Se Ela Dança, Eu Danço (programa de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde janeiro de 2011).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Se Ela Dança Eu Danço
Informação geral
Formato Reality show
Duração 60 min.
País de origem Brasil
Produção
Diretor(es) Ricardo Mantoanelli
Apresentador(es) Ligia Mendes
Beto Marden
Elenco João Wlamir
Jarbas Homem de Melo<br /
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 5 de janeiro de 2011 - 11 de janeiro de 2012
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 17

Se Ela Dança, Eu Danço foi um reality show de dança do SBT , que estreou no dia 5 de janeiro de 2011. O reality é a versão brasileira do consagrado programa americano So You Think You Can Dance. É apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden. Houve uma segunda temporada do programa ainda em 2011, mas a mesma foi encurtada, devido a questões judiciais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O programa acompanha dançarinos profissionais ou aspirantes de todas as idades, grupos, duplas ou solo para encontrar um novo talento de dança do Brasil. Um dos objetivos do programa é espalhar a dança para todos os públicos. O nome do programa é também nome de uma música, do cantor e compositor Mc Leozinho. A música geralmente é exibida no encerramento do programa.

Se Ela Dança Eu Danço tem uma premissa semelhante ao reality show Ídolos, com audições em diversos estados do Brasil em busca da mais nova estrela de dança do país. Salsa, dança de salão, hip hop, breakdance, dança de rua, dança contemporânea, jazz, balé, frevo e muitos outros estilos de dança podem ser vistos nas audições, interpretados por bailarinos em busca do prêmio de R$ 200 mil reais, o maior prêmio da América Latina para uma competição do gênero[1] .

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Jurados[editar | editar código-fonte]

João Wlamir[editar | editar código-fonte]

É ator, bailarino, diretor e coreógrafo. Formado pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tem no currículo os espetáculos “Uma em Quatro” e “Tristão E Isolda”. É criador e diretor do grupo de dança D.C, que se apresentou na Europa, além de ser jurado do Carnaval do Rio de Janeiro.

Jarbas Homem de Melo[editar | editar código-fonte]

Cantor, ator, bailarino e coreógrafo. Especializado em dança flamenca, já se apresentou nos palcos de Nova York e Cuba. No Brasil, atuou nas montagens de Rent, Les Misérables, Grease e O Fantasma da Ópera. Atualmente, é diretor e protagonista do musical “Zorro”. Atualmente namorado de Claudia Raia.

Lola Melnick[editar | editar código-fonte]

Apresentadora e bailarina russa nascida na Ucrânia. Foi descoberta por Jô Soares no Chile durante uma viagem. Posteriormente, foi entrevistada no Programa do Jô, sendo oficialmente apresentada ao público brasileiro. Iniciou sua carreira na televisão brasileira fazendo cobertura especial do carnaval na Band Folia, que pelos altos índices de audiência levaram-na a cobrir o carnaval no SBT Folia. No ano de 2014 foi capa da revista masculina Playboy.

1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Fase das Audições[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada estreou em 5 de janeiro de 2011. A primeira fase contou com mais de 10 mil inscritos[2] , com audições em diversos lugares do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Joinville, onde ocorre o Festival de Dança de Joinville, o maior evento de dança do mundo em número de participantes.

Os participantes têm 2 minutos para impressionar os jurados. Se não forem bons o suficiente, voltam para casa. Se convencerem os jurados, dançam na próxima fase, mas se os jurados tiverem dúvida, o participante vai para a geladeira, onde aguardará uma segunda apresentação com estilo de dança e música escolhidos pelos jurados.

A primeira fase perdurou por 16 episódios do programa. Como foi anunciado no 16º episódio, 70 participantes foram para as semifinais.

Fase das Semifinais[editar | editar código-fonte]

As semifinais são divididas em três etapas:

1ª Etapa[editar | editar código-fonte]

Dez competidores dançam a mesma música. Em seguida, são divididos em três grupos de três a quatro competidores: branco, azul e vermelho. Após as apresentações, os jurados escolhem um dos três grupos para ser imediatamente eliminado da competição.

2ª Etapa[editar | editar código-fonte]

Os dois grupos que restaram da 1ª etapa dançam novamente um estilo e música de sua escolha. Após as apresentações, somente um competidor de cada grupo passará para a próxima fase.

3ª Etapa[editar | editar código-fonte]

Os dois competidores restantes escolhem um de quatro estilos de dança pré-definidos. Dançam para os jurados, e estes decidirão quem foi o melhor dançarino da noite e que terá uma vaga na final do programa.

Ordem Judicial[editar | editar código-fonte]

Em 21 de Dezembro de 2011, o SBT por ordem judicial, foi obrigado a não utilizar mais a expressão "Se Ela Dança, Eu Danço" e também a trilha sonora que leva a tal expressão. Tudo porque o cantor MC Leozinho entrou com uma ação na 15ª Vara Cível do Rio de Janeiro defendendo os direitos autorais de sua obra que foi utilizada sem sua devida permissão. O programa já até foi julgado de sair do ar por não conter um nome alternativo. Mas no dia 11 de janeiro de 2012, o SBT conseguiu derrubar a liminar obtida pelo cantor MC Leozinho, e a partir de hoje o SBT poderá utilizar este título para o programa, e prevê uma 3ª temporada para julho de 2012.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.