Rede Transamérica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Transamérica Pop)
Ir para: navegação, pesquisa
Rede Transamérica de Rádio
{{{alt}}}
País  Brasil
Frequência(s) 92.7 MHz (Recife)
93.3 MHz (Uberaba)
94.5 MHz (Macapá)
94.9 MHz (Boa Vista)
95.1 MHz (Montes Claros)
96.9 MHz (Fernando de Noronha)
99.7 MHz (Balneário Camboriú)
100.1 MHz (SP, Brasília e Salvador)
100.3 MHz (Curitiba)
101.3 MHz (Rio)
105.7 MHz (Caçador)
76.5 MHz (Japão)
Canais SKY Brasil: Canal 410
Sede São Paulo, SP
Slogan A sua rádio onde você estiver
Idioma Português
Cobertura  Brasil (Cerca de 70% do território brasileiro)
 Japão (a partir de Nagoya, retransmitido para demais cidades)

A Transamérica é uma rede brasileira de rádio FM[1] . Existem três vertentes da rede: Transamérica Pop, Transamérica Hits e Transamérica Light.

A Transamérica Pop é dirigida ao público jovem, das classes socioeconômicas A, B e C, de 20 a 34 anos, e está presente nas principais cidades brasileiras.

A Transamérica Hits apresenta uma programação eclética, voltada ao segmento popular, atingindo uma faixa etária mais abrangente, dos 15 aos 39 anos.

A Transamérica Light é dirigida ao público adulto qualificado, com mais de 30 anos, das classes socioeconômicas A e B.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira emissora Transamérica foi inaugurada em Recife, no ano de 1973. Hoje está presente nas principais cidades do país, e tornou-se um grupo de comunicação referência no meio rádio.

Com o advento das emissoras jovens na década de 1980, a Transamérica conquistou uma elevada fatia do mercado, liderando a audiência em São Paulo. É precursora de um formato de programação de sucesso, graças ao conteúdo produzido e pela realização de promoções inéditas, até hoje reverenciadas pelos ouvintes.

Com o início das transmissões via satélite, na década de 1990, a Transamérica tornou-se a primeira rede de rádios FM a gerar sua programação ao vivo simultaneamente para várias localidades. Assim, ocorreu o fortalecimento e a ampliação da Rede Transamérica em todo o Brasil. Credibilidade, irreverência e interatividade tornaram-se atributos definitivos da marca, que rapidamente conquistou milhões de ouvintes em todo o país.

No final da década de 1990, a Transamérica implementou uma estratégia inédita de crescimento e revolucionou o mercado de radiodifusão, com o lançamento de formatos diversificados de programação, transmitidos via satélite para públicos distintos. Com novas possibilidades artísticas, a emissora expandiu sua atuação nacional através do sistema de franquias, fundamentada nas mais modernas práticas deste serviço.

Nos últimos 10 anos a experiência com a marca Transamérica é realizada de forma mais intensa, através do meio digital com destaque para as redes sociais, utilizadas como forma de relacionamento e repercussão de seu conteúdo entre os seguidores.

A presença marcante e crescente da Rede Transamérica em todo o Brasil confirma sua importância na história do rádio brasileiro. São milhões de ouvintes, presentes em mais de 1.500 municípios, integrados com o melhor do entretenimento musical, informações jornalísticas, prestação de serviços e transmissões esportivas.

Com a evolução tecnológica que proporcionou o acesso ao meio rádio através de várias plataformas, a Transamérica enfrentou novos desafios e trouxe aos seus ouvintes canais originais para captação de audiência no meio digital. Essa é a grande tendência do rádio nos próximos anos, valorizando ainda mais suas qualidades intrínsecas: imediatismo e proximidade com a audiência.

Num processo contínuo de inovação, a Transamérica concentra os esforços na busca de oportunidades para tornar o rádio atual e contemporâneo, sem perder a sua essência. A implementação de novas tecnologias, modernos equipamentos e a oferta de opções de mídia eficientes constituem os principais diferenciais da rede Transamérica.

Prêmios e Conquistas[editar | editar código-fonte]

Em sua trajetória de sucesso, pelo quarto ano consecutivo a Transamérica recebeu em 2012 mais uma premiação da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), que ressalta a qualidade e diversidade de seu conteúdo. O prêmio foi para o quadro humorístico “Rachando o Bico”, idealizado e interpretado por Alexandre Porpetone.

Em 2011, a emissora se destacou com o “Papo de Craque” na categoria “Melhor programa esportivo”.

Já em 2010, foi a vez do programa “Segunda-Feira Sem Lei”, comandado por Pitty e Daniel Weskler, vencer o prêmio na categoria “Programa Revelação”.

Em 2009, o “Galera Gol” comandado por Thomaz Rafael ganhou o prêmio na categoria “Melhor Programa de Humor”.

Credibilidade, referência em programação e audiência consolidada destacam-se entre suas conquistas, além de marcos históricos registrados pelo veículo, tais como: primeira rede de rádio FM via satélite do Brasil e a construção da maior torre de transmissão da América Latina.

Produtos[editar | editar código-fonte]

A atuação da Rede Transamérica vai muito além das transmissões radiofônicas via satélite. Atenta à conectividade e à velocidade de consumo de seus ouvintes, a Transamérica também oferece diversos produtos no segmento on-line e mobile: o "Transhopping" (www.transhopping.com.br) é um comparativo de preços dos mais variados produtos e serviços entre milhares de lojas. Já o "Mercado da Música" (www.mercadodamusica.com.br) é o maior e mais variado catálogo de músicas para download.

No segmento mobile, o "Transmobile" oferece promoções e serviços para celulares, onde é registrada a participação de milhares de ouvintes e a interação direta com programas da emissora.

Além de contar com um aplicativo próprio, disponível para Android e iPhone, a Transamérica também está presente no maior aplicativo de rádios do mundo, o TuneIn, que conta atualmente com 40 milhões de usuários. É uma das emissoras de maior acesso on-line no Brasil, conquistando a liderança em eventos pontuais, como a transmissão de importantes partidas de futebol e shows ao vivo dos principais nomes da música nacional e internacional.

Valores da Marca[editar | editar código-fonte]

Criatividade, inovação, alto desempenho e sustentabilidade social estão entre os principais valores da marca.

Com uma programação e projetos que buscam surpreender seus ouvintes e anunciantes, a Transamérica traz um conteúdo desenvolvido em função do alto desempenho exigido em sua produção. Cumprindo com os compromissos e padrões éticos, a Transamérica também tem ações voltadas ao Terceiro Setor, exercendo seu papel sustentável socialmente e reafirmando sua credibilidade como um dos mais importantes veículos de comunicação.

Evoluções Recentes[editar | editar código-fonte]

Para a nova geração de ouvintes a ação multiplataforma da Rede Transamérica estreita a relação com o público e estabelece laços fortes com a marca. Também entra em cena o acesso mobile aos seus diferentes segmentos de programação, onde milhares de ouvintes ouvem diariamente as emissoras Transamérica através de modernos aplicativos.

Com essa forma diferenciada de distribuição dos produtos Transamérica, a emissora já colhe excelentes frutos. Um de seus destaques on-line é a Transamérica Light, que está entre as emissoras líderes de audiência no segmento adulto qualificado. Esses resultados estão expressos no slogan da Rede Transamérica, que reflete seu posicionamento como um veículo moderno, perfeitamente integrado aos recursos tecnológicos do momento: “A sua rádio onde você estiver”.

Copa do Mundo FIFA Brasil 2014[editar | editar código-fonte]

A Transamérica transmitirá nas 3 portadoras (Pop, Hits e Light) a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, de 12 de junho a 13 de julho, com os profissionais que são referência no jornalismo esportivo liderados por Eder Luiz e pelo Garotinho José Carlos Araújo.

Recentemente, a emissora divulgou o tema da Copa 2014, gravado por Claudia Leitte e Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest. Com o título de “Brasil é Gol”, a música tem mais de um minuto de duração e já começou a ser executada na programação da Transamérica Pop e da Transamérica Hits. A letra, por sua vez, transmite a alegria da torcida brasileira em receber o maior campeonato de futebol e o desejo de ver a seleção do país ser hexacampeã mundial. É possível ouvir o tema exclusivo pelo link: http://www.transanet.com.br/transnews.aspx?codMundo=1&codPraca=1&codTransnews=2255.

Programas[editar | editar código-fonte]

O "Transalouca 4.0" é um programa de humor com mais de vinte anos de história no rádio brasileiro. É apresentado por Rodrigo Pizcioneri, Fuzil, Gavião e Angélica Morango, jornalista e DJ que participou da décima edição do Big Brother Brasil. De segunda a sexta, às 13 horas, a atração traz entrevistas com artistas, notícias, temas apimentados, música e a participação de ouvintes de todo o Brasil. Foi premiado como "Melhor Programa de Variedade de Rádio" na 6ª edição do prêmio AIB (Associação de Imprensa da Barra da Tijuca) no ano de 2010.

O programa "2 em 1" aborda diariamente diversos temas como sexo, saúde, relacionamento e atualidades de forma irreverente e bem-humorada. A atração é comandada por Gislaine Martins e Ricardo Sam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, em rede nacional. Além de entrevistas com convidados especiais, o programa recebe as participações dos ouvintes por email (doisemum@transanet.com.br), telefone (0300 789 1001) e redes sociais: facebook.com/transamericapop e twitter.com/programa2em1. O programa conta ainda com a colaboração mensal da sexóloga Carla Cecarello e do consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A Rádio Transamérica de São Paulo é a emissora mais potente da América Latina, operando com dois transmissores de 35 KW cada um, uma torre de 180 metros de altura, onde está instalada sua antena de 12 elementos.

Além de ser a maior Rede de Rádio FM do país, é a que vem apresentando o maior crescimento nos últimos anos.

A Rede Transamérica de Comunicação pertence ao Conglomerado Alfa, um dos maiores grupos financeiros do país.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2013/12/20/Variedade-e-o-lema-da-Transamerica.html http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/62796/roberto+carmona+e+homenageado+ao+completar+50+anos+no+jornalismo+esportivo http://www.adnews.com.br/games/transamerica-agora-no-playstation-3-e-playstation-vita http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/39061-transamerica-abre-a-temporada-de-shows-do-estudio-ao-vivo http://tudoradio.com/noticias/ver/9993-transamerica-fm-participa-da-sexta-edicao-do-teleton http://www.bastidoresdoradio.com/Transamerica_esta_entre_as_marcas_mais_poderosas_do_pais.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]