Chibchas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jangada muísca (1200–1500 a.C.), representando a iniciação do novo Zipa no lago de Guatavita
Região da confederação muísca na Colômbia atual.

Os Chibchas ou muíscas eram uma tribo de fala chibcha do planalto central da Colômbia que formavam a Confederação Muísca. Eles foram encontrados pelo Império Espanhol em 1537, na época da conquista. Os muíscas dividiam-se em duas confederações: a Hunza da zona norte, cujo soberano era o zaque , e a Bacatá da zona sul, cujo soberano era o zipa. Ambas as confederações situavam-se nas terras altas dos atuais departamentos de Cundimarca e Boyacá (Altiplano cundiboyacense) na região central da Colômbia.

O território dos muíscas estendia-se por uma área de 46 972 quilômetros quadrados (uma região um pouco maior que a Suíça) desde o norte de Boyacá ao Páramo de Sumapaz e dos cumes da Cordilheira Oriental para o Vale do Magdalena. Fazia fronteira com os territórios dos pijaos e dos panches.

Na época da conquista espanhola, a área tinha uma grande população, mas não é conhecido o número exato de habitantes. As línguas dos muíscas eram dialetos da língua chibcha, também chamados muysca e mosca, que pertencem à família lingüística chibchana. A economia era baseada na agricultura, metalurgia e manufatura.

Política e organização administrativa[editar | editar código-fonte]

Os muíscas estavam organizados em uma confederação, que era uma fraca união de estados que mantinham a sua soberania. A Confederação não era um reino, pois não havia monarca absoluto, nem era um império , porque não dominavam outros grupos étnicos ou povos. A Confederação Muísca não pode ser comparada com outras civilizações americanas, como os astecas ou Império Inca. A Confederação Muísca foi uma das maiores e mais bem organizadas confederações de tribos do continente sul-americano.

Cada tribo dentro da confederação era governada por um chefe ou cacique. A maioria das tribos faziam parte do grupo étnico muísca, partilhando a mesma língua e cultura, e relacionando-se através do comércio. Uniam-se para enfrentar um inimigo comum. O exército era da responsabilidade do zipa ou do zaque . O exército era composto pelos güeches, os antigos guerreiros tradicionais do povo muísca.

O povo muísca estava organizado em duas confederações. A confederação sul, liderada pelo Zipa , teve sua capital em Bacatá (agora Bogotá). Este sistema político do sul incluiu a maioria da população muísca e tinha maior poder econômico.

A confederação do norte era governado pelo zaque, e tinha sua capital em Hunza, hoje conhecida como Santiago de Tunja. Embora ambas as confederações tivessem relações políticas e afinidades comuns e pertencessem tribos da mesma nação, ainda havia rivalidades entre elas. Entre as confederações, havia quatro domínios: Bacatá, Hunza, Duitama, e Sogamoso . Os domínios eram compostos por localidades. As tribos eram divididas em Capitanias (governada por um Capitão. Havia dois tipos:Capitania Maior (sybyn) e Capitania Menor (uta). O status de Capitão era herdado pela linhagem materna. era assim:

  • Territórios do Zipa :
  1. Distrito Bacatá : Teusaquillo , Tenjo , Subachoque , Facatativá , Tabio , Cota , Chía , Usaquén , Engativa , Suba , Sopó , Usme , e Zipacón
  2. Distrito Fusagasugá : Fusagasugá , Pasca , e Tibacuy
  3. Distrito Zipaquirá : Nemocón , Susa , Lenguazaque , Ubaté , Simijaca e Chocontá
  4. Distrito Gachetá : Gachetá , Guatavita e Suesca
  • Territórios do ZAQUE : Sorata , Ramiriquí , Machetá , Tenza , Tibirito , Lenguazaque e Turmequé
  • Território do Tundama : Cerinza , Ocabitá , Onzaga , Ibacucu , Sativa , Tibana , e outros
  • Território do Sugamuxi : Bosbanza , Toca , Sogamoso , e outros
  • chefias Autónomas : Guaneta , Charalá , Chipata , Tinjacá , e outros

A legislação muísca era de direito consuetudinário , ou seja, a aplicação das leis era determinada por costumes há muito estabelecidos a aprovação do Zipa ou Zaque. Este tipo de legislação era adequado para um sistema de confederação, e era bem-organizado. Os recursos naturais não podiam ser privatizados: bosques, lagos, planaltos, rios e outros recursos naturais eram bens comuns.

O rito no qual o cacique, o sumo sacerdote, cobria seu corpo com pó de ouro e mergulhava na lagoa de Guatavita deu origem ao mito de El Dorado, que atraiu os aventureiros espanhóis em busca de grandes tesouros.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chibchas