Skylar Grey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Skylar Grey
Skylar Grey em 2012.
Informação geral
Nome completo Holly Brook Hafermann[1]
Também conhecido(a) como Holly Brook
Nascimento 23 de Fevereiro de 1986
Local de nascimento Condado de Dane, Wisconsin
 Estados Unidos
Gênero(s) Pop, soul, folk rock, rock, hip hop
Instrumento(s) Vocais, piano, guitarra
Período em atividade 2004 - presente
Outras ocupações Cantora, Compositora, Produtor musical
Gravadora(s) KIDinaKORNER, Interscope, Machine Shop
Afiliação(ões) Eminem
Página oficial skylargreymusic.com

Holly Brook Hafermann (nascida em 23 de fevereiro de 1986), mais conhecida pelo seu nome artístico, Skylar Grey (anteriormente Holly Brook), é uma cantora e compositora dos Estados Unidos. Com apenas dezenove anos de idade, chamou a atenção do rapper Mike Shinoda, da banda de new metal Linkin Park, sendo então convidada para participar do CD solo de Mike, The Rising Tied, fazendo participação na canção "Where'd you go?". Ela lançou seu álbum de estreia como Holly Brook, Like Blood Like em 2006. Ela co-escreveu as três versões de "Love the Way You Lie" com Alex da Kid, que assinou com ela para sua gravadora de música Wonderland. Ela foi destaque como vocalista convidada com Fort Minor membro do Linkin Park nas canções "Where'd You Go" e "Be Somebody", com Diddy-Dirty Money em "Coming Home", Dr. Dre, "I Need a Doctor" e Lupe Fiasco, "Words I Never Said".

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

2001–2005: Início da vida e começo da carreira[editar | editar código-fonte]

Grey se realizou profissionalmente ainda criança em duo folk com sua mãe chamada Generations.[2] Juntos, (com o produtor e engenheiro Randy Green) que produziu três álbuns de forma independente Dream Maker, Lift Me, e Millennial Child/Waiting For You. Grey começou sua primeira banda com quinze anos de idade, trabalhando em bares com músicos de jazz, incluindo Jeff Eckles, Tim Whalen e Leo Sidran em Madison, Wisconsin.

Em 2003, Brook se mudou para Los Angeles e gravou um demo, que a levou pelo guitarrista do Linkin Park, Brad Delson a ser da gravadora vanity label, Machine Shop Recordings, aos 18 anos no outono de 2004. Sua voz é destaque com Fort Minor nas canções "Where'd You Go" e "Be Somebody". Trabalhou com o produtor Jonathan Ingoldsby, lançando seu primeiro álbum de estréia, Like Blood Like Honey em 6 de Junho de 2006. Ela desembarcou abrindo os tours ao vivo com Jamie Cullum, KD Lang, Daniel Powter, Teddy Geiger e Duncan Sheik.

Em 2010, Brook emprestou tanto sua canção "It's Raining Again" como sua imagem para uma campanha promocional para Ciao Water.[3] Antes disso, ela apareceu em álbuns de outros artistas, incluindo Brie Larson, Finally Out of P.E., e Fort Minor The Rising Tied. Brook possui um Tour com participação de Duncan Sheik, e que aparece muito em seu álbum de 2009 Whisper House. No início, em 2010 ela também se apresentou na versão teatral de "Whisper House".[4] Também em 2010, ela lançou o auto-sete-canção O’Dark:Thirty EP, produzido por Duncan Sheik e Ingoldsby Jon.[5]

2006–2010: Like Blood Like Honey[editar | editar código-fonte]

Brook mais tarde mudou seu nome para Skylar Grey. Ela explicou que "ela, (grey), representa as incógnitas na vida. As pessoas parecem ter medo do desconhecido, mas eu sou o oposto completo. Eu mergulho no desconhecido, porque eu sinto que é aí que todas as suas possibilidades de vir."[6] Ela explicou a revista Beatweek que ela escolheu "grey" com um e, em vez de um, porque "eu gosto de fazer as coisas da maneira original" e porque "é mais masculino. Eu não sou uma pessoa muito feminina."[7]

2010–presente: Mudança de nome, nova direção e Don't Look Down[editar | editar código-fonte]

Ela ainda estava vivendo em Oregon e não teve o reconhecimento como Skylar Grey. Grey foi para Nova York para cumprir sua editora, Jennifer Blakeman, quem tocou grey a canção "Airplanes" por B.o.B. e Hayley Williams que foi produzido por Alex da Kid. Grey gostou do que ouviu tão Blakeman introduziu-los via e-mail. Alex da Kid enviou para Grey algumas faixas que ele estava trabalhando e a primeira música que ela escreveu foi "Love The Way You Lie". O produtor Alex da Kid assinou-a a um acordo de produção de sua marca KIDinaKORNER.[8] Ela escreveu o gancho para todas as três versões de "Love the Way You Lie" pelo rapper Eminem e Rihanna, bem como todas as letras e melodia para as versões II e III da música. Pode ser ouvida ao executar o programa demonstrativo para todas as versões da canção. Grey ganhou uma indicação ao Grammy de Canção do Ano por suas contribuições por escrito, "Love the Way You Lie".[9] Ela também co-escreveu "Coming Home" Diddy-Dirty Money,[10] juntamente com "Castle Walls" de T.I. e Christina Aguilera.[11] Em 10 de março de 2011, Diddy-Dirty Money apresentaram o single "Coming Home" com Grey e os vocalistas do grup, Dirty Money, Richard Dawn e Harper Kalenna, ao vivo no American Idol.[12]

Ela também é um escritora e uma convidada especial em "I Need a Doctor".[13] Grey também e destaque no terceiro álbum de estúdio "Lasers" sobre o segundo single, "Words I Never Said" e também foi destaque na apresentação ao vivo da canção, com Lupe, em The Colbert Report em 9 de maio de 2011. Grey fez sua estréia na performance ao vivo sob seu novo pseudônimo durante a 53 Grammy Awards, realizando "I Need a Doctor" ao lado de Eminem e Dr. Dre. Ela está atualmente trabalhando em seu álbum solo de estúdio de "Invisible" com Alex da Kid ela assinou o contrato com a Interscope Records através KIDinaKORNER do produtor Alex da Kid.[14] e o seu primeiro single promocional "Dance Without You"[15] lançado em 6 de Junho de 2011, com o vídeo da música oficial ser lançado em 5 de julho. O primeiro single oficial "Invisible" foi lançada nas rádios em 16 de junho. Em 9 de julho de 2011, Grey tocou ao vivo no World Peace Event em Washington, DC, aparecendo juntamente com o 14º Dalai Lama.[16] [17] Em 6 de agosto, ela se apresentou no festival Lollapalooza 20 tanto como um artista solo e com Eminem durante a canção "I Need a Doctor". No dia seguinte, ao passar pela área onde sensação do YouTube, Karmin estava gravando seu cover de "I Need a Doctor," Grey juntou-se ao duo para um concerto improvisado.[18]

Grey também participou no álbum Fire & Ice de Kaskade, escrevendo e cantando em duas versões da canção "Room For Happiness". Em 2012 Grey participou do álbum do Slaughterhouse's chamado Welcome to: Our House, em duas músicas: "Our House" e "Rescue Me". Além de participar da trilha sonora do filme Frankenweenie (2012) com a música "Building a Monster". Ela co-escreveu o single de Zedd "Clarity" em 2012 e o single de Cee Lo Green de 2013 "Only You".

Grey lançou seu primeiro single oficial "C'mon Let Me Ride", com participação do Eminem, para rádio e como lyric video em 27 de novembro.

Grey também contribuiu com a música exclusiva "Slowly Freaking Out" para a trilha sonora do filme A Hospedeira, baseado no livro de Stephanie Meyer, além de dividir os vocais da música "Love Bullets" no quarto albúm solo de will.i.am,#willpower.

Grey participou também do álbum do Moby Innocents na música "The Last Day", a ser lançada em outubro de 2013.

Atualmente a última música em que participou foi em "Ass Hole", música de Eminem para o seu álbum The Marshall Mathers LP 2.

Influências[editar | editar código-fonte]

Grey listou Marilyn Manson, Joni Mitchell, Bob Dylan, Neil Young, Sarah McLachlan e Death Cab for Cutie como suas influências.[19]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Like Blood Like Honey (2006)
  • Don't Look Down (2013)[6]

Extended play[editar | editar código-fonte]

  • 2005 - Holly Brook EP
  • 2005 - Sony CONNECT Sets
  • 2010 - O'Dark: Thirty EP
  • 2012 - The Buried Sessions of Skylar Grey
  • 2013 - iTunes Session‬

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2006: "What I Wouldn't Give"
  • 2006: "Wanted"
  • 2011: "Invisible"
  • 2012: "C'mon Let Me Ride" (Feat. Eminem)
  • 2013: "Final Warning"
  • 2013: "Wear Me Out"
  • 2013: "White Suburban"
  • 2014: "Tower (Don't Look Down)"
  • Participações
  • 2012: "Room For Happiness" com Kaskade
  • 2014: "Shot Me Down" com David Guetta

Referências

  1. "String of hits gives Da Kid a break", Music Week, July 17, 2010 
  2. Samara Kalk, Rhythm Profile, Wisconsin State Journal, December 27, 2001.
  3. Ciao Water – Official Website
  4. McNulty, Charles. "Theater review: 'Whisper House' at San Diego's Old Globe*", The Los Angeles Times, 2010—01-24. Página visitada em January 31, 2010.
  5. HOLLY BROOK – O’Dark Thirty
  6. a b Mandi Bierly. Skylar Grey talks about her name change EW. Visitado em May 12, 2011. Cópia arquivada em Feb 2011.
  7. Skylar Grey: the Beatweek interview with the future of pop music via Beatweek Magazine
  8. Alex Da Kid signs Skylar Grey to Wonderland Entertainment via Billboard
  9. Eminem, Bruno Mars, Lady Gaga Lead Grammy Nominations via Billboard
  10. Diddy-Dirty Money feat. Skylar Grey – "Coming Home" via Rap-Up
  11. Alex Da Kid names Skylar Grey as writer for "Castle Walls" by T.I. & Christina Aguilera via Rap-Up
  12. Diddy-Dirty Money, Sklyar Grey Bring "Coming Home" to American Idol MTV. Visitado em March 10, 2011.
  13. Dr. Dre reunites with Eminem via RollingStone
  14. SKYLAR GREY SIGNS TO INTERSCOPE, SINGLE DUE THIS SPRING
  15. Skylar Grey releases cover art for debut single "Dance Without You" via Twitter
  16. Yahoo News - Skylar Grey Performs Live with the Dalai Lama, July 9.
  17. Skylar Grey Performs For The Dalai Lama At The U.S. Capitol B96 Chicago (July 11, 2011).
  18. Lollapalooza 2011: Skylar Grey Crashes Karmin's Billboard Tent Jam Skylar Grey Crashes Karmin's Billboard Tent Jam billboard.com.
  19. Skylar Grey Was Known As Holly Brook Prior To Meeting Eminem

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Skylar Grey


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.