Nando Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde outubro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nando Reis
Nando Reis em show da turnê de divulgação do album "Drês" em Setembro de 2009.
Informação geral
Nome completo José Fernando Gomes dos Reis
Também conhecido(a) como Ruivo
Nascimento 12 de janeiro de 1963 (51 anos)
Local de nascimento
 Brasil
Gênero(s) Rock, pop, música popular brasileira
Instrumento(s) Vocal, baixo, violão
Período em atividade 1981 - atualmente
Gravadora(s) Universal Music, Warner Music, Independente (atualmente)
Afiliação(ões) Titãs, Sossega Leão, Os Camarões, Cássia Eller, Os Infernais, Jota Quest, Skank, Marisa Monte
Página oficial www.nandoreis.com.br

José Fernando "Nando" Gomes dos Reis (São Paulo, 12 de janeiro de 1963), é um baixista, cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais.

Saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001. Nando Reis ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada Marisa Monte), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller; "Resposta" e "É Uma Partida de Futebol", gravados pelo grupo mineiro Skank; "Do Seu Lado", gravado pelo também mineiro Jota Quest e "Onde Você Mora?", gravado pelo grupo Cidade Negra.

Teve uma participação breve em um trabalho envolvendo a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Na fonografia da trilha sonora oficial do filme biográfico Dois Filhos de Francisco, álbum lançado em 2005, interpretou a faixa "O Lavrador", ao lado da filha de Zezé Di Camargo, Wanessa Camargo.

Atualmente é um dos 10 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, levando em conta músicas tocadas em shows e execuções em rádio (conforme noticiado pela Folha de São Paulo em 7 de Fevereiro de 2009). Músicas suas fazem parte dos últimos lançamentos de Skank (os sucessos "Sutilmente" e "Ainda Gosto Dela") e Jota Quest. Em entrevistas em 2010 e 2011, declarou-se ateu[1] e atraído por homens e mulheres.[2] Seu último trabalho foi a gravação do DVD Bailão do Ruivão, um projeto com músicas nacionais e internacionais com várias participações especiais, como Zezé di Camargo e Luciano, Joelma e Chimbinha (Banda Calypso) e o grupo Zafennate. O DVD foi gravado nos dias 10 e 11 de agosto de 2010 em São Paulo, no Carioca Club.

Torcedor do São Paulo Futebol Clube, manteve uma coluna semanal sobre este tema no jornal O Estado de S. Paulo até 2010. Em 2009 lançou o livro infantil Meu Pequeno São-Paulino, pela editora Belas Letras, que fala sobre a a paixão de um torcedor pelo São Paulo e as conquistas obtidas pelo time. Nando tem cinco filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael.

Em 2012, Nando figurou na lista dos dez artistas que mais lucraram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o Ecad.[3] [4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Titãs[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo (Com Os Infernais)[editar | editar código-fonte]

Álbuns produzidos por ele[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Em 1985 atuou no filme Areias Escaldantes, um musical brasileiro.[6]

Soberano Seis Vezes São Paulo (Trilha Sonora)

Soberano 2 - A Heroica Conquista do Mundial de 2005 (Trilha Sonora)

Referências

  1. Ana Carolina Soares (10 de agosto de 2011). Nando Reis: "Meus filhos me procuram para falar sobre drogas". Contigo!.
  2. Debora Luvizotto (17 de dezembro de 2010). "Desejo homens e mulheres", contou Nando Reis a revista. virgula.
  3. Racy, Sonia. "'Um dia, descobri que dava prejuízo', diz Nando Reis", 10 de dezembro de 2012. Página visitada em 17 de dezembro de 2012.
  4. Jardim, Lauro (21 de novembro de 2012). Os dez mais. Veja. Página visitada em 17 de dezembro de 2012.
  5. a b c Certificados (em portuguese). ABPD. Página visitada em 2009-10-08.
  6. Areias Escaldantes. Meu Cinema Brasileiro. Página visitada em 14 de agosto de de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Nando Reis