Diafragma fotográfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Para outros significados de diafragma, veja Diafragma


Diferentes aberturas do diafragma.

O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.

É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a Regularem da intensidade de luz/iluminada que ira sair na material foto-sensível.

O valor do diafragma se dá através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.3, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. Sendo que, quanto menor for o número f, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma.

Cada número maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada número menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.

Escalas de aberturas[editar | editar código-fonte]

A atual escala de abertura utilizada é obtida através da:

f + DF =A

Onde:

Diafragma e a profundidade de campo[editar | editar código-fonte]

Os diferentes valores de abertura do diafragma também geram diferentes efeitos de profundidade de campo, e consequente aparência de foco.

Diafragmas mais fechados tendem a proporcionar maior "foco", enquanto diafragmas mais abertos tendem a fazer o oposto, tendo em vista que ele aumenta ou diminui a profundidade de campo.

Diafragma e a nitidez[editar | editar código-fonte]

Em geral, recomenda-se sempre utilizar as aberturas medianas da objetiva que será utilizada, pois elas contêm a menor probabilidade de causar aberrações cromáticas e de problemas de refração nas bordas (quando utilizadas próximas a abertura máxima), ou de difração com o uso de aberturas muito pequenas.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal: