Estreito de Gibraltar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foto satélite do Estreito de Gibraltar e Mar de Alborão, vista do oeste
Foto satélite do Estreito de Gibraltar e Mar de Alborão, vista do oeste
Relevo, imagem NASA
Relevo, imagem NASA

O Estreito de Gibraltar é um estreito que separa o Golfo de Cádis (no Oceano Atlântico) do Mar de Alborão (parte ocidental do Mar Mediterrâneo). Ao norte encontra-se a Espanha e Gibraltar, a sul Marrocos e Ceuta. Era conhecido na Antigüidade como Os Pilares de Hércules. A soberania sobre algumas areas, como a Gibraltar, é disputada por Espanha e Grã-Bretanha.

A profundidade média na zona do estreito é de 300 m, e a máxima quase de 1000m perto de Algeciras. A largura mínima é de 14,4 km, entre Punta de Oliveros em Espanha e Punta Cires em Marrocos. Através do Estreito de Gibraltar tem lugar o intercâmbio de água entre o Atlântico e o Mar Mediterrâneo: as águas superficiais, relativamente frias e pouco salinas, provenientes do Atlântico entram no Mar de Alborão, sobrepondo-se às águas profundas, mais quentes e salinas, que retornam do Mediterrâneo.

As correntes são fortes e variam ao longo do dia, sendo causa de acidentes frequentes na navegação.

Índice

[editar] Etimologia

O estreito de Gibraltar, assim como o rochedo de Gibraltar, deve seu nome ao general árabe djebel Tarik, de Tariq ibn Ziyad e sua família, que em 711 atravessou o estreito para se estabelecer na Espanha visigótica. Foi primeira incursão muçulmana na Península Ibérica.

[editar] Geopolítica

O estreito de Gibraltar que antes já possuía uma posição privilegiada porque aproximava os dois continentes com a invenção dos canhões passou a ter uma utilidade estratégica pois controlava o tráfego de navios que navegam do Atlântico para o Mediterrâneo e vice-versa, todos passam através deste estreito, contemplando a A Rocha. O tráfego anual é elevadíssimo, com mais de 85000 navios a cruzar o estreito todos os anos.

Muitas pessoas, inclusive imigrantes ilegais, viajam da África para a Europa e vice-versa através do estreito. Existem ligações regulares por ferry-boat entre Algeciras, Ceuta e Tânger (45 a 60 minutos de viagem).

[editar] Túnel

Durante anos Espanha e Marrocos têm estudado conjuntamente a possibilidade de construção de um túnel sob o canal, similar ao túnel do Canal da Mancha entre a Grã-Bretanha e França. Um novo estudo de três anos foi anunciado em 2003. Outra hipótese é a construção de uma ponte. Todavia, o custo de tal obra, que obrigaria a soluções de engenharia inovadoras devido às grandes profundidades que o estreito apresenta, é colossal.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais