Rádio Trans Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trans Mundial
País  Brasil
Frequência(s) 11735 Khz (25m), 9530 Khz (31m), 5965 Khz (49m) SW
Sede São Paulo, SP
Slogan Transmitindo com a força da palavra[1]
Género Religião e Notícia
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYE 857
Sítio oficial www.transmundial.com.br

A Rádio Trans Mundial (RTM) é uma estação de rádio brasileira de ondas curtas que cobre quase todo o território nacional. Os estúdios estão situados na cidade paulista de São Paulo, e os transmissores na cidade gaúcha de Santa Maria. Há afiliadas em todas as regiões do Brasil. Há também no exterior: Bonaire, Equador, EUA, Swazilandia.

Frequências da RTM[editar | editar código-fonte]

Ondas Curtas - Para quase todo o Brasil, a partir da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul:

  • 25m: 11735 kHz
  • 31m: 9530 kHz
  • 49m: 5965 kHz

Os transmissores estão localizados à Avenida Vista Alegre, no bairro Palma, em Santa Maria.

História[editar | editar código-fonte]

A Trans World Radio iniciou suas transmissões em 1954, na cidade de Tânger, norte do Marrocos. Dez anos mais tarde, iniciou suas transmissões em língua portuguesa, voltadas ao território brasileiro a partir de Bonaire (ilha holandesa no Caribe).

No dia 5 de fevereiro de 1970 nasceu oficialmente a Rádio Trans Mundial em São Paulo. O trabalho começou em uma sala na Igreja Batista Alemã da cidade e o áudio era propagado em alemão para o público imigrante dessa nação residente na região Sul do Brasil. Anos depois, um prédio foi construído para a produção de programas em português, que eram enviados à Bonaire.

A Rádio Trans Mundial é uma organização independente, mantida por um grupo de brasileiros, principalmente imigrantes alemães. É ligada, no entanto, à Trans World Radio, que tem sede nos Estados Unidos.

No mundo, a TWR transmite em mais de 225 línguas e dialetos. São 2700 estações locais e 14 antenas ao redor do globo.

A RTM brasileira possui atualmente três antenas, em Santa Maria - RS; mais de 30 afiliadas e transmite, além do português, nas línguas indígenas baniua, macuxi e ticuna.

Uma das principais características da Rádio Trans Mundial é a divulgação do cristianismo, em caráter não-denominacional, ou seja, sem ter em vista nenhuma doutrina específica de alguma seita cristã. Seu trabalho volta-se à divulgação do cristianismo da maneira mais neutra e global possível, baseando-se sobretudo na Bíblia, livro sagrado dos cristãos.

Referências

  1. Pr. José Carlos dos Santos - Diretor RTM em 2006. Informativo Ministerial da Rádio Trans Mundial, no 8, Novembro/Dezembro de 2006. Disponível em Informativo RTM. Acesso a 26 abr 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal
A Wikipédia possui o
Portal Santa Maria
da Boca do Monte

Leitor, participe do projeto
"Vamos todos wikificar Santa Maria."