Sudeste Asiático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sudeste asiático)
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do Sudeste Asiático.

O Sudeste Asiático é uma das seis regiões da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.

São os seguintes os países agrupados nesta região:

Estes países estão organizados na ASEAN.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Território[editar | editar código-fonte]

O Sudeste Asiático abrange duas penínsulas, a da Indochina onde encontramos cinco países como: Mianma - anteriormente denominado de Birmânia, Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã. Indonésia, Brunei e Timor Leste. Singapura é o único país dessa região considerado sob a óptica da economia como um dos tigre asiático da região.

Relevo e hidrografia[editar | editar código-fonte]

O relevo do Sudeste Asiático nos domínios peninsulares é marcado pelo predomínio de baixos planaltos e planícies. Essas terras baixas são drenadas por cursos de água de grande importância regional, como, por exemplo, o Mekong, que banha terras de Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, sendo que no Vietnã ele forma um amplo delta, antes de desembocar no mar da China Meridional.

O domínio do arquipélago é marcado pela presença de conjuntos montanhosos de origem terciária, com intensa atividade vulcânica e sísmica. Isso resulta do fato de as ilhas que compõem o território estarem localizadas em uma faixa de terra do planeta - denominada de Círculo do Fogo do Pacífico - situada sobre zonas de contato entre placas tectônicas existentes na crosta.

Assim, nessa região, constata-se a ocorrência de vulcões, inclusive ativos, como o Krakatoa, que entrou em erupção pela última vez em 1886, de terremotos e de maremotos, como o que ocorreu em 2004, provocando a formação de ondas gigantescas (tsunamis), que ocasionaram grandes desastres em vários países da região. As causas e implicações decorrentes desse desastre, que gerou a morte de mais de 150 mil pessoas no Sudeste Asiático e no subcontinente indiano, têm sido alvo de ampla divulgação na mídia e de solidariedade internacional. Em que pese essa solidariedade, o nível da construção provocado em alguns países da região indica que a reconstrução de suas economias ainda vai levar muito tempo para se recuperar.

Clima e vegetação[editar | editar código-fonte]

Nos domínios peninsulares do Sudeste Asiático predomina o clima tropical úmido sujeito ao regime de monções, o que favorece a ocorrência de florestas tropicais. No domínio do arquipélago, constata-se a existência do clima equatorial, o que contribui para que grande parte do seu território seja coberta, a exemplo do que ocorre na Amazônia, na América do Sul, e no Congo, África, por uma exuberante floresta equatorial.