Chicha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chicha.

Chicha é uma bebida fermentada produzida pelos povos indígenas andinos, datando do Império inca. Mas também era usada pelos maias para a alimentação sendo a mais popular entre todas as bebidas. O seu preparo consiste em que garotas masquem milho e o cuspam em um caldeirão de água fervida. Além do milho, consiste em seus ingredientes o Funcho, o Pau de Canela, Frutas Cítricas e, dependendo do povo ou da família, alguns outros temperos que podem deixar o gosto da mesma picante. Depois de fermentada e filtrada tradicionalmente em um cesto de palha, a mistura se transforma em chicha. Antes de bebê-la, os presentes devem fazer um ritual, derramando um pouco da Chicha no chão,depois pisam e ajoelham em cima da bebida derramada , em homenagem ao seu Deus, e após isso pode ser bebida.

O costume de garotas mascarem o milho acontece pois o sexo feminino possui maior nível de amilase na saliva, substância que quebra os açucares do amido, possibilitando a transformação dessa mistura em Chicha.

Embora o milho seja o ingrediente mais comum, também podem ser usados mandioca ou frutas. Nos países andinos, o termo pode referir-se a qualquer bebida fermentada caseira.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.