Chiba (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chiba
千葉市
—  Cidade  —
Zona industrial costeira, Museu Chiba Fork, Makuhari Messe, Torre do Porto de Chiba, Estádio Chiba Marine, Arranha-céus de Makuhari na costa.
Zona industrial costeira, Museu Chiba Fork, Makuhari Messe, Torre do Porto de Chiba, Estádio Chiba Marine, Arranha-céus de Makuhari na costa.
Bandeira de Chiba
Bandeira
Localização da cidade na província de Chiba
Localização da cidade na província de Chiba
Chiba está localizado em: Japão
Chiba
Localização de Chiba no Japão
35° 36' N 140° 6' E
País  Japão
Região Kantō
Província Chiba
Administração
 - Prefeito Toshihito Kumagai
Área
 - Total 272 08 km²
Altitude 2 m (7 pés)
População (2012)
 - Total 961 813
    • Densidade 3540/km2 
Fuso horário UTC (UTC+9:00)
 - Horário de verão UTC (UTC+10:00)
Código postal 12100-2
Sítio www.city.chiba.jp

Chiba (千葉市 Chiba-shi) é a capital da província de Chiba, no Japão. Situa-se a cerca de 40 quilômetros a sudeste de Tóquio na Baía de Tóquio. Tem ligação ferroviária com Tóquio pela linha Sobu, pela linha Keiyo e pela linha Keisei Chiba.

A cidade de Chiba abriga um dos principais portos da região de Kantō, e nela se situa o Porto de Chiba, um dos maiores portos em volume de carga do país. A maior parte da cidade é residencial; contudo, há muitas fábricas e armazéns localizados ao longo da costa. Existem vários centros urbanos na cidade, incluindo Makuhari , um distrito comercial a beira-mar, onde está localizado o Makuhari Messe, e Chiba Central, no qual o prédio do governo provincial e a prefeitura estão localizados.

Chiba é famosa pelo seu monotrilho, que é o mais extenso monotrilho suspenso do mundo, como publicado no Livro dos Recordes. Alguns destinos na cidade incluem: o sambaqui Kasori, sendo o maior sambaqui do mundo, com 134.000m², a Praia Inage, a primeira praia artificial do Japão, que é parte da maior praia artificial do país, e o Zoológico de Chiba, que ganhou popularidade devido ao panda vermelho Futa, que apresenta postura semelhante à de um ser humano.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Chiba, no idioma japonês, é formado a partir de dois kanji. O primeiro, , significa "mil", e o segundo, , significa "folhas". O nome apareceu pela primeira vez como um antigo kuni no miyatsuko, ou Escritório de Comando Regional, como o Kuni Chiba no Miyatsuko ( 千叶国造 ).[1] O nome foi adotado por um ramo do clã Taira , que se mudou para a área que corresponde, atualmente, à cididade de Chiba, no final do período Heian. ramo da Taira adotou o nome e se tornou o clã Chiba, que possuiu grande influência sobre a área, até o Período Azuchi-Momoyama. O nome "Chiba" foi escolhido para a cidade, na sua criação, em 1873, pela Assembléia de Governadores da Província ( 地方官会议 Chiho Kankai Kaigi), no início do Período Meiji, quando os governadores das províncias encontraram-se para estruturar a administração local e regional no Japão.[2]


História[editar | editar código-fonte]

Chiba, foi durante o período Edo, uma cidade-castelo que servia como um ponto de passagem. Próximo à cidade, existe um sítio arqueológico do período Jomon chamado Kasori-Kaizuka.

História antiga[editar | editar código-fonte]

Os primeiros relatos sobre a história de Chiba remetem à emigração de Taira Tsuneshige (1083?-1088), um poderoso samurai do período Heian, para a Província de Shimōsa, que, historicamente, ocupou o norte de Chiba. Tsuneshige foi designado como administrador (ginji) do distrito de Sōma, porém foi transferido para a mesma função no distrito de Chiba, dois anos depois. Aqui, ele proclamou-se Chiba Tsuneshige (千葉常重), tornou-se o governador (kokushi) da província, e usou a área ao redor da que pertence atualmente à cidade de Chiba como base, para governar a Província de Shimōsa, Província de Kazusa, assim como estabeleceu-se como uma força militar na região de Kantō [3] . O filho de Tsuneshiga, Chiba Tsunetane (千葉常胤) (1118–1201) ajudou Minamoto Yorimoto (1147-1199), na fundação do shogunato de Kamakura. Tsunehige construiu uma espaçosa residência e vários tempos na área que hoje corresponde à cidade de Chiba, e, no mesmo período, transferiu sua base do Castelo Ōji para o Castelo Inohana, no Monte Inohana.[4] A área atual da cidade de Chiba tornou-se jōkamachi (城下町), ou cidade do castelo, e prosperou sob o clã Chiba. O poder do Clã estendeu-se na região até o período Muromachi.[5] [6]

Período medieval[editar | editar código-fonte]

O poder e a influência do clã Chiba declinaram devido a guerras na região de Kantō durante os períodos Nanboku-cho e Muromachi. No século XVI, no lugar do clã Chiba, o clã Hara, que era um dos comandados pelo clã Chiba, acumulou poder nesta região. No período Sengoku, o clã Hara foi expulso pelo clã Sakai (酒井). Posteriormente, Ashikaga Yoshiaki também foi expulso pelo clã Sakai, que era um dos comandados pelo clã Satomi (里見). Finalmente, ambos os clãs (Chiba e Sakai) foram aniquilados por Toyotomi Hideyoshi.

Posteriormente, no período Edo, os clãs Oyumi (生実氏), Morikawa (森川氏) e Sakura (佐倉氏) governaram a área que, atualmente, corresponde à cidade. Uma parte da área também foi governada diretamente pelo shogunato de Tokugawa. O clã Oyumi governou seu território com estabilidade. Por outro lado, de acordo com o clã Sakura, a partir do início do período Edo, mudou frequentemente os governantes, incluindo Takeda Nobuyoshi, Matsudaira Tadateru, Ogasawara Yoshitsugu (小笠原吉次), e Doi Toshikatsu. Finalmente, o clã Hotta estabilizou o governo do seu território. Chiba prosperou neste período como uma cidade do shogunato Tokugawa.

História moderna[editar | editar código-fonte]

Após a Restauração Meiji, em 1868, e o advento do transporte rodoviário no Japão, Chiba tornou-se a capital política, econômica e cultural da província de Chiba. A cidade de Chiba foi fundada em 01 de janeiro de 1921. [7] Várias pequenas vilas e cidades fundiram-se com a cidade de Chiba, num processo que continuou até 1944. A cidade era um importante centro militar à época da Segunda Guerra Mundial, e, assim, foi alvo de bombardeio aéreo por parte dos Estados Unidos. A cidade estava quase completamente destruída ao final da guerra. A industrialização pós-guerra levou a cidade a tornar-se parte importante da Zona Industrial de Keiyō. [8] Chiba tornou-se cidade designada por portaria governamental ( 指定都市 Shitei Toshi) em 01 de abril de 1992.[9]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012, a cidade tinha uma população estimada em 962.624 habitantes e uma densidade populacional de 3.540 hab/km². Tem uma área total de 272,08 km². Em março de 2007, havia 19.135 estrangeiros na cidade, o equivalente a cerca de 2% do total da população. Chiba é a 14a. cidade mais populosa do Japão.

A evolução histórica da população de Chiba é apresentada pela seguinte tabela:

Clima[editar | editar código-fonte]

A temperatura média em Chiba é de 15,4 graus, e a precipitação anual total é de 1.387,3mm O mês mais chuvoso é setembro, e o menos chuvoso é dezembro:[10]


Dados climatológicos para Chiba, Japão
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima média (°C) 9,8 10,2 13,2 18,3 22,3 25,0 28,5 30,5 26,9 21,8 16,9 12,4 19,6
Temperatura mínima média (°C) 1,9 2,3 5,0 10,1 14,8 18,4 22,3 23,9 20,5 14,9 9,2 4,4 12,3
Precipitação (mm) 59,6 59,5 110,0 110,4 112,5 149,9 122,5 134,3 200,4 195,9 91,0 51,5 1 387,3
Fonte: Agência de Meteorologia do Japão[11] 20 de julho de 2012

Política e governo[editar | editar código-fonte]

Chiba foi governada por Keiichi Tsuruoka, um político independente (eleito com o apoio do Partido Democrático Liberal e do Kōmeitō, até 01 de maio de 2009. Ele foi preso em abril de 2009 durante uma investigação devido a corrupção pela Polícia Metropolitana de Tóquio. Foi sucedido por Toshihito Kumagai, do Partido Democrático do Japão, que venceu as eleições de 2009.[12]

A Câmara Municipal elege 54 membros.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Chiba possui seis distritos (ku):

Distritos de Chiba
Distrito População (2011) [13] Área (km²)
Chūō-ku
199.781
44,81
Hanamigawa-ku
180.458
34,24
Inage-ku
157.635
21,25
Midori-ku
122.982
66,41
Mihama-ku
150.222
21,16
Wakaba-ku
151.629
84,21

Cultura[editar | editar código-fonte]

Chiba é famosa pelos seus amendoins, ou rakkasei.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

A flor-de-lótus é a flor-símbolo de Chiba.

A árvore-símbolo de Chiba é a Zelkova serrata (em japonês: 欅 (ケヤキ - keyaki), usada frequentamente como árvore ornamental e em bonsai. A flor que simboliza a cidade é a flor-de-lótus (Nelumbo nucifera). Já a ave-símbolo de Chiba é a andorinha-do-mar-anã (Sternula albifrons). [14]

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

  • Estação Experimental de Plantas para Paisagismo
  • Zoológico de Chiba
  • Makuhari Messe
  • Museu de Arte de Chiba
  • Museu de Folclore de Chiba
  • Museu de Ciência de Chiba

Esportes[editar | editar código-fonte]

Estádio do Chiba Marines.

Chiba sedia, anualmente, a prova internacional de atletismo Chiba Ekiden e além da ''Chiba International Cross Country'', que acontece em meados de fevereiro. O Velódromo de Chiba está localizado na cidade.

Chiba possui várias equipes esportivas, sendo as mais famosas:

Clube Esporte Liga Estádio Fundado
Chiba Lotte Marines Baseball Liga do Pacífico Chiba Marine Stadium 1950
JEF United Ichihara Chiba Futebol J-League (2a. divisão) Ichihara Rinkai Studium
Fukuda Denshi Arena
1946

Na ficção[editar | editar código-fonte]

William Gibson usa uma Chiba futurista como um dos principais cenários do seu romance Neuromancer.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Aéreo[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional de Narita e o Aeroporto Internacional de Tóquio são os grandes aeroportos mais próximos de Chiba.

Ferroviário[editar | editar código-fonte]

Estaçao de Chiba

O monotrilho urbano de Chiba atravessa a cidade. As principais estações que contam com linhas interurbanas são a estação de Chiba, (linha Sobu, linha Sotobo, linha Uchibo, linha principal de Sobu, linha de Narita - transferência para o monotrilho urbano de Chiba), estação Keisei Chiba (linha Keisei Chiba) e estação Soga, (linha Keiyo, linha Sotobo e linha Uchibo), todas elas no distrito Chūō.

Rodoviário[editar | editar código-fonte]


Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade coordena escolas públicas de ensino fundamental e médio. O Conselho de Educação da Província de Chiba coordena escolas de ensino médio.

Dentre as faculdades e universidades de Chiba, podem ser citadas:

Hospitais e clínicas[editar | editar código-fonte]

  • Hospital Chiba Kaihin (Mihama-ku)
  • Hospital Universitário de Chiba(Chuo-ku)
  • Hospital Kashiwado (Chuo-ku)
  • Hospital da Faculdade de Odontologia de Chiba (Mihama-ku)
  • Clínica Koizumi (Hanamigawa-ku)
  • Clínica Mizuno (Hanamigawa-ku)
  • Hospital Hirayama (Hanamigawa-ku)

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 千葉国造(下総)(japonês)
  2. Nihon Rekishi Chimei Taikei (日本歴史地名大系) (japonês)
  3. "Chiba Tsuneshige (千葉常重)". Nihon Jinmei Daijiten (日本人名大辞典).Tóquio: Shogakukan. 2012.(japonês)
  4. "Chiba Tsuneshige (千葉常重)". Nihon Jinmei Daijiten (日本人名大辞典). Tóquio: Shogakukan. 2012.(japonês)
  5. "Chiba". Enciclopédia do Japão. Tóquio: Shogakukan. 2012 (japonês)
  6. "Chiba-shi (千葉氏)". Kokushi Daijiten (国史大辞典). Tóquio: Shogakukan. 2012. (japonês)
  7. Chiba Enciclopédia do Japão. Tóquio: Shogakukan. 2012. Acessado em 10 de abril de 2012. (japonês)
  8. Chiba Enciclopédia do Japão. Tóquio: Shogakukan. 2012. Acessado em 10 de abril de 2012. (japonês)
  9. "Chiba-shi (千葉市)". Nihon Rekishi Chimei Taikei (日本歴史地名大系. Tóquio: Shogakukan. 2012. Acessado em 10 de abril de 2012. (japonês)
  10. [1] Agência de Meteorologia do Japão. (japonês)
  11. Agência de Meteorologia do Japão.
  12. Kumagai vence as eleições majoritárias, Japan Times Online, 15 de junho de 2009 (inglês)
  13. Arquivo de dados da cidade de Chiba] (inglês)
  14. Página oficial de Chiba (japonês). Acessado em 21 de julho de 2012.
  15. Associação Internacional da Cidade de Chiba (japonês). Acessado em 20 de julho de 2012.
Flag of Japan.svg   Este artigo é um esboço sobre Geografia da província de Chiba. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.