Prefeituras do Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O Japão está subdividido em 47 províncias. Existem quatro designações diferentes para estas divisões administrativas (chamadas de 都, to; 道, dō; 府, fu ou 県; ken, daí o nome genérico japonês 都道府県 todōfuken). Prefeituras são maiores que os organismos governamentais cidades, vilas e aldeias.

O diretor executivo de cada prefeitura é um governador eleito diretamente(知事, chiji). Portarias e orçamentos são decretadas por uma única câmara-montagem (議会, gikai) cujos membros eleitos em quatro anos a contar servem termos.

Segundo a atual Lei de Autonomia Local, cada prefeitura pode subdividir-se em cidades (市shi) e distritos (郡 gun). Cada distrito é subdividido em subdistritos (町chō ou machi) e vilas (村son ou mura). Hokkaidō tem 14 subprefeituras e os que atuam como filiais (支庁shichō) da prefeitura. Algumas outras prefeituras também têm sucursais, que realizam funções administrativas municipais fora da capital.

Mapa das prefeituras do Japão
Hokkaidō

1. Hokkaidō

Tōhoku

2. Aomori
3. Iwate
4. Miyagi
5. Akita
6. Yamagata
7. Fukushima

Kantō

8. Ibaraki
9. Tochigi
10. Gunma
11. Saitama
12. Chiba
13. Tóquio
14. Kanagawa

Chūbu

15. Niigata
16. Toyama
17. Ishikawa
18. Fukui
19. Yamanashi
20. Nagano
21. Gifu
22. Shizuoka
23. Aichi

Kansai

24. Mie
25. Shiga
26. Quioto
27. Osaka
28. Hyōgo
29. Nara
30. Wakayama

Chūgoku

31. Tottori
32. Shimane
33. Okayama
34. Hiroshima
35. Yamaguchi

Shikoku

36. Tokushima
37. Kagawa
38. Ehime
39. Kochi

Kyūshū & Okinawa

40. Fukuoka
41. Saga
42. Nagasaki
43. Kumamoto
44. Ōita
45. Miyazaki
46. Kagoshima
47. Okinawa

Evolução histórica[editar | editar código-fonte]

O atual sistema foi estabelecido pelo governo Meiji em julho de 1871 com a abolição do sistema han e do estabelecimento do sistema de prefeituras (廃藩置県 haihan-chiken). Embora inicialmente houvesse mais de 300 prefeituras, muitas das quais são ex-territórios, esse número foi reduzido para 72 na última parte de 1871 e a 47 em 1888. A Lei de Autonomia Local de 1947 deu maior poder político às prefeituras e instalou governadores provinciais e parlamentos.

Em 2003, o então Primeiro-Ministro Junichiro Koizumi propôs que o governo consolidasse as atuais prefeituras regionais em cerca de 10 estados. O plano solicitava que cada região tivesse maior autonomia do que as prefeituras existentes. Esse processo iria reduzir o número de regiões administrativas de sub-prefeituras e cortar custos administrativos. [1] O governo japonês também está considerando um plano pelo qual vários grupos de prefeituras seriam fundidos, criando um sistema de sub-divisão administrativa nacional,constituído de entre nove e treze Estados, dando mais autonomia local a esses estados do que gozam as atuais prefeituras. [2] Até julho de 2008, nenhuma reorganização tinha ainda acontecido.

Tipos de prefeituras[editar | editar código-fonte]

To, Do, Fu, e Ken diferem em nome apenas por razões históricas. Desde 1947, não há diferença entre os quatro tipos administrativos. Normalmente, prefeituras são chamadas somente pelo seu nome, sem o sufixo, com exceção de Hokkaido. No entanto, o sufixo é utilizado quando é necessário distinguir entre a prefeitura e uma cidade de mesmo nome. Por exemplo, Hiroshima-ken em japonês é o nome da prefeitura, e Hiroshima-shi é a sua maior cidade.

Fu (Osaka / Kyoto) e Ken[editar | editar código-fonte]

Durante o período Edo, o bakufu estabeleceu as zonas de governo bugyō(奉行支配地) em torno das nove maiores cidades do Japão, e 302 zonas de governo em pequenas cidades(郡代支配地) em outras localidades. Quando o governo Meiji começou a criar o sistema de prefeituras, em 1868, primeiro ano do período Meiji, enquanto as nove zonas de gorverno bugyō tornaran-se fu(府), as zonas de governo de pequenas cidades e o resto das zonas de governo bugyo tornaram-se ken(県): mais tarde, em 1871 o governo designou Tóquio, Osaka e Kyoto como fu, e rebaixou os outros fu ao estado de ken. Durante a II Guerra Mundial, em 1943, Tóquio tornou-se um to, um novo tipo de pseudo-prefeitura (cf. abaixo).

Antes da Segunda Guerra Mundial, diferentes leis foram aplicadas a fu e ken, mas essa distinção foi abolida após a guerra, e os dois tipos de prefeitura agora são funcionalmente os mesmos. Como resultado, o idioma inglês não costuma distinguir entre fu e ken, chamando a ambos simplesmente de "prefeituras".

Hokkaidō[editar | editar código-fonte]

O termo dō (circuito) foi originalmente usado para referir-se às regiões do Japão, como a Tokaido e Saikaidō, constituídas por várias províncias.

Hokkaidō, o único dō que permanece até hoje, não foi uma dos sete dō originais (era conhecida como Ezo na era pré-moderna). Acredita-se que seu nome atual provenham de Takeshiro Matsuura, um antigo explorador japonês da ilha. Uma vez que Hokkaidō não se encaixa nas classificações de dō existentes, foi criado um novo dō para abrangê-la.

O governo Meiji inicialmente classificou Hokkaidō como um "Liquidação Envoyship" (開拓使kaitakushi), e mais tarde a ilha dividida em três prefeituras (Sapporo, Hakodate, e Nemuro).Estas foram consolidadas na única prefeitura Hokkaidō em 1886. O sufixo-ken nunca foi adicionado ao seu nome, de modo a fazê-sufixo ficou entendido no sentido de "província".

Quando Hokkaidō foi incorporado, o transporte na ilha era ainda pouco desenvolvida, de forma a prefeitura foi dividido em várias "sub-prefeituras" (支庁shichō), que podem cumprir as tarefas administrativas do governo provincial e manter um controlo apertado sobre o desenvolvimento insular.Estas sub-prefeituras ainda hoje existem, embora eles tenham muito menos poder que eles possuíam antes e durante a Segunda Guerra Mundial: elas já existem principalmente para lidar com papelada burocrática e outras funções.

"Hokkaidō Prefeitura" é, tecnicamente falando, um redundante prazo, porém, é por vezes utilizado para diferenciar o governo a partir da própria ilha.O governo da prefeitura se chama "Hokkaidō Governo" em vez do "Hokkaidō Governo Provincial".

A maior cidade e capital provincial de Hokkaido é Sapporo, a quinta maior cidade do Japão.Outras cidades importantes incluem Hakodate.

Tóquio-to[editar | editar código-fonte]

O único que está no Japão é o de Tóquio. Na sequência da abolição do sistema de han, Tokyo-fu (uma prefeitura urbana como Kyoto e Osaka) englobou uma série de cidades, o maior dos quais foi cidade de Tóquio. A Cidade de Tóquio foi dividido em 15 alas.

Em 1943, Tóquio foi abolida como cidade, tornou Tokyo-fu, Tokyo-to e as enfermarias do Tóquio e tornou-se as enfermarias especiais, as autarquias locais incidindo diretamente sob a prefeitura na hierarquia, cada um com as suas próprias assembléias eleitas (kugikai) e prefeitos (kucho). Um certo número de aldeias e vilas sub-urbanas da cidade de Tóquio foram alterados para enfermarias, elevando o número total de enfermarias especiais para 35.

A razão para isso foi a consolidar a reorganização da administração do espaço ao redor da capital, eliminando o excesso de níveis de autoridade em Tóquio. O governo central pretendia ter um maior grau de controle sobre Tóquio devido à deterioração da situação na II Guerra Mundial (1939-1945) e da possibilidade de emergência na metrópole.

Depois da guerra (1945), o Japão foi obrigado a descentralizar Tóquio novamente, seguindo as linhas gerais de democratização delineada na Declaração Potsdam. Muitas das características governamentais especiais do Tóquio desapareceram durante este tempo, e as enfermarias tiveram uma vez mais no estado municipal nas décadas seguintes à rendição. Administrativamente, enfermarias especiais de hoje são quase indistinguíveis de outros municípios.

Existem algumas diferenças de terminologia entre Tóquio e de outras prefeituras: polícia e bombeiros são chamados departamentos chō (庁) em vez de honbu (本部), por exemplo. No entanto, a única diferença funcional entre Tokyo-to e de outras prefeituras é que Tóquio administra as enfermarias, bem como cidades. Hoje, uma vez que as enfermarias especiais têm quase o mesmo grau de independência como cidades japonesas, a diferença na administração entre Tóquio e de outras prefeituras é bastante menor (ver 23 enfermarias especiais para mais detalhes).

O governo japonês ainda traduz Tokyo-to como "Tokyo Metropolis", em quase todos os casos, e que o governo está oficialmente chamado de "Governo Metropolitano de Tóquio". No entanto, algumas pessoas ainda chamada Tokyo-to "Prefeitura de Tóquio", em Inglês.

Lista de prefeituras[editar | editar código-fonte]

As prefeituras também são frequentemente agrupadas em regiões. Essas regiões não são formalmente especificadas, não têm eleitos políticos, nem são pessoas coletivas. No entanto, a prática da ordenação prefeituras com base nas suas características geográficas são comuns: De norte a sul (numeração na norma ISO 3166-2: Ordem JP), as prefeituras do Japão e das suas regiões comumente associadas.

Prefeitura Japonês Capital Regions and Prefectures of Japan 2.png
Região
Ilha Pop.¹ Área² Dens.³ Distr. Municip. ISO
 Aichi 愛知県 Nagoya Chūbu Honshū 7.043.235 5.153,81 1.366 15 88 JP-23
 Akita 秋田県 Akita Tōhoku Honshū 1.189.215 11.612,11 102 8 29 JP-05
 Aomori 青森県 Aomori Tōhoku Honshū 1.475.635 9.606,26 154 8 61 JP-02
 Chiba 千葉県 Chiba Kantō Honshū 5.926.349 5.156,15 1.149 9 80 JP-12
 Ehime 愛媛県 Matsuyama Shikoku Shikoku 1.493.126 5.676,44 263 7 28 JP-38
 Fukui 福井県 Fukui Chūbu Honshū 828.960 4.188,76 198 10 29 JP-18
 Fukuoka 福岡県 Fukuoka Kyushu Kyūshū 5.015.666 4.971,01 1.009 17 91 JP-40
 Fukushima 福島県 Fukushima Tōhoku Honshū 2.126.998 13.782,54 154 14 85 JP-07
 Gifu 岐阜県 Gifu Chūbu Honshū 2.107.687 10.598,18 199 11 49 JP-21
 Gunma 群馬県 Maebashi Kantō Honshū 2.024.820 6.363,16 318 12 61 JP-10
 Hiroshima 広島県 Hiroshima Chūgoku Honshū 2.878.949 8.476,95 340 10 37 JP-34
 Hokkaidō 北海道 Sapporo Hokkaidō Hokkaidō 5.682.950 83.452,47 68 66 207 JP-01
 Hyōgo 兵庫県 Kōbe Kansai Honshū 5.550.742 8.392,42 661 13 60 JP-28
 Ibaraki 茨城県 Mito Kantō Honshū 2.985.424 6.095,62 490 13 61 JP-08
 Ishikawa 石川県 Kanazawa Chūbu Honshū 1.180.935 4.185,32 282 7 25 JP-17
 Iwate 岩手県 Morioka Tōhoku Honshū 1.416.198 15.278,51 93 12 46 JP-03
 Kagawa 香川県 Takamatsu Shikoku Shikoku 1.022.843 1.861,70 549 5 17 JP-37
 Kagoshima 鹿児島県 Kagoshima Kyushu Kyūshū 1.786.214 9.132,42 196 11 49 JP-46
 Kanagawa 神奈川県 Yokohama Kantō Honshū 8.489.932 2.415,42 3.515 7 35 JP-14
 Kōchi 高知県 Kōchi Shikoku Shikoku 813.980 7.104,70 115 6 35 JP-39
 Kumamoto 熊本県 Kumamoto Kyushu Kyūshū 1.859.451 6.908,45 269 10 48 JP-43
 Kyoto 京都府 Quioto Kansai Honshū 2.644.331 4.612,93 573 6 28 JP-26
 Mie 三重県 Tsu Kansai Honshū 1.857.365 5.760,72 322 7 29 JP-24
 Miyagi 宮城県 Sendai Tōhoku Honshū 2.365.204 6.861,51 325 10 36 JP-04
 Miyazaki 宮崎県 Miyazaki Kyushu Kyūshū 1.170.023 6.684,67 175 8 30 JP-45
 Nagano 長野県 Nagano Chūbu Honshū 2.214.409 12.598,48 163 16 120 JP-20
 Nagasaki 長崎県 Nagasaki Kyushu Kyūshū 1.516.536 4.092,80 371 9 79 JP-42
 Nara 奈良県 Nara Kansai Honshū 1.442.862 3.691,09 391 8 47 JP-29
 Niigata 新潟県 Niigata Chūbu Honshū 2.475.724 12.582,37 197 16 111 JP-15
 Ōita 大分県 Ōita Kyushu Kyūshū 1.221.128 5.804,24 210 12 58 JP-44
 Okayama 岡山県 Okayama Chūgoku Honshū 1.950.656 7.008,63 278 18 78 JP-33
 Okinawa 沖縄県 Naha Kyushu Ryūkyū
Islands
1.318.281 2.271,30 580 5 41 JP-47
 Osaka 大阪府 Osaka Kansai Honshū 8.804.806 1.893,18 4.652 5 44 JP-27
 Saga 佐賀県 Saga Kyushu Kyūshū 876.664 2.439,23 359 8 49 JP-41
 Saitama 埼玉県 Saitama Kantō Honshū 6.938.004 3.767,09 1.827 9 90 JP-11
 Shiga 滋賀県 Otsu Kansai Honshū 1.342.811 4.017,36 334 11 50 JP-25
 Shimane 島根県 Matsue Chūgoku Honshū 761.499 6.707,32 114 12 59 JP-32
 Shizuoka 静岡県 Shizuoka Chūbu Honshū 3.767.427 7.328,61 484 12 74 JP-22
 Tochigi 栃木県 Utsunomiya Kantō Honshū 2.004.787 6.408,28 313 7 33 JP-09
 Tokushima 徳島県 Tokushima Shikoku Shikoku 823.997 4.145,26 199 10 50 JP-36
 Tokyo 東京都 Shinjuku Kantō Honshū 12.059.237 2.187,08 5.514 1 39 JP-13
 Tottori 鳥取県 Tottori Chūgoku Honshū 613.229 3.507,19 175 6 39 JP-31
 Toyama 富山県 Toyama Chūbu Honshū 1.120.843 4.247,22 264 6 27 JP-16
 Wakayama 和歌山県 Wakayama Kansai Honshū 1.069.839 4.725,55 226 7 50 JP-30
 Yamagata 山形県 Yamagata Tōhoku Honshū 1.244.040 9.323,34 133 9 44 JP-06
 Yamaguchi 山口県 Yamaguchi Chūgoku Honshū 1.528.107 6.110,76 250 11 56 JP-35
 Yamanashi 山梨県 Kofu Chūbu Honshū 888.170 4.465,37 199 8 64 JP-19

Notas: ¹ a partir de 2000; ² km²; ³ por km²

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Bandeira do Japão Japão
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Ilhas • Penínsulas • Portal • Política • Rios • Subdivisões • Imagens