Irlanda (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o país situado na ilha, veja República da Irlanda. Para a nação pertencente ao Reino Unido, veja Irlanda do Norte. Para outros significados, veja Irlanda (desambiguação).
Irlanda

A Irlanda está localizada a oeste do continente europeu.
53° N 7° O
Geografia física
País  Irlanda
 Irlanda do Norte (parte do Reino Unido)
Localização Europa
Arquipélago Ilhas Britânicas
Ponto culminante Carrauntoohil, 1.041 m
Área 81.638,1  km²
Perímetro 3.700  km
Geografia humana
População 7 026 636 (2022)[1]
Densidade 77.8 hab./km²

Imagem de satélite da Irlanda (NASA)

A Ilha da Irlanda (em irlandês: Éire; em escocês do Ulster: Airlann; em inglês: Ireland; também conhecida como Ilha Esmeralda por suas vastas estepes verde-claras) é a terceira maior ilha da Europa e a vigésima maior do mundo.[2] Encontra-se a noroeste da Europa continental e está cercada por centenas de ilhas e ilhéus. A leste da Irlanda localiza-se a Grã-Bretanha, separada dela pelo Mar da Irlanda. A ilha está dividida entre a República da Irlanda, que cobre um pouco menos do que cinco sextos da ilha, e a Irlanda do Norte, região sob a soberania do Reino Unido, que abrange o restante e está localizada no nordeste da ilha. Pouco menos de 5,1 milhões vivem na República da Irlanda e cerca de 1,9 milhões vivem na Irlanda do Norte. Em 2022, a população foi estimada em mais de 7 milhões de pessoas.[1]

As montanhas relativamente baixas em volta da Irlanda, criaram uma planície no centro da ilha com vários rios navegáveis que se estendem para o interior. A ilha tem uma vegetação exuberante, produto do seu clima ameno, mas mutável devido ao clima oceânico, o que evita os extremos de temperatura. Espessas florestas cobriram a ilha até ao século XVII; porém, nos dias de hoje, é a área mais desmatada na Europa.[3] Há 26 espécies nativas de mamíferos existentes na Irlanda.

A cultura irlandesa tem tido uma influência significativa sobre outras culturas, nomeadamente nos domínios da literatura e, em menor grau, na ciência e na educação. A cultura indígena continua a existir, tal como se pode verificar através, por exemplo, dos jogos gaélicos, da música irlandesa e da língua irlandesa, mas também é possível constatar a forte presença de influências externas, manifestada através da música contemporânea e do teatro, e de uma cultura compartilhada em comum com a Grã-Bretanha, expressa no desporto, em que se incluem as modalidades de futebol, rugby e golfe, e na língua inglesa.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Ele vem da deusa Ériu, que teria ajudado os gaélicos, de acordo com a mitologia céltica, a conquistar a Irlanda, e é uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danann. O nome Éire aparece em moedas, selos postais, passaportes e outros documentos oficiais desde 1937.

História[editar | editar código-fonte]

A invasão normanda na Idade Média deu lugar a um Ressurgimento gaélico no século XIII. Posteriormente, após mais de 60 anos de guerra intermitente no século XVI, a ilha passou para o domínio inglês após 1603. Na década de 1690, uma série de regras relacionadas com o protestantismo inglês foram projetadas para, materialmente, tirar a vantagem à maioria católica e aos protestantes dissidentes em favor da minoria protestante a viver na ilha, situação que vigorou durante o século XVIII.

Em 1801, a Irlanda tornou-se parte do Reino Unido. A guerra de independência no início do século XX levou à divisão da ilha, criando o Estado Livre Irlandês, que se foi tornando cada vez mais soberano nas décadas seguintes. A Irlanda do Norte permaneceu como parte do Reino Unido e vivenciou muita agitação civil entre o final dos anos 1960 até aos anos 1990. Esta agitação civil diminui bastante após um acordo político em 1998. Em 1973, as duas partes da Irlanda juntaram-se à União Europeia.

Política[editar | editar código-fonte]

Mapa da Irlanda separada com as suas respectivas bandeiras

Politicamente, a Irlanda é dividida em:

 •  Irlanda - com sua capital estabelecida em Dublin e que cobre cinco sextos da ilha. Irlanda e Eire são os nomes oficiais do estado - em inglês e em irlandês respectivamente - enquanto a República da Irlanda e sua descrição oficial. Ela é chamada de "o sul" ou "a República" por muitos moradores da Irlanda do Norte.
 •  Reino Unido (Irlanda do Norte), cuja capital é Belfast e que faz parte do Reino Unido, é também conhecida como "o norte" pelos nacionalistas e moradores da República da Irlanda, "os seis condados" pelos nacionalistas e "Ulster" pelos unionistas. Esse estado que dá o nome ao nome longo convencional do Reino Unido, que fora "Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte".

Tradicionalmente, a Irlanda é subdividida em quatro províncias: Connacht, Leinster, Munster e Ulster, e, desde o século XIX, em 32 condados. 26 destes condados estão na República da Irlanda, e os outros 6 (todos em Ulster) estão na Irlanda do Norte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Irlanda (ilha)

Referências

  1. a b A população da República da Irlanda em 2022 era de 5.123.536 e a da Irlanda do Norte em 2021 era de 1.903.100. Estes são os dados do Censo das agências oficiais de estatísticas governamentais nas respectivas jurisdições:
  2. «Islands by area». UN System-Wide Earthwatch. Programa das Nações Unidas Ambiente. 18 de fevereiro de 1998. Consultado em 30 de agosto de 2008 
  3. Solnit, Rebecca (1997). Book of Migrations: Some Passages in Ireland. London: Verso. p. 100. ISBN 1-85984-186-4 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.