Portal:Níger/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag of Niger
Flag of Niger
Coat of Arms of Niger
Coat of Arms of Niger

Níger ( /ˈnər/ or /nˈʒɛər/; pronúncia em francês: ​[niʒɛʁ]), oficialmente chamado de República do Niger, é um país sem costa marítima situado na África Ocidental, nomeado em referência ao rio Níger. Faz fronteira com a Nigéria e Benim ao sul, Burquina Fasso e Mali a oeste, Argélia e Líbia ao norte e Chade ao leste. O Niger abrange uma área de quase 1.270.000 km², mais de 80 por cento dos quais sendo coberto pelo deserto do Saara. A população do país é de pouco acima de 15 milhões, principalmente agrupada no extremo sul e oeste da nação. A capital é Niamei.

O Níger é um país em desenvolvimento. Grande parte das porções não-desérticas do país estão ameaçadas por secas periódicas e desertificação. A economia está concentrada em torno da agricultura de subsistência e um pouco de agricultura de exportação, agrupada no sul mais fértil, e a exportação de matérias-primas — especialmente o minério de urânio. O Níger permanece em situação desfavorável devido a sua posição sem litoral, sistemas de educação, de infra-estrutura e de saúde deficientes, desertos, pobreza e degradação ambiental.

A sociedade nigerina reflete uma grande diversidade extraídos das longas vivências independentes das diversas regiões e grupos étnicos e o seu relativamente curto período vivendo em um único Estado. Historicamente, o atual Niger tem estado às margens dos diversos grandes Estados. Desde a independência, os nigerinos viveram sob cinco constituições e três períodos de regime militar, mas têm mantido um governo multipartidário eleito desde 1999. A grande maioria da população pratica o islamismo.