Feriado móvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Festa móvel)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Feriado móvel ou festa móvel(português europeu) é uma designação popular usada para identificar os feriados que não ocorrem sempre no mesmo dia do calendário civil. Estas festas podem ser calculadas com base nos calendários lunar ou civil, ocorrendo sempre no mesmo dia da semana.

Os feriados baseados no calendário lunar são comuns nos países católicos (como Portugal e Brasil) onde é celebrada a Páscoa. Esta festa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que sucede o Equinócio da Primavera. Outros dias festivos católicos são celebrados em função da Páscoa, tal como a Sexta-Feira Santa (sexta-feira precedente à Páscoa), o Entrudo (40 dias antes da Páscoa), a Ascensão (40 dias depois da Páscoa), ou o Pentecostes (50 dias depois da Páscoa).

As festas móveis baseadas no calendário civil ocorrem num dia de uma determinada semana de um mês (por exemplo, segunda-feira após o segundo domingo do mês de agosto), sendo em geral evocações de santos e/ou dias de feiras tradicionais.

Algumas festas móveis[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre datas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.