Música da Colômbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A música da Colômbia é uma mistura de influências africanas, nativas e europeias (especialmente espanholas), bem como de formas musicais mais modernas provenientes dos Estados Unidos e das Caraíbas (especialmente de Trinidad e Tobago, Cuba e Jamaica). A música nacional da Colômbia é a Cúmbia.

A colombia é uma mistura da música africana levada pelos escravos e espanhóis. No século XIX, a escravatura foi abolida e os africanos, os ameríndios e outros grupos étnicos misturaram-se mais profundamente. Estilos como o bambuco, o vallenato e o porro foram especialmente influentes. Quando a valsa se tornou popular no século XIX, foi inventada uma versão colombiana chamada pasillo. A música latina internacional, um tipo de balada pop, e a salsa, são representadas por Charlie Zaa e Joe Arroyo, respectivamente.

Juanes e Shakira é também importantes representantes da música colombiana da atualidade, desde que se lançou ao sucesso, com canções como Donde Estás Corazón e Estoy Aquí. Shakira é vencedora de vários prêmios e adorada no mundo todo; suas músicas misturam o ritmo latino às suas origens libanesas. Devido a essas diversas misturas de ritmos, sua inteligência, beleza e sua ações humanitárias, Shakira é aclamada no mundo todo, sendo a cantora sul-americana mais conhecida no planeta. Suas músicas vão desde ao rock, como em Pies Descalzos, até a bossa-nova,em Obtener un sí. A canção Hip's Don't Lie é uma homenagem ao carnaval de Barranquilla.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.