Cabo Espartel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cabo Espartel
Vista do Cabo Espartel
Imagem 3D do Estreito de Gibraltar visto de oeste para leste, com o Cabo Espartel à direita
Imagem 3D do Estreito de Gibraltar visto de oeste para leste, com o Cabo Espartel à direita
País  Marrocos
Região Noroeste de África
Local Oeste de Tânger
Mar(es) Oceano Atlântico
Estreito Gibraltar
Coordenadas 35° 47' 14" N 5° 55' 30" O
Cabo Espartel está localizado em: Marrocos
Cabo Espartel
Localização de Cabo Espartel em Marrocos

O Cabo Espartel é um cabo situado na costa marroquina, perto de Tânger. No penhasco que ali se situa (a 110 m de altura sobre o mar), existe um farol cuja luz se pode ver a 23 milhas náuticas. Para sul, o terreno desce rapidamente dando lugar a uma planície, o que provoca a ilusão de que o cabo pareça uma ilha quando visto de alguns pontos. Antigamente, este cabo era conhecido como Cabo Ampelusia. Este ponto é um dos limites em terra do estreito de Gibraltar.

O local foi palco de confrontos navais famosas, como a Batalha do Cabo Espartel em 20 de outubro de 1782, entre a esquadra franco-espanhola e a esquadra inglesa.

Posteriormente, uma outra batalha naval teve lugar ali, durante a Guerra Civil Espanhola, também denominada Batalha do Cabo Espartel, em 29 de setembro de 1936, quando foi quebrado o bloqueio republicano do Estreito de Gibraltar, assegurando o suprimento das forças nacionalistas no Marrocos Espanhol.

Cabo Espartel é acessível a partir da rodovia S701.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.