte".

Tradicionalmente, a Irlanda é subdividida em quatro províncias: Connacht, Leinster, Munster e Ulster, e, desde o século XIX, em 32 condados. 26 destes condados estão na República da Irlanda, e os outros 6 (todos em Ulster) estão na Irlanda do Norte.

Referências

  1. Islands by area UN System-Wide Earthwatch Programa das Nações Unidas Ambiente (1998/02/18). Visitado em 2008/08/30.
  2. A estimativa de 2009 para a República da Irlanda é de 4.459.300 pessoas. Uma estimativa oficial para 2009 na Irlanda do Norte ainda não foi concluída. Estas estimativas de organismos oficiais de estatística das duas jurisdições, podem serem consultadas em:
  3. Solnit, Rebecca. Book of Migrations: Some Passages in Ireland. London: Verso, 1997. p. 100. ISBN 1-85984-186-4.
  4. a b c d e f g Müller, Nice Lecocq (1973). "Irlanda: Geografia". Enciclopédia Barsa volume 8. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil. p. 64. 
  5. Mapa hidrográfico da Irlanda do Norte

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Irlanda (ilha)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.