Portal:Eminem/Intro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marshall Bruce Mathers III, conhecido pelo seu nome artístico Eminem, (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e ator norte-americano. De acordo com a Nielsen SoundScan, é um dos artistas que mais discos vendeu na história dos Estados Unidos, com mais de 48 milhões de álbuns e 107 singles distribuídos e certificados pela Recording Industry Association of America (RIAA). Mundialmente, possui mais de 220 milhões de registos comercializados, tornando-se num dos músicos com mais vendas no mundo e citado como um dos mais influentes de qualquer género musical. Adquiriu popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy Award para Best Rap Album. O seu trabalho seguinte, The Marshall Mathers LP, tornou-se no disco solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal facto tornou-o conhecido globalmente e ajudou a divulgação da sua própria editora discográfica, Shady Records, e do seu grupo D12.

The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show também conquistaram um prémio na mesma categoria nos Grammy Awards do que The Slim Shady LP, tornando-se no primeiro artista a vencer por três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Oscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico 8 Mile. Mais tarde, essa mesma canção tornou-se o single que por maior tempo ocupou a primeira posição nas tabelas de hip-hop. Em 2004, boatos sobre o fim de sua carreira foram anunciados após o lançamento do álbum Encore, que foram encerrados com o anúncio de Relapse, oficialmente disponibilizado a 15 de maio de 2009. Em 2010, lançou Recovery, no qual estava presente o single "Love the Way You Lie", cujo desempenho comercial ditou que se torna-se na música com melhor sucessão do artista. Recovery tornou-se o sexto álbum consecutivo do músico a estrear na primeira posição da Billboard 200 dos Estados Unidos, permanecendo na liderança por sete semanas não-consecutivas.

Em 2013, o rapper lançou The Marshall Mathers LP 2, que venceu dois Grammy, e em 2017, o seu nono disco de originais, Revival.

Leia mais...