Música contemporânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Música Contemporânea é a música dos séculos XX e XXI, feita após o movimento impressionista e os vários nacionalismos. Pode-se dizer ainda que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra ainda vivo na época do locutor.

Não há uma tendência uniforme na música contemporânea. Pode-se, contudo, mencionar duas escolas: a da Música de Vanguarda, que compreende sobretudo o experimentalismo; e as tendências neoclássicas e neo-românticas (chamadas "conservadoras"), representadas por compositores como Arvo Pärt e Krzysztof Penderecki, que representam uma reação ao experimentalismo, voltando a adotar a linguagem tonal.

Embora na questão ainda haja grande preconceito, como ocorre quando do nascimento de novas tendências artísticas, também podem-se destacar a música eletrônica, criada na Alemanha da década de 1950 e responsável pela geração de novíssimos e curiosos sons, surgidos eletronicamente ou manipulados através de outros instrumentos ou objetos, que são incorporados à música e explorados em larga escala. A música contemporânea valorizava especialmente a inovação e a criatividade.

Considera-se que o período contemporâneo na música se inicia com a música impressionista (1910 - 1920), dominada por compositores franceses.

Entre os vários tipos de música contemporânea, destacam-se a música eletrônica (aquela que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição); e a música aleatória, que, como o nome diz, fica sob a responsabilidade do músico executante, o qual, em alguns casos, só precisa obedecer à ideia mais geral que inspirará a música, um sentimento ou um acontecimento histórico, o que requer, porém, imensa habilidade musical, imaginação e criatividade.

Entre os mais importantes compositores da música contemporânea, incluem-se:

Karlheinz Stockhausen, considerado um dos maiores compositores do final do século XX, suas obras revolucionam a percepção de ritmo, melodia e harmonia. De suas obras mais ousadas, destacam-se o Quarteto de cordas com helicópteros, (em alemão, Helikopter-Streichquartett), que é realmente tocado por um quarteto de cordas e quatro helicópteros, sendo o resultado de um trabalho de mais de dez anos; e a ópera Licht, baseada em textos sânscritos e budistas e que tem suas partes distribuídas nos dias da semana.

Fartein Valen, homem de múltiplos talentos, falava 12 línguas e rodeou-se de um mundo tonal silencioso e misterioso que era incompreensível para os seus contemporâneos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.