Festival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Entre muitas religiões, uma festa ou festival é uma série de celebrações em honra de Deus ou deuses. Uma festa e um festival são historicamente trocáveis ou mutáveis. Contudo, o termo "festa" também introduziu a conversação comum como um sinônimo de qualquer grande refeição ou jantar elaborado. Quando usado como na significação de um festival, muitas vezes refere-se a um festival religioso e não um filme ou festival de arte. Um festival pode tratar de vários assuntos diferentes. Existem também os festivais sazonais, da qual acontecem em diferentes estações do ano, ou de acordo com o calendário lunar e solar. Para os antigos, um festival era sinônimo de entrelaçar famílias e pessoas a fim de se conhecerem, e até mesmo para encontrar um companheiro, e costumava se suceder por vários dias, jamais sendo "dies unus" - de um dia para o outro apenas, pela grandiosidade de tal evento nomeado dessa forma.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Festivais importantes no mundo todo já fazem parte do Brasil, acontecendo por vários períodos de tempo. Um exemplo é o Rock in Rio que começou no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, e hoje vários outros países têm como este Festival um importante festival de música. Este virou uma franquia. Dentre os exemplos de festivais muito conhecidos no Brasil, estão: Festival de Gramado, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Artipura, etc.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra fest deriva do inglês médio, do francês médio palavra festivus, da palavra latina festivus. Festival foi primeiro registrado como um substantivo em 1589. Antes que tivesse sido usado como um adjetivo desde o século XIV, a significação era celebrar feriados da igreja. A etimologia da festa é muito semelhante àquela do festival. A palavra "feste" (uma carta diferente de "fest") vem do inglês médio, do francês médio, da palavra latina festa. A festa primeiro entrou em uso como um substantivo por volta de 1200, e a festa foi usada como um verbo por volta de 1300.[1] Um festival é uma ocasião especial de festejar ou celebrar, que é normalmente religiosa, e costuma, em muitas ocasiões, esdender-se por vários dias de comemoração.

Festas[editar | editar código-fonte]

Certas instituições comemoram anualmente eventos especiais significativos para a sua história. Estas instituições são geralmente institutos educacionais, tais como colégios e secundária superior, secundário, ou escolas secundárias. Estas festas são usualmente chamadas de "fests". Um exemplo deste tipo de fest é Saarang em IIT Madras, Chennai.

Geral[editar | editar código-fonte]

Festivais do Antigo Egito[editar | editar código-fonte]

A maior parte dos festivais do Antigo Egito foram religiosos, mas outros não foram como um festival criado por Ramsés III para comemorar a vitória sobre os líbios. Quando ocorriam festas, elas eram determinadas por ciclos lunares ou pelo calendário egípcio. Os festivais eram grandes celebrações com abundância de alimentos disponíveis. Em uma festa no século XII aC, 11,341 forma de pão e 385 frascos de cerveja foram dadas ao público. O sed festival celebrou o trigésimo ano de um dos faraós Estado e, em seguida, a cada três (ou quatro, em um caso) anos depois.

Festivais Tradicionais Iranianos[editar | editar código-fonte]

Mehregan festival, Norooz or nuroz festival, qadir festival, Chahar shanbehesori festival.

Festivais Islâmicos[editar | editar código-fonte]

Hajj festival (a maior festa islâmica), Ide fiter festival é outra festa islâmica, Ide qadir festival é também um festival Irano-Islâmico.

Festivais Tradicionais Chineses[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Etymology of "feast", etymonline.com. Visitado em 01-05-2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Festa ou Festival.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Festival