Alinne Rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Alinne Rosa
Alinne Rosa 01
Informação geral
Nome completo Aline Oliveira Santos
Também conhecido(a) como Rosa, Ninne Pink, Rosada
Nascimento 22 de março de 1982 (32 anos)
Origem Itabuna,  Bahia,  Brasil
Gênero(s) axé
Afiliação(ões) Cheiro de Amor
Influência(s) Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Samba reggae, pop, Los Hermanos, Legião Urbana e Claudia Leitte.
Página oficial http://www.alinnerosa.com.br/site/

Aline Oliveira Santos (Itabuna, 22 de março de 1982[1] ), mais conhecida como Alinne Rosa, é uma cantora brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alinne Rosa é filha de Valdinete e Celerino e foi criada com os avós paternos até os 12 anos em uma família de religião evangélica. Começou a carreira cantando na Banda Cheiro de Amor, e atualmente segue carreira solo. A jovem já foi indicada entre as 100 mulheres mais bonitas da Revista VIP. No começo de 2012 estrelou no ar como atriz na minissérie 'O Brado Retumbante' na rede Globo.

Banda[editar | editar código-fonte]

A banda Cheiro de Amor iniciou sua trajetória de sucesso em 1985 quando Márcia Freire assumiu seu comando. Tendo Márcia à frente, a banda que começou pequena e com pouca estrutura conquistou espaço e cresceu ao ponto de ser considerada a maior banda e bloco do carnaval baiano ao lado do Chiclete com Banana e do Camaleão. Na voz de Márcia foram imortalizados os maiores sucessos da banda que com sua saída em 1995 passou a ser comandada por Carla Visi, que já havia substituído outro grande ícone do Axé, Daniela Mercury, na banda Cia. Click. Com Carla, a Banda Cheiro de Amor se tornou uma das maiores vendedores de discos do Brasil.

Em 2012, com seu baixo desenvolvimento no mercado fonográfico, a banda lançou seu novo CD - Flores - pela Radar Records, pois a Universal estava insatisfeita com a atuação da banda.

Com Alinne Rosa, desde 2003 a banda estava em sua terceira formação. Na banda Emplacou sucessos como "Amassadinho", "Atrás do Trio", "Caras e Bocas", "O Seu Adeus", "Chegou pra Ficar", "Bye Bye", "Tudo mudou de cor", "Tô sem palavras", "Esperando na Janela", "Tudo a Ver", "Mais uma Vez", "Pense em mim", "Dias de Sol", "Lua de São Jorge", "Xequerê", "Me agarra", "Ê Naná", "Na Lata", entre outras músicas, comandou os blocos do carnaval YES e CHEIRO, nos vocais da banda lançou 7 álbuns.

Saída do Cheiro[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de dezembro de 2013 durante uma coletiva de imprensa com Alinne e o empresário da banda Windson Silva, foi anunciada a saída da cantora em carreira solo após 10 anos no comando da banda. No dia 5 de março (quarta-feira de cinzas) de 2014, a cantora Vina Calmon, assumiu os vocais da Banda Cheiro de Amor. A saída, de acordo com a cantora foi atribuída a necessidade de se alcançar novos voos e ter mais liberdade nas escolhas da carreira

Na despedida, Alinne disse estar muito agradecida à banda Cheiro e ao apoio dos fãs, os 'Alinnistas', como são chamados pela mesma. Na terça-feira de carnaval, última apresentação da cantora a frente da banda, fãs levaram uma faixa que dizia: "Surge uma nova era... Alinnismo. #SoloSimSozinhaNunca #LegiãoAlinnista #Alinnismo", demonstrando assim, apoio à cantora.

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Em entrevista, Alinne informou que em abril será lançado o seu primeiro CD em carreira solo, que conterá canções inéditas, com composições de Tatau e Thierry, além de composições autorais. Entre as músicas presentes no disco está a faixa "Complicamos Demais", para a nova novela das oito "Em Família", escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, produzida especialmente para a personagem protagonista da trama Helena Fernandes, vivida por Júlia Lemmertz. Além disso, a cantora afirma que pretende lançar um dvd após a Copa do Mundo, em agosto ou setembro. Alinne está confiante nessa nova fase, dona de uma voz , corpo escultural, e acima de tudo personalidade formada.  

Recentemente, o grande momento da carreira da cantora, foi a participação no trio da Claudia Leitte, em um carnaval fora de época na cidade de Alfenas, MG.  

Com a banda Cheiro de Amor[editar | editar código-fonte]

Em Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Referências

Adrenalyne Pura ao Vivo 2003
De bem com a Vida 2005
Banda Cheiro de Amor ao Vivo 2005
Tudo Mudou de Cor 2006
Banda Cheiro de Amor Acústico 2007
Axé Mineirão 2010
Flores 2012
Carnaval de Salvador
Tópicos gerais CarnavalMicaretaAfoxéBloco-afroTrio elétricoescolas de samba Dodô e Osmar Trio.jpg

Portal Bahia.svg Portal da Bahia
História, estilos,
folclore
AbadáAxéGuitarra baianaTroféu Bahia FoliaTroféu Band FoliaTroféu CaymmiTroféu Dodô e OsmarRevista Exclusiva
Bandas, blocos
e afoxés
Apaches do TororóAra KetuAs MeninasAsa de ÁguiaBabado NovoBaianaSystemBanda do BemBamdamelBanda BeijoBanda EvaBanda PinelBanda MelBarãoCheiro de AmorChiclete com BananaCortejo AfroÉ o Tchan!Filhos de GandhyFilhos de JorgeGera SambaHarmonia do SambaIlê AiyêJammil e uma NoitesLevaNóizMalê DebalêMuzenzaNovos BaianosOito7Nove4OlodumParangoléPimenta N'ativaPsiricoRapazollaTerra SambaTimbaladaVixe MainhaLista dos blocos do carnaval de Salvador
Personalidades Alinne RosaAndré LellisArmandinhoBell MarquesBeto JamaicaCarla PerezCarla CristinaCarla VisiCarlinhos BrownCátia GuimmaClaudia LeitteCompadre WashingtonDaniela MercuryDodôDurval LélysEmanuelle AraújoFelipe PezzoniGerônimoGilberto GilGilmelândiaGuga de PaulaIvete SangaloLéo SantanaLevi LimaLuiz CaldasMari AntunesMárcia FreireMárcia ShortMárcio VictorMargareth MenezesManno GóesMoraes MoreiraNetinhoOsmarPaulinho Boca de CantorPepeu GomesRiachãoRicardo ChavesSarajaneSergynhoSheila MelloScheila CarvalhoSaulo FernandesTatauTomateTuca FernandesViviane TripodiXanddy

Ligações externas[editar | editar código-fonte]