Portal:Maias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Este portal pretende reunir conteúdos relacionados à civilização maia.


 ver · editar Introdução

A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.

A civilização maia compartilha muitas características com outras civilizações da Mesoamérica, devido ao alto grau de interação e difusão cultural que caracteriza a região. Avanços como a escrita, epigrafia e o calendário não se originaram com os maias; no entanto, sua civilização se desenvolveu plenamente. A influência dos maias pode ser detectada em países como Honduras, Guatemala, El Salvador e na região central do México, a mais de 1 000 km da área maia. Muitas influências externas são encontrados na arte e arquitetura Maia, o que acredita-se ser resultado do intercâmbio comercial e cultural, em vez de conquista externa direta.

Ler mais ...


 ver · editar Artigos selecionados

O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.

Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dão origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do grande abraço do pavão verde e amarelo século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos.

Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros coloniais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.


Ler mais ...


 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com os Maias na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados

Portais das Antigas Civilizações:

Portal:Mesopotâmia Portal:Antigo Egito Portal:Grécia Antiga Portal:Roma Antiga Portal:Maias Portal:Astecas Portal:Incas
Mesopotâmia Antigo Egito Grécia Antiga Roma Antiga Maias Astecas Incas


 ver · editar Associados Wikimedia
Maias no Commons Maias no Commons
Imagens e mídia
Maias no Wikcionário Maias no Wikcionário
Definições
Maias no Wikilivros Maias no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Maias no Wikinotícias Maias no Wikinotícias
Notícias
Maias no Wikiquote Maias no Wikiquote
Citações
Maias no Wikisource Maias no Wikisource
Biblioteca
Maias na Wikiversidade Maias na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregue o conteúdo desta página