Del Feliz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Del Feliz
Del Feliz
Informação geral
Nome completo Del Feliz Ramos de Oliveira Santos
Também conhecido(a) como Del Feliz
Local de nascimento Riachão do Jacuípe, Bahia Bahia
 Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Forró
Ocupação(ões) cantor, compositor
Período em atividade 2001-presente
Afiliação(ões) The Voice Brasil,
Página oficial http://www.delfeliz.com.br

Del Feliz é um cantor, compositor e apresentador[1] brasileiro, natural de Barreiros, Riachão do Jacuípe, Bahia. Conhecido como o “embaixador do forró”[2] sua música costuma levantar reflexões e trazer mensagens de esperança.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Influenciado pela sua mãe, Dona Nicinha, cantadora de reisado e samba, e pelos tios, todos músicos e sambadores, Del despertou desde cedo a paixão pela música e pelas manifestações culturais nordestinas, se tornando um dos mais jovens escritores de Cordel da Bahia, aos 11 anos de idade.

Arrimo de família, ele teve dezenas de experiências profissionais. Foi feirante, ajudante de pedreiro, pintor, faxineiro, diarista, camelô, radialista, fotógrafo, entre tantas outras profissões. Começou sua carreira musical tocando percussão[3] e depois veio a cantar na noite, principalmente em Feira de Santana e Salvador, escola que considera importante para sua formação como artista.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Com 22[4] anos de carreira, 22 CDs[5] e 3 DVDs lançados,  Del Feliz destaca em seu trabalho o São João da Bahia e do Brasil, além da importância do Nordeste na formação da identidade cultural do país.

Foi foi o padrinho nacional da campanha de Registro do Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, título que recebeu ao lado de D. Joana Alves, no dia 13 de dezembro de 2021. Del continua, com o mesmo empenho, na busca do reconhecimento do forró como patrimônio da humanidade.[6]

Viaja o mundo levando sua música, difundindo a cultura nordestina e já realizou parcerias das mais diversas, nos palcos e nos estúdios, com nomes da música como Gilberto Gil,[7] Elba Ramalho, Dominguinhos, Maria Bethânia,[3] Carlinhos Brown, Dudu Nobre, Geraldo Azevedo, Michel Teló, Saulo Fernandes, Roberta Miranda, Evandro Mesquita, Joanna, Emanuelle Araújo, Jair Oliveira, Margateth Menezes, Claudio Lins, Tatau, É o Tchan, Flavio José, Waldonys, Nando Cordel, Trio Nordestino, Carla Visi, Mariana Aydar, Armandinho, Jorge de Altinho, Adelmário Coelho, Flavio Leandro, Chambinho do Acordeon, Tato do Falamansa, Genival Lacerda, Santanna, o cantador, Luiz Caldas, Sylvia Massari, Zéu Britto, a cantora e violinista portuguesa Noa[8] e muitos outros.

Em outubro de 2015, o artista participou da 4ª temporada do talent show The Voice Brasil,[3] ingressando no programa com a aprovação dos quatro técnicos: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Michel Teló e Claudia Leitte.

O projeto "Cantos da Bahia" virou também "Cantos do Brasil"[9] e tem como objetivo contar a história de diversas cidades brasileiras, além de ressaltar a cultura, arquitetura, gastronomia, belezas naturais, atrações turísticas e tudo o que identifica cada um dos municípios brasileiros. Este trabalho lhe rendeu uma série de homenagens e premiações, incluindo a Medalha Thomé de Souza (maior honraria de Salvador),[10] Comenda Dois de Julho e dezenas de títulos de cidadania em diversos municípios brasileiros, entre eles, Feira de Santana (BA),[11] Bezerros (PE), Cruz das Almas (BA),[12] Retirolândia (BA), Valente (BA), Alagoinhas (BA),[13] Campo Formoso (BA),[14] Amargosa (BA),[15] Nova Fátima (BA), São Domingos (BA), Gavião (BA), Teolândia (BA), Conceição de Feira (BA)[16] e Petrolina (PE).[17] Em New York, o artista recebeu da Legião da Boa Vontade (LBV) o título do "Mérito em Solidariedade 2014".[18] Em maio do mesmo ano, recebeu em Campina Grande (PB), das mãos de Elba Ramalho, o Troféu Gonzagão,[19] no maior evento da música nordestina.

Além de comendador de Salvador Del Feliz recebeu em 2022 a Comenda 2 de Julho[20] (maior honraria do estado), tornando-se comendador da Bahia. No mesmo ano, recebe o diploma de Doutor Honoris Causa, o maior e mais importante título concedido por uma universidade, tornando-se Doutor.[21] Em Cuiabá (MT), capital do Pantanal, Del Feliz foi convidado pelo prefeito, para compor a música que homenageia os 300 anos de fundação da cidade.[22]

Em seu projeto "Forró Del Mundo",[22] já fez show em dezenas de países, dentre eles: EUA, Bélgica, China, Noruega, México, Japão,[23] Turquia,[24] Inglaterra e França.[25] E já se apresentou em importantes casas de show internacionais (a exemplo de Le Poisson Rouge, BB King Blues em New York, Cabaret Sauvage, Barrio Latino e La Belle Villoise em Paris, Guanabara em Londres), e em grandes eventos (como Bazilian Day em New York,[26] onde fez homenagem em 2012 a Luiz Gonzaga; Semana do Brasil em NY[27]; Lavage De La Madeleine em Paris[28]; Forró London[29] em Londres; e o Festival Ai Que Bom em Bruxelas e Paris.[30]

Del Feliz compôs também O Hino do São João da Bahia,[31] gravado por cerca de 40 cantores, principais representantes nos festejos juninos da Bahia.

A canção “Pra te Ninar”, de sua autoria, foi eleita melhor música do São João 2021 em concurso realizado pela Rede Bahia,[32]

Em um depoimento, Geraldo Azevedo, declarou sua admiração pelo cantor e compositor Del Feliz a quem intitulou “Rei do Forró Enredo”. Segundo ele, Del criou o Forró Enredo,[33] estilo musical que está para o forró assim como o samba-enredo está para o samba.

Projetos Recentes[editar | editar código-fonte]

O artista tem produzido singles temáticos a exemplo de “Abra a porta” (diversidade), “Ser mais do que ter” (solidariedade, sensibilidade humana e empatia), “Eu sou o São João" (cultura), “Terra mãe” (ecologia) e os mais recentes: “Pra gente se abraçar” (que ressalta os cuidados durante a pandemia e traz uma mensagem de esperança), “A essência dela” (uma homenagem às mulheres), “Certo ou Errado” (que aborda a polaridade de uma forma poética e filosófica), Uma dose de esperança (incentivo à vacinação),[7] Lê (incentivo à leitura),[34] Dislexia e Somos um só Brasil (uma alusão a copa do mundo e ao verdadeiro espírito esportivo)

A música “Eu Sou o São João”, da autoria de Del Feliz, foi eleita a melhor música do Nordeste em 2019, ganhou o troféu Gonzagão,[31] considerado o "oscar" da música nordestina, e virou o tema da campanha pelo tombamento do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

O single “Pra gente se abraçar”,[35] criado durante a quarentena, logo após chegar da Europa, foi relançado com a participação de Elba Ramalho, fazendo dueto com Del e foi traduzida para outros quatro idiomas: italiano, francês, espanhol e inglês. Além de Elba, o clipe “Pra Gente se Abraçar” conta também com a participação de vários ícones nordestinos e brasileiros, levando o abraço coletivo do Nordeste para o mundo.[36]

O clipe de “A essência dela”[37] aborda o respeito às mulheres e a diversidade feminina. Participam mulheres de vários estilos e de todos os continentes, entre elas: índias, lavadeiras, agricultoras, jornalistas, médicas, secretárias, chefes de cozinha, empresárias, mãe de santo e artistas, sempre fazendo questão de ressaltar que o lugar da mulher é onde ela quiser. Entre as estrelas do projeto estão nomes como Elba Ramalho, Carla Visi, Lucinha Lins, Neusa Borges, Dona Nicinha (mãe do cantor), Jussara Freire, Sylvia Massari, Stela Freitas, Edvana Carvalho, Cacai Bauer, Carla Galrão.

O clipe “Mais um de nós”[38] reúne famosos e anônimos, cada um com sua energia e simbologia, cantando juntos, representando o amor, o espírito coletivo, a inclusão e a diversidade. A música aborda a responsabilidade de cada um no processo de construção de um mundo melhor. Estão representados: índios, negros, brancos, albinos, crianças, idosos, anões, cadeirantes, baianas de acarajé, padres, yalorixás, drag queens, pessoas com vitiligo, síndrome de down, paralisia cerebral, profissionais de vários segmentos e residentes de vários países. Participam artistas como: Elba Ramalho, Roberta Miranda, Dudu Nobre, Evandro Mesquita, Joanna, Cláudio Lins, Jonas Bloch, Carlos Betão, Tato do Falamansa, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Sylvia Massari, Elizângela, Leona Cavalli, Solange Couto, Nando Cordel, Zelito Miranda, Santanna, Flávio José, Sarajane e Zéu Britto, além do esportista Anderson Varejão.

O clipe "Uma dose de esperança",[39] foi lançado com o intuito de contribuir com a campanha de vacinação no país e associa a "dose de vacina" a "dose de esperança". A música foi composta em parceria com Gabriel Carvalho.

O clipe "Somos um só Brasil" lançado no dia 20 de novembro de 2022 (data que marca o dia nacional da consciência negra e abertura da Copa do Mundo do Catar) destaca a união entre os povos, o real espírito esportivo e a diversidade cultural do nosso país com participações de artistas, atletas e anônimos, cada um com sua energia e simbologia. Zagallo, Viola, Hebert Conceição, Robson Conceição, Bobô, Sertão Boxe, Ivan Mesquita, o mestre Bule-Bule, a cantora Carla Visi, Santanna, o cantador, Piazzito, as Ganhadeiras de Itapoã e os atores Carlos Betão, Tonico Pereira e Sylvia Massari também participaram do clipe.

Seu projeto mais recente é o “Dueto Feliz”[40] neste, escreve mais um capítulo importante da sua carreira e da sua história através dos duetos com personalidades marcantes da música brasileira.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2003: Minha Raiz
  • 2005: O que é o Amor
  • 2006: Isso é Forró
  • 2007: No Rastro da Saudade
  • 2008: Cantos da Bahia Volume I
  • 2008: Cantos da Bahia Volume II
  • 2008: Forró Enredo
  • 2009: Tributo a Accioly Neto
  • 2011: É Festa
  • 2012: Pé e Cabeça
  • 2012: Missa do Vaqueiro
  • 2013: Peneirado
  • 2014: Meu Mundo
  • 2015: Cordel Feliz - Ao Vivo
  • 2015: Cordel Feliz - Lado B
  • 2016: Del Mundo
  • 2017: Abra a Porta
  • 2018: Cordel Feliz
  • 2019: Pra compartilhar
  • 2020: Pra gente se abraçar
  • 2021: Céu e Chão

Referências

  1. Redação (18 de junho de 2020). «Del Feliz comanda especial de São João na TVE -». Consultado em 5 de setembro de 2020 
  2. «Del Feliz e convidados realizam live solidária nesta terça (16)». Acorda Cidade - Dilton Coutinho. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  3. a b c Gabriella Dias (9 de outubro de 2015). «Del Feliz tem músicas gravadas por Maria Bethânia e Dudu Nobre» (html). globo.com. Consultado em 9 de outubro de 2015 
  4. «Del Feliz lança clipe com sucesso do saudoso Dominguinhos». Consultado em 21 de novembro de 2022 
  5. «Del Feliz realiza o São João mais lindo e alegre da sua história! – Nossa Janela». Consultado em 21 de novembro de 2022 
  6. Bahia, Alô Alô. «Del Feliz leva Festival de Riachão do Jacuípe para Portugal». Alô Alô Bahia. Consultado em 21 de novembro de 2022 
  7. a b Line, A. TARDE On. «Cantor e compositor Del Feliz lança dueto com Gilberto Gil». Portal A TARDE. Consultado em 17 de março de 2021 
  8. Bahia, Alô Alô. «Del Feliz lança clipe da música 'Sanfona Sentida' neste sábado (10)». Alô Alô Bahia. Consultado em 21 de novembro de 2022 
  9. «Brasil: Del Feliz desembarca em São Paulo para divulgar música em homenagem à cidade. Confira!». Bahia Notícia. 15 de novembro de 2019. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  10. Bahia, São João na. «Del Feliz alegra o São João da Bahia 2019». https://saojoaonabahia.com.br. Consultado em 12 de setembro de 2020 
  11. Gr, Redação do Jornal; Bahia, e. «Cantor Del Feliz recebe título de cidadão feirense | Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador». Consultado em 5 de setembro de 2020 
  12. «Del Feliz alegra o São João da Bahia 2019 – Jornal Dia Dia». Consultado em 5 de setembro de 2020 
  13. «Del Feliz recebe o título de cidadão de Alagoinhas, numa noite cheia de emoções». Pauta Livre. 19 de dezembro de 2017. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  14. Adriano. «Câmara realiza duas Sessões na noite desta terça-feira (10)». camaracf.ba.gov.br. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  15. Line, A. TARDE On. «Amargosa comemora 127 anos de emancipação política». Portal A TARDE. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  16. «Conceição da Feira: Cantor Del Feliz recebe título de cidadão conceiçoense. Confira!». Bahia Notícia. 26 de julho de 2019. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  17. «Câmara de Vereadores concede Título de Cidadão Petrolinense a Del Feliz». Blog do Waldiney Passos. 2 de setembro de 2020. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  18. «Del Feliz é um dos destaques da segunda noite do São João de Alagoinhas | Prefeitura de Alagoinhas». www.alagoinhas.ba.gov.br. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  19. «Del Feliz recebe das mãos de Elba Ramalho o Troféu Gonzagão, na Paraiba». www.radiojacuipe.com.br. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  20. Bahia, Alô Alô. «Del Feliz será homenageado com a Comenda 2 de Julho». Alô Alô Bahia. Consultado em 21 de novembro de 2022 
  21. Dornelles, Márcia (6 de junho de 2022). «Cantor e compositor Del Feliz recebe o título de DOUTOR HONORIS CAUSA pela Universidade FEBRAICA (Formação e Especialização Brasileira Internacional da Capelania)». Sopa Cultural. Consultado em 21 de novembro de 2022 
  22. a b «Del Feliz». Ritmo Melodia. 6 de setembro de 2019. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  23. «Da farinha com açúcar aos banquetes no Japão: Del Feliz se emociona ao lembrar da infância e de shows pelo mundo». G1. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  24. «Cantor Del Feliz atravessa o oceano pra levar o forró ao Oriente Médio». Consultado em 4 de setembro de 2020 
  25. «Del Feliz leva forró baiano para Paris». iBahia. 22 de setembro de 2009. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  26. Redação, Da (3 de setembro de 2012). «Baianos celebram a 28ª edição do Brazilian Day em Nova York;veja fotos». iBahia. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  27. «Del Feliz e Lucy Alves participam da Semana do Brasil em NY e homenagem à Luiz Gonzaga». www.bahianoticias.com.br. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  28. Almeida, Camila (21 de setembro de 2011). «Paris respira baianidade na 10ª edição da Lavage de Madeleine». iBahia. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  29. «Forró London - Festival de forró em vídeo». Canal Londres. 25 de fevereiro de 2015. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  30. Paranhos, Gabriela Cruz, Giuliana Mancini e Verena (20 de abril de 2017). «VIP: Del Feliz participa de festival de música em Paris». Jornal CORREIO | Notícias e opiniões que a Bahia quer saber. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  31. a b Martins, Osmar Marrom (5 de junho de 2020). «Del Feliz traz o clima junino para os leitores do CORREIO». Jornal CORREIO | Notícias e opiniões que a Bahia quer saber. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  32. «Música do São João 2021: 'Pra te Ninar', de Del feliz, vence o 'Troféu Bahia Junina'». G1. Consultado em 11 de novembro de 2021 
  33. Já, Bahia. «DEL FELIZ FAZ TEMPORADA NO SANTÍSSIMA E COMEÇA QUINTA COM FORRÓ DAGATA». Bahia Já (em inglês). Consultado em 5 de setembro de 2020 
  34. «Del Feliz lança clipe "Lê", um incentivo à leitura». www.aldeianago.com.br. Consultado em 11 de novembro de 2021 
  35. Bahia, São João na. «Música de Del Feliz viraliza na web». https://saojoaonabahia.com.br. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  36. ClickPB (21 de maio de 2020). «Lucy Alves, Elba Ramalho, Tom Oliveira e mais: artistas nordestinos se unem em clipe para conscientização sobre isolamento social». ClickPB. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  37. «CANTOR DEL FELIZ LANÇA CLIPE "A ESSÊNCIA DELA", EM HOMENAGEM AS MULHERES. – Nossa Janela». Consultado em 4 de setembro de 2020 
  38. «Del Feliz lança clipe "Mais um de nós" – Nossa Janela». Consultado em 21 de novembro de 2020 
  39. «DEL FELIZ LANÇA CLIPE "UMA DOSE DE ESPERANÇA", UM INCENTIVO À VACINAÇÃO. – Nossa Janela». Consultado em 15 de fevereiro de 2021 
  40. Bahia, Alô Alô. «Del Feliz lança dueto com Gilberto Gil». Alô Alô Bahia. Consultado em 17 de março de 2021