Universidade Metodista de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UMESP
Universidade Metodista de São Paulo
Fundação 1938
Tipo de instituição Privada, filantrópica
Reitor(a) Marcio de Moraes
Sede São Bernardo do Campo
Campi São Bernardo do Campo e São Paulo
Estado São Paulo
Página oficial metodista.uol.com.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil


A Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) é uma instituição privada de ensino superior brasileira localizada nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo, estado de São Paulo.

A UMESP teve início em 1938, com a implantação da faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo. Na época, a Igreja Metodista acabara de fundir dois centros de ensino teológico, localizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Era de seu interesse que o curso superior recém-criado - o primeiro instalado no município de São Bernardo do Campo - estivesse presente numa região que se configurava como um dos principais centros das transformações sociais, políticas e econômicas do país. Em 1970, foi criado o Instituto Metodista de Ensino Superior, também conhecido como IMS.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Universidade Metodista de São Paulo começa bem antes da criação do curso de teologia em São Bernardo do Campo. Começa com a fundação do Colégio Piracicabano, o primeiro colégio metodista do Brasil, em 1881, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Passados oitenta e três anos, em 1964 o Colégio Piracicabano passa a oferecer cursos de superiores de Administração, Ciências Contábeis e Economia, primeiramente reunidos como faculdades integradas. Com essa expansão, o Ministério da Educação reconhece a Universidade Metodista de Piracicaba, em 1975, como a primeira universidade metodista da América Latina.

Nessa época, a faculdade de Teologia queria fortalecer o compromisso da Igreja Metodista com a educação também na região metropolitana de São Paulo e criou, em 1970, o Instituto Metodista de Ensino Superior. Com a consolidação do projeto pedagógico e a excelência alcançada ao longo dos anos, o IMS passou a figurar entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do país. Isso permitiu que, em 1997, conquistasse o status de universidade, ampliando o número de faculdades e cursos oferecidos.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Através da Associação Desportiva e Cultural Metodista, a Universidade Metodista de São Paulo mantém equipes em várias modalidades esportivas que são destaque nos torneios realizados no país. Em especial podemos destacar:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.