Beto Lee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beto Lee
Informação geral
Nome completo Roberto Lee de Carvalho[1]
Nascimento 21 de março de 1977 (37 anos)
País Brasil
Gênero(s) Rock
Instrumento(s) guitarra, vocal
Período em atividade músico
Outras ocupações apresentador
Página oficial [[1]]

Beto Lee (São Paulo, 21 de março de 1977) é um cantor, apresentador, compositor e guitarrista brasileiro.

Beto é filho da cantora Rita Lee e do guitarrista Roberto de Carvalho e pai de Izabella.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Beto Lee começou a tocar guitarra aos 10 anos, e aos 15 montou sua primeira banda, chamada Larika. Desde 1995 acompanha a cantora Rita Lee em seus shows. Gravou discos e dvds com Rita Lee: Acústico Mtv (1998), 3001 (2000), Balacobaco (2003), MTV Ao Vivo (2004), Biografitti (2007), Multishow Ao Vivo (2009).

Como convidado, participou dos shows de Barão Vermelho, Capital Inicial, Andreas Kisser, Cachorro Grande, Wilson Sideral, Jota Quest, Liminha, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Velhas Virgens e Magazine. Beto também tocou nos discos de Zélia Duncan, Supla e Otto.

Em 2002, gravou o primeiro disco "Todo Mundo É Igual", contando com a participação de Gabriel O Pensador, Itamar Assumpção e Carlos Rennó. Em 2004, criou o trio Galaxy com e lançou um disco pelo selo Astronauta Discos (RJ), tocando pelas casas de São Paulo e lançando o álbum no Teatro Odisséia. Em 2007, apresentou a série "Que Rock É Esse?" pelo canal Multishow sobre a história do pop rock brasileiro. A série foi um sucesso de audiência e em 2008 Beto voltou para apresentar "Que Rock É Esse?", falando sobre o rock internacional. Depois, partiu para a Play Tv, onde apresentou o programa "Combo Fala+Joga" durante pouco tempo e, em março de 2009, voltou ao canal Multishow para mais uma empreitada chamada "Geléia do Rock", que já teve três temporadas. Em 2010 começou preparação para volta de Beto ao cenário musical com seu terceiro disco "Celebração & Sacrifício", que foi produzido por Tadeu Patola (Charlie Brown Jr./ Biquini Cavadão)e contém parcerias com Kiko Zambianchi, Supla, e Skowa, da banda dos anos 80 Skowa e a Máfia. O disco foi lançado em 2011, e em 2012 ganhou o Grammy Latino como Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Todo Mundo É Igual (2002)
  • Galaxy (2005)
  • Celebração & Sacrifício (2011)- Grammy Latino 2012 na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro

Composições[editar | editar código-fonte]

Apresentador[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Beto Lee é filho de Rita Lee e Roberto de Carvalho e
  • afilhado do compositor Gilberto Gil

Título não preenchido, favor adicionar