Rio Neva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Neva
Comprimento 74 km
Nascente Lago Ladoga
Altitude da nascente 4 m
Caudal médio 2.600 m³/s
Foz Golfo da Finlândia
Área da bacia 282.000 km²
País(es) Rússia

O rio Neva (em russo: Peка Нева́) é um rio do noroeste da Rússia e vai desde o Lago Ladoga até ao Golfo da Finlândia passando pela cidade de São Petersburgo. Apesar do modesto comprimento, é o terceiro maior rio europeu em termos de volume de água (após o Volga e o Danúbio).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O comprimento do rio Neva é de 74 km, dos quais 28 km dentro de São Petersburgo e o restante no Óblast de Leningrado. Ele percorre em direção sudoeste desde o Lago Ladoga, e o ponto mais ao sul do rio encontra-se perto da confluência com o rio Tosna, depois disso ele dobra em direção noroeste indo pro Golfo da Finlândia. A largura média é de cerca 400 - 600 metros, já a largura máxima é 1.200 metros. A profundidade está entre 8 e 24 metros. A bacia hidrográfica do Neva inclui o Lago Ladoga e o Lago Onega, os dois maiores lagos da Europa, e cobre uma grande área do Noroeste da Rússia e no sul da Finlândia.

História[editar | editar código-fonte]

Durante a Idade Média o largo e navegável rio teve grande importância na ligação entre as regiões do Báltico e do Volga. A confluência do Neva e Izhora foi o local da famosa Batalha do Neva (1240) entre a Suécia e a Rússia. Alexander Yaroslavich, Príncipe de Novgorod, venceu esta contenda e tomou o seu título "Nevsky" (que significa "do Neva") deste acontecimento.

No século XVI a foz do Neva foi o local onde os Suecos construíram a fortaleza Nyen, e também o ilhéu de Shlisselburg. A primeira foi destruída por Pedro, o Grande, que depois fundou a Fortaleza de Pedro e Paulo em 1703. Na Ilha Zayachy (Ilha das Lebres), a fortaleza é tida como a primeira estrutura da actual São Petersburgo. Foi também Pedro que mandou construir o Canal Ladoga ligado o Neva ao rio Volkhov e ao rio Svir a sul do Ladoga.

Mapa do rio Neva,
com sua a localização no mapa da Europa.
O rio Neva em São Petersburgo, 1753.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.